Projeto de escrita reúne professores de diferentes países em proposta inédita
Sala de Escrita terá nomes de peso da literatura de língua portuguesa como Nara Vidal em diversos formatos de aulas
As mais criativas possibilidades da língua portuguesa serão exploradas em um projeto internacional de escrita. A Sala de Escrita nasce em três países: Brasil, Portugal e Inglaterra, e contará ainda com professores de outras localidades como Angola e Moçambique.
Aulas, cursos, imersões, leituras guiadas e eventos ligados à literatura farão parte do projeto, que já tem programação a partir de setembro.
Grandes nomes da literatura contemporânea em língua portuguesa fazem parte da Sala de Escrita, como a mineira Nara Vidal (que vive atualmente na Inglaterra) e Sara Carinhas, destaque da dramaturgia em Portugal.
A Sala de Escrita já estreia com expectativa, por ser um projeto de duas mulheres de grande relevância para o cenário literário. Nara Vidal tem propagado a literatura brasileira pelo mundo, tendo sido traduzida até para o holandês e espanhol com “Sorte”, premiado com o Oceanos em 2019, e foi finalista do Prêmio Jabuti com “Mapas Para Desaparecer”. Hoje, morando no Reino Unido, dá aulas de escrita, é colunista e tradutora. Com ela, está Fernanda Avila, jornalista sócia da Pulp Edições e do clube dedicado a celebrar mulheres escritoras Amora Livros. Já editou mais de 20 livros e é autora do “Guia Nova York com Crianças”, e vive hoje em Lisboa. “Nossas ideias, propostas e ações para movimentar o espaço literário, de leitura e da escrita estão, agora, ativas e em plena construção”, comenta Nara.
A pluralidade da língua portuguesa, oficial em dez países e falada por milhões de pessoas pelo mundo, é representada nas atividades da Sala de Escrita. “Nossos encontros serão online, geograficamente generosos e amplos, mas também presenciais. Nossos pés estão em Portugal, na Inglaterra e no Brasil”, explica Nara. Faz parte da essência do projeto democratizar a escrita criativa, proporcionando diferentes encontros com temáticas variadas, em formatos diversos, para qualquer pessoa interessada na escrita como ferramenta, seja para desenvolvimento pessoal ou profissional. “Acreditamos que a leitura é um direito de todos e que a escrita deve ser acessível como expressão artística a quem se interessar por ela como tal”, completa a escritora.
Clique Para Download |
Estreia
A própria Nara Vidal marca a estreia das ações da Sala de Escrita. Em 02de setembro (sábado), ela comanda o encontro virtual “Katherine & Virginia”. Ela se aprofunda na relação entre as escritoras Katherine Mansfield e Virginia Woolf, que se admiravam e ao mesmo tempo criticavam o trabalho uma da outra, com relativo ressentimento. Nara se aprofunda em questões históricas e sociais relacionadas às autoras inglesas, trazendo cartas e contos de ambas para demonstrar as genialidades e vozes diversas das duas. Com duração de 3 horas, o evento acontece às 10h de Brasília e14h de Portugal e Reino Unido. Inscrições já estão abertas em Link.
Clique Para Download |
O segundo curso da Sala de Escrita também já está com inscrições abertas. A lisboeta Sara Carinhas ministra “Partir de”, workshop que utiliza ferramentas do improviso, auto-referencialidade, transformação e fantasia para resultar me liberdade e movimento na escrita. Toques de autobiografia, ficção, imagens e cartas se cruzam-nas quatro aulas, que acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de setembro, online (às 18h de Brasília e 22h de Portugal e Reino Unido). Sara Carinhas tem experiência em encenação – recebeu um Globo de Ouro de Teatro como atriz em 2015 – e tem se destacado na dramaturgia portuguesa. Inscrições em Link.
Mais sobre a Sala de Escrita no Instagram @saladeescrita ou por e-mail.