Faculdade Santa Marcelina recebe a primeira edição da exposição Cera?, da artista Ana Carmen Nogueira
O evento é aberto ao público e começa a partir do dia 23 de agosto, nos campos de Perdizes
A Faculdade Santa Marcelina receberá este mês a primeira edição da exposição de Ana Carmen Nogueira, intitulada Cera? uma expedição poética com encáustica, arte, saúde. A mostra explora a técnica encáustica de pintura em obras feitas pela própria artista e seus participantes-pesquisadores. A abertura está marcada para o dia 23 de agosto, às 18h, no Espaço Eugénie Villien na unidade de Perdizes e ficará disponível para visitação até o dia 06 de setembro. O acesso é livre e gratuito.
Cera? uma expedição poética com encáustica, arte, saúde nasceu durante a pandemia a partir da tese doutoral de Ana Carmen Nogueira, cujo foco foi um ateliê itinerante de pintura encáustica. Essa pintura é uma técnica milenar que mistura cera de abelha com seiva de árvore cristalizada, que derretida pode ser aplicada em diferentes superfícies, como madeira, gesso, pedra, papel. Agora, o público poderá ter uma experiência imersiva nessa forma de expressão artística que entrega uma gama única de efeitos visuais, criando obras de arte que exibem um aspecto tridimensional e uma qualidade tátil distintiva.
“Essa exposição é uma homenagem aos nossos desertos. No meio desses desertos fomos descobrindo forças nômades que nos atravessavam. A brisa do deserto nos trouxe novos caminhos, novos territórios. No deserto aprendemos. O deserto nos alimentou, nos ensinou, tem seus segredos e seus tesouros. Lá encontramos ecos do passado, que nos trouxe a encáustica. Essa mistura de cera de abelha, resina e pigmentos. A cera derretida, traz um poderio de sentir, amar e perceber.”, explica Nogueira.
SERVIÇO
Exposição Cera? uma expedição poética com encáustica, arte, saúde
Abertura: 23 de agosto, às 18h
Visitação: 24/08 a 06/09 – de segunda a sexta-feira das 8h às 22h
Local: Espaço Eugénie Villien da Faculdade Santa Marcelina
Endereço: R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo
Sobre Ana Carmen Nogueira
Doutora e Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Artista, Arte/Educadora, Arteterapeuta. Atua em formação de educadores na área de Arte, Inclusão, Acessibilidade Cultural e Arteterapia. Graduada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 1981), tem Pós-graduação/especialização em Educação Especial pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID, 2004) e Arteterapia pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO, 2007). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas e do Projeto de Ensino Ambiências Educadoras: a formação inicial de professores para além da escola, sob coordenação da Profª Dra. Mirian Celeste Martins. Desenvolve trabalhos em arteterapia e pesquisa com pintura encáustica no Ana Carmen Nogueira Ateliê de Artes. Professora do curso de pós-graduação em Arte Reabilitação do Instituto Faces e Arte Reab. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, deficiência visual, experiência estética, mediação cultural e ilustração tátil. Artista Associada da International American Art Therapy Association AATA. Faz parte da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP) e membro do conselho editorial da Revista Científica AATESP.
Sobre a Faculdade Santa Marcelina
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética. Além disso, há também a opção de cursos na modalidade de ensino a distância, que incluem Administração, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar e Gestão de Recursos Humanos.