Grupo de Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto infantil gratuito com músicas do Guia Prático de Villa-Lobos em 19/8 no MAM Rio
Canções como “Pai Francisco”, “Escravos de Jó”, “Cai cai, Balão”, “Capelinha de Melão” e “A Machadinha” fazem parte do imaginário infantil de diferentes gerações. Essas e outras cantigas do folclore brasileiro estão no repertório do concerto gratuito que o Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no dia 19 de agosto (sábado), às 11h, no pilotis do Museu de Arte Moderna – MAM Rio. Voltado para as crianças e suas famílias, o programa conta com 20 músicas do Guia Prático de Villa-Lobos com inovadores arranjos de Vittor Santos. A Orquestra Petrobras Sinfônica e o MAM são patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural.
O Guia Prático de Villa-Lobos é uma coletânea com mais de 100 arranjos criados pelo compositor nos anos 1930 para inúmeras manifestações artísticas populares brasileiras. Como grande entusiasta da educação musical, Villa-Lobos registrou, em suas viagens pelo país, as canções tradicionais infantis de diferentes regiões, solidificando um legado essencial da nossa herança musical.
“É um cancioneiro folclórico e espontâneo, passado de geração para geração. Aos poucos, vem sendo esquecido pela ausência sistemática nas salas de aula e no âmbito familiar pela concorrência com as telas e celulares. Essa tradição não pode se perder”, enfatiza o violista Fernando Thebaldi, mestre de cerimônias do concerto e um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica. “Além de cantar e dançar, as crianças vão conhecer um pouco mais sobre o compositor Heitor Villa-Lobos e a tradição musical brasileira. Também vamos apresentar para o público as diferentes formações de câmara e os instrumentos da orquestra”, completa o músico, que é pai de um menino de dois anos.
Como parte desse trabalho de resgate fundamental da memória musical brasileira, bem como de acesso à música de concerto e de formação de plateia, a Orquestra Petrobras Sinfônica produziu sete videoclipes animados de composições do Guia Prático de Villa-Lobos, disponíveis em youtube.com/@petrobras_sinfonica. São elas: A Machadinha, Cai Cai, Balão, Pai Francisco, Escravos de Jó, Capelinha de Melão, Garibaldi foi à Missa e Uma, Duas Angolinhas.
O Grupo de câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica é formado pelos seguintes músicos: Fernando Pereira (violino), Carlos Mendes (violino), Fernando Thebaldi (viola e mestre de cerimônia), Marcelo Salles (violoncelo), Ricardo Candido (contrabaixo), Sammy Fuks (flauta), Rodrigo Herculano (oboé), Cristiano Alves (clarineta), Ariane Petri (fagote), Josué Soares (trompa), Nelson Oliveira (trompete), Vinícius Lugon (trompete), João Luiz Areias (trombone) e Anderson Cruz (tuba).
Canções do Guia Prático de Villa-Lobos, volume 1.
arranjos de Vittor Santos
Os Pombinhos
A Dança da Carranquinha
Cai, Cai Balão
Capelinha de Melão
Vamos, Maninha
Bezuntão da Lagoa
Uma, Duas Angolinhas
Viva o Carnaval
Os Escravos de Jó
Hei de Namorar
Padre Francisco
A Praia
O Pião
Cachorrinho
A Cotia
Machadinha
Pai Francisco
Olha Aquela Menina
Meninas, Ó Meninas
Garibaldi foi à Missa
Serviço
Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica
Data: 19 de agosto (sábado), às 11h
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio – Pilotis
Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: Livre. Entrada franca
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica
Modelo de gestão
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 36 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.