Druzina Content participa do Festival de San Sebastián em busca de novas parcerias para três projetos inéditos
Um dos mais importantes do circuito internacional de festivais de cinema, evento acontece entre 22 e 30 de setembro na Espanha e tem o Brasil como destaque
Para consolidar ainda mais sua presença no calendário dos eventos mais importantes da indústria cinematográfica audiovisual, Luciana Druzina, CEO e fundadora da Druzina Content, foi convidada para participar, entre os dias 24 e 28 de setembro, da 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, na Espanha.
O Brasil, que participa há mais de quatro décadas do encontro, terá uma posição de destaque na programação, já que a seção “Focus on” será dedicada ao país.
E em meio a uma intensa programação de contatos e parcerias comerciais, Luciana Druzina levará na bagagem três produções de seu multifacetado portfólio, em busca de coprodutores internacionais, broadcasters, distribuidores e parceiros estratégicos para nova produções como ‘Trabalho Fantasma‘, ‘Valsa do Diabo‘ e ‘Mesopotâmia”.
“Os festivais internacionais são importantes pois são pontes para novas conexões que tornam possíveis a realização de diversos projetos, pois nos coloca em contato com players, com distribuidoras, com canais e plataformas, com outras produtoras e outros profissionais do setor que podem ser potenciais parceiros. Estamos com diversos projetos que visam a internacionalização e este será um momento intenso de trocas, apresentações e, certamente, novos negócios e oportunidades”, diz Luciana.
“Esse ano o programa Cinema do Brasil fez uma parceria inédita com o Fórum da Indústria de San Sebastian e o Brasil é o país-foco”, explica André Sturm, presidente do Cinema do Brasil e do SIAESP. “Com a iniciativa, oito empresas produtoras, incluindo a Druzina Content, terão representantes com uma participação privilegiada, tanto no festival como no fórum da indústria. Elas também terão acesso a reuniões, o que vai ampliar ainda mais o sucesso da participação do cinema brasileiro, que também tem filmes nas seleções oficiais do festival.”
Para Sturm, o Festival de San Sebastián é uma das principais portas de entrada para o cinema brasileiro e latino-americano na Europa. “Ele tem uma grande presença importante de pessoas do mercado, agentes de venda, programadores de outros festivais e compradores de canais de televisão. É uma excelente oportunidade. E o Fórum da Indústria, que acontece em paralelo, é o espaço de encontro desses profissionais. Sempre há grandes possibilidades de buscar coproduções, fazer contatos e aprender com outros produtores e profissionais”, avalia.
Produções que a Druzina apresenta em San Sebastián:
– Trabalho Fantasma (Ghost Labor) – 90′ – Sci-Fi/Adults (em pré-produção/buscando coprodutor internacional).
Sinopse: Pedro é um pequeno produtor rural que acaba de adquirir seu primeiro pedaço de terra na mais isolada região agrícola do interior de São Paulo. Na tentativa de quitar a dívida da compra do sítio, ele investe grande parte da reserva econômica da família na produção de alimentos orgânicos. Seus planos começam a dar errado quando uma misteriosa empresa de biotecnologia chega na região oferecendo uma nova tecnologia em sementes transgênicas, capaz de aumentar a produtividade. Ao lado de sua mulher Anice e de seu filho adolescente Diego, Pedro terá que lidar com as novas dinâmicas de produção e a violência do campo impostas pelo crescimento desenfreado do agronegócio. Porém, um estranho fenômeno químico começa a tornar o solo do seu sítio infértil, fazendo Pedro entrar em uma jornada para salvar a família da falência.
Produção: Plano B Filmes e Druzina Content
Co-Produção: Filmes da Gruta e Lazuli Filmes
– Valsa do Diabo (The Devil’s Waltz) – 100′ – Drama/Young Adults-Adults (em desenvolvimento).
Sinopse: Uma companhia de dança adquire os direitos de montagem de uma peça dos anos 70 chamada Valsa do Diabo. Greta Degand, da peça original, e Cecília Tornatore, uma jovem bailarina, se retiram para a casa de campo de Greta, e durante esse processo nasce uma tensão sexual entre as duas. Enquanto Greta enxerga em Cecília uma versão jovem e narcisista de si mesma, Cecília projeta em sua mentora um trampolim para sua carreira. Mas, escondidas entre os movimentos da Valsa, estão as segundas e terceiras intenções de ambas, que irão transformar as duas nos dados viciados do jogo de gato e rato uma da outra.
Direção: Fabio Baldo
Produção: Bactéria Filmes e Druzina Content
– Mesopotâmia (Mesopotamia) 100′ – Drama, Thriller/Adults (em captação de recursos)
Sinopse: O ano é 1974. Em um lugar remoto do interior do Brasil vive o casal Rosa e Jorge. A região onde moram está em processo de desapropriação para a construção de uma hidrelétrica pelo governo militar. Os dois se encontram sem rumo, enraizados em uma terra fadada ao desaparecimento. A incerteza quanto ao futuro gera tensões e estranhamentos constantes. Junto a isso, há ainda as feridas não cicatrizadas do passado – especialmente a de um filho perdido – que marcam violentamente esse casamento. A chegada de Mariângela, irmã de Jorge, depois de 20 anos desaparecida, altera bruscamente o cotidiano do casal. As duas mulheres aos poucos se aproximam e conquistam a confiança uma da outra; porém, esta cumplicidade começa a perturbar Jorge que, por sua vez, sofre com as condições de trabalho cada vez mais precárias no campo. O iminente alagamento do lugar fará com que suas vidas sejam irrompidas drasticamente.
Direção: Andy Malafaia
Produção: Druzina Content, Plano B Filmes e Zaragata.
Sobre a Druzina Content
A premiada empresa Druzina Content possui mais de 15 anos de experiência no mercado de inovação audiovisual e produção de conteúdo. Atualmente, Druzina tem presença em mais de 60 países, nas mais diversas plataformas, salas de exibições e canais, incluindo Prime Video, Nickelodeon, Youku, Canal Futura, Telecine, Netflix, Tv Brasil, Tv Cultura, ZooMoo Kids, GloboPlay, Box Kids, Canal Brasil, entre muitos outros. A empresa atua principalmente nos segmentos de cinema, televisão e games. Com o propósito de criar propriedades intelectuais sem fronteiras e produzir histórias que precisam ser contadas, suas obras já participaram de diversos festivais e mercados, recebendo inúmeros prêmios. A empresa tem como fundadora e CEO Luciana Druzina, que atua no mercado há mais de 20 anos e é membro da International Academy of Television Arts & Sciences, fazendo parte da comissão julgadora do International Emmy® Awards. Em reconhecimento à atuação da Druzina Content no mercado externo, a empresa audiovisual conquistou o Prêmio Exportação ADVB por três anos consecutivos (2020, 2021 e 2022), uma conquista inédita para o setor de economia criativa e para a indústria audiovisual brasileira.