O samba agoniza mas não morre! Projeto dá início à celebração do centenário de Nelson Sargento
“No meu aniversário de 100 anos quero parar o Rio de Janeiro.” (Nelson Sargento)
Programação gratuita inclui dois shows, oficinas e o lançamento de um e-book com dez músicas do mestre
A história do samba se entrelaça com a de Nelson Sargento. Morador do morro da Mangueira e um dos baluartes da música brasileira, o sambista, compositor, ator, escritor e artista plástico completaria 100 anos em julho de 2024. Para dar início às comemorações do seu centenário, Ronaldo Mattos e Lívea Mattos, filho e nora (e produtora) do mestre, respectivamente, apresentam o projeto cultural Samba! Agoniza mas não morre – Nelson Sargento 100 anos.
Em homenagem ao grande mestre do samba, nos dias 28 e 29 de julho serão apresentados dois dias do show gratuito Samba! Agoniza mas não morre, contando a trajetória musical de Nelson através de seus clássicos e sambas de amigos e parceiros como Cartola, Nei Lopes e Zé Luiz do Império, traçando a história musical e o ambiente do samba criado e vivenciado pelo mestre. As canções serão interpretadas por Lazir Sinval e os cantores Mingo Silva e Ronaldo Mattos, além de participações especiais de seu parceiro mestre Zé Luiz do Império e da cantora Áurea Martins. O show tem direção de Luís Filipe de Lima. Dia 25 será lançado um e-book com as partituras dos de dez sambas presentes nos LPs “Sonho de um Sambista” e “Encanto da Paisagem”, que ficará disponível para download gratuito no link E-book Samba
O projeto é contemplado pelo edital de Fomento à Cultura (Foca), da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura. Realização da Conexão Social Produções.
Oficinas Vivenciais
As oficinas vivenciais com a temática do samba serão destinadas exclusivamente para estudantes da Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, em Irajá e consistem em vivências com a dança, o ritmo, a poesia e a escuta dialógica com mestres e mestra do samba, e incluem poesia, dança e ritmo.
A vivência poesia do samba será realizada pela educadora griô, produtora cultural, psicóloga e coordenadora do projeto Lívea Mattos, nora do mestre Nelson Sargento e sua produtora de 2011 a 2020.
As vivências da dança do samba serão realizadas por Cintia Brasil, Lorrana Souza e Rian Souza, neta e bisnetos do mestre Nelson Sargento, respectivamente, todos moradores do Morro de Mangueira.
A vivência de ritmo do samba será realizada pelo educador musical Mateus Xavier que fará uso do método O Passo, que entende o fazer musical como um fenômeno indissociável do corpo, da imaginação, do grupo e da cultura.
E por fim a série de vivências contará com a participação da mestra griô Gilda Moreira, presidenta da Velha Guarda da Mangueira, do mestre Griô Onésio Meirelles, escritor e sambista e do mestre griô Rubem Confete, jornalista, compositor e sambista, conhecido como enciclopédia viva do samba e do carnaval, que contarão suas histórias no samba, com o mestre Nelson Sargento e dialogarão com os estudantes.
E-book Samba! Agoniza Mas Não Morre
Dia 25 de julho será lançado o E-book Samba! Agoniza mas não morre, que consiste em um livro de partituras/cifras digitais, com arranjos e direção musical de Luís Filipe de Lima e transcrição de Luis Barcelos. Contará com dez sambas, contidos nos dois primeiros registros solos do compositor: os LPs “Sonho de um Sambista” e “Encanto da Paisagem”. Ambos são um marco na carreira do mestre Nelson Sargento, onde foram registrados os sambas antológicos como Falso Amor Sincero, Agoniza mas não morre, Falso Moralista e obras do antigo lado B, como “Por deus por favor”.
O Ebook Samba conta também com um texto biográfico sobre o compositor, com a assinatura de Lívea Mattos, educadora griô, pesquisadora, nora e produtora cultural do mestre Nelson Sargento de 2011 a 2020.
Disponível para download a partir do dia 25 de Julho, na página oficial do projeto no endereço: Nelson Sargento
CENTENÁRIO DE NELSON SARGENTO
Serviço:
SHOW Samba! Agoniza Mas Não Morre
Com Lazir Sinval, Mingo Silva e Ronaldo Mattos
Direção Musical: Luís Filipe de Lima
Datas:
28 de Julho de 2023 – às 19h
Participação Especial de Zé Luiz do Império
29 de Julho de 2023 – às 17h
Participação Especial de Áurea Martins
Transmissão ao vivo pelo canal do youtube Fita Amarela
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20530-002
Oficinas Vivenciais: Samba! Agoniza Mas Não Morre
Local: Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera
Programa:
*As vivências podem sofrer alteração de data, mas acontecerão nos dias abaixo:
11 de Agosto de 2023 – 9h30 a 12h30
Vivências Poesia e Dança do Samba
18 de Agosto de 2023 – 9h30 a 12h30
Vivência Ritmo do Samba
25 de Agosto de 2023 – 9h30 a 12h30
Vivências Poesia e Dança do Samba
01 de Setembro de 2023 – 9h30 à 12h30
Vivências Dialógicas com Mestres e Mestra do Samba
As oficinas vivenciais com a temática do samba serão destinadas exclusivamente para estudantes da Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, em Irajá
E-book Samba!
Estará disponível a partir do dia 25 de Julho, gratuitamente, para download na página oficial do projeto no link: E-book Samba