Marca paranaense vira case oficial da Meta
Parceria é fruto do sucesso da Feito Chocolate no uso do WhatsApp como ferramenta de vendas
A Feito Chocolate, marca paranaense focada na venda de chocolates profissionais, chamou atenção da gigante Meta – que comanda o Facebook, o Instagram e o WhatsApp – pela performance de atendimento aos clientes utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas.
A marca, que possui lojas físicas em Curitiba e Londrina, foi oficialmente convidada a apresentar seu modelo de negócio em um vídeo que pode ser utilizado internacionalmente em treinamentos e eventos da Meta. O filme foi produzido no primeiro semestre deste ano, após uma reunião de briefing que uniu profissionais das duas empresas, tanto do Brasil quanto do exterior.
O material audiovisual aborda a alta volumetria de mensagens gerenciadas pela Feito Chocolate, além da eficiência no tempo de resposta e o compromisso com as boas práticas nas redes sociais. Além do vídeo, a diretora da Feito Chocolate, Alyne Mundt, já foi convidada pela Meta a participar de eventos ao vivo para relatar seu case de sucesso.
“O pedido da Meta, em nossas reuniões, é que a Feito Chocolate seja fonte de inspiração para outros empreendimentos – e de fato somos. Sempre destaco a importância de priorizar o atendimento pelo WhatsApp, pois muitas vezes esse é o primeiro contato com o cliente”, conta Alyne.
Segundo ela, muitas empresas ainda negligenciam essa ferramenta, embora ela represente uma oportunidade valiosa para estabelecer conexão com o público. “Acredito que o nosso case chamou atenção da Meta porque temos nossas vendas ancoradas no WhatsApp já há muitos anos. São dezenas de toneladas de chocolate vendidas pelo app”, detalha a empresária.
Em 2019, a história de Alyne repercutiu nacionalmente, por conta de uma reportagem que mostrava a força do aplicativo como ferramenta de vendas. “Depois disso, a empresa WhatsApp entrou em contato comigo, querendo saber detalhes da operação. E, mais recentemente, produzimos juntos o vídeo baseado no nosso case”.
De lá para cá, o WhatsApp se tornou cada vez mais uma ferramenta comercial, capaz de impulsionar as vendas de negócios mundo afora. Com recursos como mensagens diretas, catálogos de produtos e pagamento integrado, a plataforma ajuda empresas de todos os nichos a alcançarem novos clientes e facilita transações comerciais.
Com base na experiência da Feito Chocolate, Alyne compartilha três dicas para quem está modelando uma operação similar em qualquer nicho de mercado. São elas:
1- Respostas rápidas e precisas: A velocidade de resposta é essencial no atendimento pelo WhatsApp. Certifique-se de responder rapidamente às consultas e mensagens dos clientes. Seja claro e forneça informações precisas para evitar confusões.
2- Personalização e empatia: Demonstre interesse genuíno pelos clientes e suas necessidades. Utilize o nome do cliente durante a conversa e seja empático ao lidar com suas preocupações. Isso ajudará a construir uma relação de confiança e aprimorar a experiência do cliente.
3- Utilize recursos multimídia: Aproveite as funcionalidades do WhatsApp, como o envio de imagens, vídeos ou documentos, para enriquecer a comunicação com os clientes. Isso pode facilitar o compartilhamento de informações relevantes e ajudar na solução de problemas de forma visual..
Além disso, a empresa tem investido no treinamento da equipe de atendimento, indo muito além da simples memorização de preços. “O objetivo da Feito Chocolate é sempre capacitar seus colaboradores para agirem como consultores especializados em chocolataria, com constante atualização e aprimoramento. Com isso, realizamos atendimentos de excelência”, finaliza ela.Para assistir ao vídeo produzido pela Meta com base no case da Feito Chocolate, clique aqui.
Sobre a Feito Chocolate
A Feito Chocolate foi criada por Alyne Mundt para suprir no mercado de chocolates profissionais a necessidade de uma empresa especialista no produto, com capacidade de oferecer atendimento consultivo. Com lojas físicas em Curitiba e Londrina, a marca faz entregas também em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Temos o compromisso de indicar o melhor produto, na sua melhor apresentação. Adoramos receber os clientes para apresentar as marcas que representamos e explicar sem pressa o uso correto de cada produto, além de sugerir utilizações. E a mesma excelência oferecemos no atendimento virtual, ainda que por lá não possamos oferecer a degustação”, resume a empresária.