CINEMA & INCLUSÃO | Bete Marin e Camilla Alves, da MV Marketing, assinam consultoria 60+ do IV Festival Cine Inclusão
Evento gratuito que promove uma reflexão sobre a maturidade e a atuação dos profissionais com mais de 60 anos no mercado audiovisual brasileiro, o IV Festival Cine Inclusão acontece de 16 a 23 de setembro, em São Paulo. Bete Marin e Camilla Alves – fundadoras da MV Marketing e especialistas em Economia Prateada – assinam a consultoria para divulgação do festival.
A quarta edição do Festival Cine Inclusão conta com a consultoria 60+ de duas profissionais pioneiras no Brasil em Economia Prateada: Bete Marin e Camilla Alves, fundadoras da MV Marketing – primeira agência digital especializada no público maduro. Gratuito, o maior evento cinematográfico dedicado às pessoas com mais de 60 anos acontece de 16 a 23 de setembro, em São Paulo, e contará com a exibição de 28 filmes nacionais. As sessões acontecem no Cine Marquise e no Cine Bijou, na região central da cidade, e no Cine Favela, em Heliópolis. A programação completa pode ser acessada no site www.cineinclusao.com.br.
Serão exibidos filmes, divididos nas categorias Mostra Competitiva (curtas que convidam o espectador a refletir sobre o envelhecimento em diferentes pontos de vista) e a Mostra 60+ em Ação, que conta com oito filmes realizados por diretores com mais de 60 anos. Nesta, segundo Bete Marin, o foco recai para o panorama de artistas maduros – profissionais e amadores – que protagonizam as suas produções audiovisuais.
“A Mostra 60+ em Ação, que integra o IV Festival Cine Inclusão, é um exemplo de projeto que temos orgulho de divulgar, pois ilustra muito bem esse momento que vivemos no Brasil: a necessidade de dar voz a uma geração de pessoas maduras, cujo talento e cuja criatividade se expandem com a idade. Por meio da produção audiovisual selecionada para as exibições, fica clara a importância de desconstruir conceitos e preconceitos sobre o envelhecer. Já passou da hora de ampliarmos a nossa compreensão e passarmos a celebrar a produção de profissionais com mais de sessenta anos e a contribuição na construção de um país mais diverso. Essa iniciativa, inclusive, soma esforços para o Letramento em Longevidade que precisamos promover, com urgência, no país”, afirma Bete Marin.
Camilla Alves acrescenta que é urgente olhar para a mudança demográfica do país e do mundo. “É constrangedor ter um Brasil que torna invisível uma pessoa que envelhece; que não reconhece que estamos diante de uma geração que derrubou tabus e que construiu caminhos autorais na juventude. É uma miopia não enxergar que essa mesma geração continua inovando e nos apontando quais são os novos caminhos para uma vida rica de significados na maturidade. As produções cinematográficas exibidas nesse festival são o retrato dessa geração prateada que sempre surpreende!”, afirma Camilla.
Com abertura programada para 16 de setembro, às 11 horas, no Cine Marquise, o Festival Cine Inclusão terá início com o debate A atuação do profissional 60+ no Audiovisual de hoje, que contará com a mediação do jornalista e escritor Ygor Kassab; e a participação de Gilda Bandeira de Mello (criadora de conteúdo e integrante do canal Avós da Razão); Willem Dias (montador, responsável pela edição de filmes como Os Matadores e À margem do Lixo); e Wilson Cortez (fotógrafo e cineasta). Ao meio-dia, a programação seguirá com a exibição do filme Capitão Astúcia, de Felipe Gontijo, com Fernando Teixeira e Nívea Maria como protagonistas.
Idealizada e dirigida pelo produtor Daniel Gaggini e com curadoria de Luciana Rossi e Ygor Kassab, a edição 2023 foi dividida em duas etapas. A primeira aconteceu entre os dias 3 de junho e 23 de julho, com realização de oficinas de cinema para moradores 60+ das regiões de Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Heliópolis e Paraisópolis. Quatro curtas-metragens foram produzidos pelos alunos e serão exibidos no encerramento do evento (23/9, a partir das 11h00), no Cine Marquise. Na ocasião, também serão anunciados o Melhor Filme da Mostra Competitiva (eleito pelo público) e o(a) vencedor(a) do Concurso de Roteiro, novidade desta edição, selecionado entre 91 trabalhos inscritos por roteiristas 60+.
SERVIÇO | PROGRAMAÇÃO
IV Festival Cine Inclusão
Abertura: 16 de setembro, sábado, a partir das 10 horas
Encerramento: 23 de setembro, sábado, a partir das 10 horas
Programação completa: @cineinclusao ou www.cineinclusao.com.br
Informações: cineinclusao@muk.nu e (11) 97605-8684 (só WhatsApp)
Ingressos: Gratuitos.
Classificação: Livre.
Acessibilidade: Legenda descritiva (Mostras) e intérprete de Libras (abertura e encerramento).
Transporte gratuito: Verificar na programação.
Camilla Alves | Cofundadora da MV Marketing, a empreendedora atua desde 2018 na Economia Prateada. Graduada em Administração de Empresas, atualmente é mestranda em Data-Driven Marketing, com especialização Data Science para Marketing na Nova Information Management School (Nova IMS), em Portugal. Antes de fundar a MV Marketing, Camilla teve experiência na Endeavor Brasil, onde aprendeu na prática as principais técnicas de marketing digital. Com essa bagagem, ela desenvolveu uma ampla expertise em diversas áreas do marketing digital, incluindo automação de marketing, CRM, SEO, mídia, análise de dados e performance.
Bete Marin | Empreendedora na Economia Prateada, é cofundadora das empresas MV Marketing, Hype 50+ e do U+Festival. Especialista em planejamento estratégico, comunicação integrada, marketing digital e eventos, Bete é graduada em Marketing, pós-graduada em Gerontologia (Instituto Albert Einstein); em Comunicação (ESPM); e possui MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Iniciou a carreira em grandes empresas e consolidou o crescimento profissional na Gerdau, sendo responsável pela área de promoção e propaganda de produtos no Brasil.
MÁQUINA DE VENDAS |||||||
Primeira agência digital especializada no público 50+, a MV Marketing conta com um time composto por profissionais multidisciplinares que já atuam há mais de oito anos com a temática da longevidade e, por isso, os serviços são testados e aprovados. Fundada por Bete Marin e Camilla Alves, a empresa oferece fórmulas de sucesso para obter resultados concretos (engajamento, cliques, conversão de campanha e mensuração) na Economia Prateada. Durante o percurso, a equipe da MV Marketing tem coletado dados, realizado pesquisas e elaborado Guias de Comunicação 50+ – que são verdadeiros mapas da mina para conquistar consumidores maduros. A fim de deixar os produtos e serviços mais ágeis e fáceis de compreender, as empreendedoras criaram três pacotes que atendem as principais dores de comunicação dos clientes. Além disso, os pacotes inspiraram a criação da Jornada de Letramento em Longevidade, voltada a profissionais de marketing de agências e equipes de empresas. https://mvmarketing.com.br/