ALEJANDRO ALDANA E FABIO MARTINO: DE MIGNONE A BRAHMS
A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sábado, dia 26 de agosto, às 16 horas, dentro da Série Música de Câmara. o duo AM, formado por Alejandro Aldana (violino) e Fabio Martino (piano).
No repertório, obras de Francisco Mignone, Alberto Williams e Johannes Brahms.
A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale.
Ingressos a R$ 40,00.
Link para compra de ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/5fb069c7a7019836745b5c4bcb628967339b9ee3
O pianista Fabio Martino destaca que “trazemos ao público da Sala Cecília Meireles um programa romântico com elementos que exprimem as origens e formações musicais de cada compositor apresentado.”
Segundo Martino, Alberto Williams, compositor argentino, estudante de César Franck no Conservatório de Paris, inspira-se certamente na última Sonata para Violino e Piano de Brahms, com a sua tonalidade em Ré menor e a construção da obra em quatro movimentos bastante distintos.
Assim como Williams, Francisco Mignone também utiliza elementos da natureza e da sua cultura trazendo cores e harmonias que remetem à música francesa. Nota-se então uma influência da cultura europeia na música latino-americana, que ganha com seus ritmos fortes e marcantes um novo horizonte no cenário musical.
PROGRAMA:
Francisco Mignone (1897-1986)
Sonata em Lá Maior
- Allegro moderato
- Andante
III. Allegro non troppo ma deciso
Alberto Williams (1862-1952)
Sonata Nr. 2 op. 51 em ré menor
- Moderato – Allegro maestoso
- Vidalita – Andante sostenuto
III. Menuetto – Moderato assai
- Allegro non troppo
Johannes Brahms (1833-1897)
Sonata Nr. 3 op. 108 em ré menor
- Allegro
- Adagio
III. Un poco presto e con sentimento
- Presto agitato