Programa Fábricas de Cultura lança campanha sobre o impacto do projeto junto à população das periferias
Filme desenvolvido pela produtora Coop Films faz um balanço do último ano das oito unidades gerenciadas pela Poiesis – Organização Social de Cultura
Nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, o Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, lança uma campanha audiovisual para celebrar as novidades do último ano, quando foram inauguradas duas novas unidades: Osasco e Iguape, cujas atividades são focadas para as artes e tecnologia; e o lançamento dos projetos Núcleo de aprofundamento de Moda com base em Jardim São Luís, no extremo da zona sul de São Paulo, e do FOLIA – Formação livre e desenvolvimento nas Artes Circenses na unidade Vila Nova Cachoeirinha, distrito da zona norte.
Em 2022 cerca de 300 mil pessoas circularam por mais de 2.900 atividades artísticas e culturais, e mais de 400 cursos beneficiaram 15,8 mil jovens moradores de diversas periferias da cidade de São Paulo, de Diadema, Osasco e Iguape.
|
Fábrica de Cultura Brasilândia (Foto: André Hoff)
Esse é o mote do vídeo que será exibido em todas as plataformas digitais do Programa, Youtube, Instagram e Facebook, bem como nas unidades. Produzido pela Coop Films e com imagens captadas durante as diversas atividades, o filme mostra o impacto das Fábricas de Cultura na vida dos jovens frequentadores e das suas famílias.
A campanha também destaca que, durante 2022, as Bibliotecas das Fábricas de Cultura receberam mais de 121,5 mil pessoas; os Estúdios de áudio realizaram 500 sessões de atendimento para 4 mil pessoas e colaboraram na finalização das mais de 600 faixas, entre elas, músicas, podcasts, poesia e trilhas para espetáculos cênicos; e 168 jovens retomaram as aulas presenciais, se apresentaram em espetáculos e mostras pelo Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico do Programa que tem a Dança como instrumento de transformação social.
Como Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, as Fábricas de Cultura cada vez mais atendem às demandas das regiões onde atuam. “Fazemos cultura para todos, nas Fábricas os aprendizes descobrem como as artes transformam e inspiram a maneira como vivemos. Temos espaços abertos e flexíveis projetados para estimular a criatividade e a expressão artística, na dança, música, circo, audiovisual e teatro, além de incorporar as produções culturais com as linguagens tecnológicas”, destaca Marília Marton, secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
“Nesta nova campanha é possível ver como o Programa Fábricas de Cultura colabora para a formação de milhares de jovens, dialogando com a vivência cultural de cada território onde estão inseridas, e cumprindo o objetivo de fomentar a produção artística local e o protagonismo dos frequentadores”, descreve Renzo Dino Rossa, diretor geral das oito Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis.
Para mais informações sobre a trajetória e os serviços oferecidos pelas unidades Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha, Diadema, Osasco e Iguape – gerenciadas pela Poiesis – acesse o site do programa Fábricas de Cultura.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Diadema
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Telefone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Iguape
Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Osasco
Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
——
Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h
Domingos, das 12h às 17h
*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.
Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.
*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
——
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.
SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.