Projeto ‘Salve o Ritmo’ lança álbum
e faz shows acompanhados de oficinas
Ouça aqui “SALVE O RITMO”:
http://tratore.ffm.to/salveoritmo
O Projeto SALVE O RITMO, contemplado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA tem por finalidade mostrar, pelas mãos e corações de três músicos, percussionistas brasileiros, Guto Goffi, Robertinho Silva e Laudir de Oliveira, as riquezas de seus tambores e toda a cultura adquirida por eles ao longo das últimas quatro décadas.
Após a morte de Laudir, ficou o desejo de homenagear seu trabalho com esses concertos em que será usado o recurso, de “backing tracks” para que os tambores de Laudir de Oliveira possam soar alto e potentes no material deixado nessas sessões de gravação que registraram o passado dos ritmos populares brasileiros e suas diversidades.
No dia 08/09 aconteceu o lançamento do álbum digital, que será seguido por dois shows, precedidos de oficinas, dia 20 de setembro na Arena Gilberto Gil (Realengo) e dia 05 de outubro na Arena Dicró (Ramos).
O objetivo do projeto é o encontro e cruzamento de diferentes gerações de músicos, ritmistas, que divulgaram as mais genuínas expressões musicais brasileiras, tocando os tambores do Samba, Maracatu, Jongo, Carimbó, Tambor de Crioula, Congado e tantos outros ritmos de nossa rica cultura popular.
O trabalho musical desse trio é todo autoral, e tem sua raiz nos ritmos populares e batuques brasileiros, tão fundamentais nessa construção infinita, do que chamamos Música Popular Brasileira. Esse encontro visa o ensino desses ritmos, em oficinas que acontecerão, antes dos espetáculos, para jovens músicos, pesquisadores e alunos da rede pública de ensino.
Os workshops serão gratuitos e os shows terão preços populares, até R$20,00. Moradores dos locais das apresentações pagarão ingresso social, no valor de R$5,00.
AGENDA DE SHOWS
• 20/09: Arena Gilberto Gil – Av. Marechal Fontenele, 5000 – Realengo, Rio de Janeiro – RJ, 21750-001
• 05/10: Arena Carioca Dicró – Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha Circular, Rio de Janeiro – RJ, 21210-500