Edusp lança Coleção Prismas, que analisa obras de arte em acervo nacional
Proposta é que oferecer estudos de especialistas para leitores que desejam se aprofundar na história da arte para além de rótulos
A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) lança oficialmente em setembro a Coleção Prismas, que traz edições voltadas a apresentar um estudo aprofundado de uma obra de arte nacional ou estrangeira e que pertença ao acervo de instituições e museus brasileiros. Cada livro trará uma análise de um artefato artístico feito por um especialista, mas não apenas voltada a conhecedores e, sim, para os que desejam se aprofundar na história da arte para além de etiquetas de movimentos e escolas.
A coleção é coordenada pelo professor de história da arte na Universidade de Campinas (Unicamp) Jorge Coli, que também é colunista da “Folha de S.Paulo”. A proposta é que os livros sejam relativamente curtos, com cerca de 150 páginas, em edição com capa dura e escritos por especialistas reconhecidos.
O lançamento oficial contará com as três primeiras edições, que são, respectivamente, “Más Notícias, de Rodolfo Amoedo”, de Sonia Gomes Pereira; “O Escolar, de Van Gogh”, de Felipe Sevilhano Martinez; e “Sem Título, de Amilcar de Castro”, de Flávio Moura. Contudo, já está à disposição do público, no site da Edusp, o livro que inaugura a coleção, sobre a pintura de Amoedo.
Além das três primeiras obras, a editora definiu outras sete que serão publicadas ainda neste ano:
Prismas 4 – “A Pequena Bailarina de 14 Anos, de Edgar Degas”, de Ana Magalhães;
Prismas 5 – “Manifestações Ambientais, de Helio Oiticica”, de Celso Favaretto;
Prismas 6 – “Pintura Branca e Preta, de Helio Cabral”, de Leon Kossovitch;
Prismas 7 – “Moema, de Victor Meirelles”, de Alexander Gaiotto Myioshi;
Prismas 8 – “Tiradentes Esquartejado, de Pedro Américo”, de Maraliz Christo;
Prismas 9 – “O Senhor Eugene Pertuiset, Caçador de Leões, de Manet”, de Martinho Alves Junior;
Prismas 10 – “Retrato de Arthur Timótheo da Costa, de Carlos Chambelland”, de Renata Bittencourt.
O coordenador
Jorge Coli tem graduação em história da arte e arqueologia e mestrado em história da arte, ambos na Universidade de Provence, na França, e doutorado em filosofia pela USP. É livre-docente e professor de titulação em história da arte e da cultura pela Unicamp e tem pós-doutorado na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Ainda, é integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte.
Coli recebeu vários prêmios acadêmicos e foi professor convidado em universidades internacionais como Princeton e Panthéon-Sorbonne. entre outras. Ele é diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.
“Más Notícias”
O primeiro livro da Coleção Prismas é “Más Notícias, de Rodolfo Amoedo”, no qual, Sonia Gomes Pereira analisa a pintura a óleo de 1895 que fez parte da Segunda Exposição Geral da Escola Nacional de Belas-Artes (enba) e que está hoje no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Ela busca apresentar os caminhos artísticos que se apresentavam a Amoedo e aos pintores da época, no Brasil do fim do século XIX.
A autora usa a confrontação para revelar a importância da obra de arte, ao compará-la a outras de pintores contemporâneos e do próprio Rodolfo Amoedo. Assim, procura mostrar como havia um contexto mais amplo e complexo quando se fala da pintura nas últimas décadas do século XIX, quando coexistiam movimentos como o realismo, o impressionismo, o neoimpressionismo e o simbolismo.
Dessa forma, a autora cumpre um dos objetivos da coleção, de contribuir para o estudo da história da arte para além da visão mais tradicional de considerar apenas artistas e movimentos diretamente ligados às vanguardas. Pelo contrário, é possível observar que não houve uma separação radical entre artistas ou mesmo entre tradição e modernidade.
A autora
Sonia Gomes Pereira é museóloga com doutorado em comunicação e cultura e pós-doutorado no Laboratório do Patrimônio Francês/CNRS, em Paris. É professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ainda, Pereira integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ.