The Conversation inicia suas atividades no Brasil
Entrou no ar o The Conversation Brasil .
O Brasil passa a integrar a plataforma do The Conversation Media Group, o maior veículo global de informação científica, agora com redações em dez regiões e países (Estados Unidos, Reino Unido, França, África, Indonésia, Canadá, Espanha, Nova Zelândia e a sede na Austrália). Com o lema “estilo jornalístico, rigor acadêmico”, que resume sua linha editorial, o The Conversation Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que conta com o apoio de fundações, universidades e instituições de pesquisa.
O conteúdo editorial é produzido por cientistas, sob a curadoria de jornalistas especializados.
Os artigos publicados são colocados em licença Creative Commons, o que permite a sua republicação por outros veículos gratuitamente. O objetivo é dar mais visibilidade à produção científica nacional, bem como servir de vitrine internacional para os trabalhos acadêmicos publicados por aqui e que são, muitas vezes, desconhecidos da sociedade.Com textos em português, a plataforma no Brasil será a primeira na América Latina. As edições regionais trabalham em cooperação para oferecer informação de alta qualidade produzida por mais de 90 mil acadêmicos. Trata-se de um repositório de cerca de 155 mil artigos, que cresce a cada dia.
“Segundo levantamento da AKAS.London, empresa especializada em análises de impacto da comunicação, o The Conversation está hoje entre as 10 mídias de maior impacto considerando-se o número de links compartilhados junto a mídias como o The New York Times , The Guardian entre outros. São mais de 50 milhões de leitores por mês” informa Jorge Félix, professor de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e presidente do Conselho Administrativo da instituição.
Félix ressalta também a importância de amplificar a voz da Ciência e das universidades no debate público por meio de informações de qualidade nas mídias e redes sociais.
A existência do site está diretamente ligada ao apoio de instituições de conhecimento, como as universidades, e de pesquisa de excelência e fomento ao universo científico do país”, afirma.Um elemento muito importante para viabilizar a produção regular de textos de fácil compreensão é a parceria que se estabelece através da instituição, entre jornalistas e cientistas. Juntos eles produzem materiais que podem ser compreendidos por pessoas de qualquer idade e com a devida precisão científica, já que nenhum texto sai sem a aprovação do autor.”Os cientistas que publicam seus trabalhos no TC ganham uma visibilidade que pode ser atestada pelos inúmeros casos de convites para colaborações internacionais, palestras e entrevistas em outros veículos de mídia “, comenta Daniel Stycer, editor-chefe da TC Brasil. A conexão global é ratificada nos dados coletados anualmente: 68% dos autores são procurados pela mídia para entrevistas, 20% são convidados para contribuir com outros projetos de pesquisa e 14% recebem convites para colaborar com projetos comerciais. Quem estiver interessado em publicar informações científicas pode acessar o site www.theconversation.com/br. Outra forma de entrar em contato com o material produzido é através da newsletter semanal:
https://theconversation.com/br/newsletters/destaques-semanais-157
O que é o The Conversation
O The Conversation foi fundado em Melbourne, Austrália, em 2011. Atualmente opera como uma rede global de sites com equipes dedicadas trabalhando na Austrália, nos EUA, no Reino Unido, na França, na África, na Indonésia, na Espanha, na Nova Zelândia, no Canadá e agora no Brasil. A CEO do The Conversation Media Group, Lisa Watts, afirma que “O Brasil é uma importante potência global e fundamental para a luta global contra as mudanças climáticas. Aproveitando a experiência das universidades brasileiras, o The Conversation fornecerá jornalismo baseado em pesquisas para informar a compreensão de diversos públicos no Brasil e no mundo”.Ainda segundo Watts, a publicação em português, o quinto idioma do The Conversation, abrirá novos públicos. “Ver leitores e outras mídias de todo o mundo se envolverem com esse novo fluxo de conteúdo do Brasil é fundamental para nossa missão e estratégia de compartilhar conhecimento e permitir que os cidadãos tomem decisões informadas”.
O Conselho Administrativo do The Conversation Brasil é formado por acadêmicos e profissionais liberais de destaque em seus campos de atuação, entre eles o físico e membro do IPCC Paulo Artaxo, a microbiologista Natália Pasternak e o economista Fábio Guedes Gomes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). Na presidência do Conselho Fiscal está Eduardo Luque, presidente também do Conselho Fiscal da Fundação Ambev e membro do Conselho Fiscal da Itaúsa.