Artista mineira aceita convite e vai assinar cartaz da 68ª Festa do Peão de Barretos
Raquel Fernandes é conhecida pelas pinturas equestres e, para retratar o maior evento de rodeio da América Latina, está desenvolvendo um trabalho tendendo ao abstrato com o uso de cores intensas
Apaixonada por cavalos e autora de grandes obras retratando o mundo equestre, a artista plástica Raquel Fernandes vai assinar o famoso cartaz artístico da 68ª Festa do Peão de Barretos. A mineira, que também é veterinária, foi convidada pela organização do evento para desenvolver e assinar uma obra trazendo seu olhar para o evento.
O convite partiu do presidente de Os Independentes, Hussein Gemha Júnior, que conheceu o trabalho da artista por meio das redes sociais e de reportagens na imprensa. “Ficamos encantados com o olhar dela sobre o mundo equestre e assim veio a ideia de convidá-la para desenvolver o cartaz artístico da 68ª edição”, conta.
Raquel, que é apaixonada por cavalos desde a infância, recebeu o convite com surpresa. “Ser convidada para assinar o cartaz da Festa do Peão de Barretos é uma honra! No ano em que completo 10 anos de profissão como artista aqui no Brasil, onde a arte não é valorizada ou vista como uma real profissão, assinar o cartaz de uma das maiores festas de rodeio do mundo é muito legal!”, disse. A produção de um cartaz oficial assinado por um grande representante das artes no Brasil ocorre desde 1956, início do evento. Entre os nomes que já projetaram o cartaz da Festa estão Ziraldo, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Hans Donner, Romero Britto, Oscar Niemeyer, entre muitos outros.
Inspiração para o cartaz da 68ª Festa do Peão de Barretos
Dando um “spoiler” da obra que está finalizando, Raquel Fernandes conta que a pintura que está desenvolvendo segue o estilo de uma das obras que compõe seu último projeto, “Entre Crinas & Cores”, uma releitura que fez do artista plástico russo Wassily Kandinsky. Ou seja, é um trabalho tendendo ao abstrato, com o uso de cores intensas.
“Como minha especialidade são os cavalos, a figura representa o rodeio em cavalos. Por ser uma festa de tamanha magnitude, quis usar cores fortes e vivas, para dar bastante energia à pintura. A obra foi feita em tinta acrílica sobre tela, diferente do que normalmente trabalho, a tinta a óleo, porque precisava de uma secagem rápida”, completou.
A obra final deve ser apresentada na próxima semana. Acompanhe a artista nas redes sociais artesraquelfernandes.
Festa do Peão de Barretos 2023
Os ingressos para a 68ª Festa do Peão de Barretos estão à venda através do site oficial do evento e, também, pelo Link.
Confira a programação completa no site oficial de Os Independentes: (Link).