‘BOB ESPONJA, O MUSICAL’, SUCESSO DA BROADWAY, CHEGA EM SÃO PAULO COM MATEUS RIBEIRO NO PAPEL TÍTULO
Depois De Uma Temporada No Rio De Janeiro, O Musical Com O Icônico Personagem Da Nickelodeon Estreia Em São Paulo No Dia 27 De Julho, No Teatro Sérgio Cardoso, Com Apresentação Do Ministério Da Cultura E Da BB Seguros
Brasil É Sede De Uma Das Principais Turnês Do Musical Em 2023
“Você pode ser o que você quiser se tiver imaginação”. Bob Esponja Calça Quadrada, personagem icônico da Nickelodeon, com seu otimismo incorrigível, vem conquistando gerações de fãs em todo o mundo há mais de 20 anos e ganhou os palcos da Broadway, tornando-se um musical de grande sucesso.
Depois do sucesso da temporada carioca, “Bob Esponja, O Musical” chega em São Paulo no dia 27 de julho, no Teatro Sergio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão da Amigos da Arte, em São Paulo. No palco, os famosos personagens da Nickelodeon tentarão salvar a Fenda do Biquíni da extinção.
“Bob Esponja, O Musical” é baseado em Bob Esponja, a série amada de Stephen Hillenburg e apresenta canções originais de Yolanda Adams, Steven Tyler e Joe Perry do Aerosmith, Sara Bareilles, Jonathan Coulton, Alex Ebert do Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, The Flaming Lips, Lady A, Cyndi Lauper, John Legend, Panic! At the Disco, Plain White T’s, They Might Be Giants e T.I. e músicas de David Bowie, Tom Kenny e Andy Paley.
“Bob Esponja, O Musical” estreou na Broadway em 2017, fazendo grande sucesso, com roteiro de Kyle Jarrow e produção musical concebida por Tina Landau. O espetáculo recebeu 12 indicações ao Tony Awards de 2018, incluindo Melhor Musical, Melhor Ator em Musical, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Musical, Melhor Coreografia, Melhor Cenário de Musical e Melhor Figurino de Musical. Também em 2018, venceu seis categorias do Drama Desk Award, incluindo Melhor Musical, Melhor Ator em Musical, Melhor Caracterização de Ator em Musical e Melhor Diretor de Musical.
No Brasil, “Bob Esponja, O Musical” é produzido pelaTouché Entretenimento, tem direção de Gustavo Barchilon, direção musical de Laura Visconti, adaptação de Anna Toledo e produção geral de Renata Borges. A ficha técnica da montagem brasileira traz ainda grandes nomes como Fabio Namatame (figurinos), Maneco Quinderé (desenho de luz), Alonso Barros (coreografia), Natália Lana (cenografia) e Feliciano Sanroman (visagismo), entre outros.
O elenco traz no papel título um dos mais importantes e premiados atores de musicais do país, Mateus Ribeiro (que interpretou o protagonista de espetáculos como ‘Peter Pan, O Musical’ e ‘Chaves, Um Tributo Musical’). Ele está acompanhado por Davi Sá (Patrick Estrela), Analu Pimenta (Sandy), Ruben Gabira (Lula Molusco), Tauã Delmiro (Plankton), Naice (Sr. Sirigueijo), Suzana Santana (Pérola), Luísa Vianna (Karen, O Computador), Will Anderson (Patchy, O Pirata), Ana Luiza Ferreira (Senhora Puff / cover Pérola), Cristiana Pompeo (Prefeita), Diego Campagnolli (Perch Perkins), John Seabra (Larry, A Lagosta/ Ensemble), André Ximenes (Skates Elétricos/Ensemble), Thadeu Torres (Buster Bluetang/Skates Elétricos/Ensemble/Cover Plankton), Gabi Camisotti (Skates Elétricos/Ensemble/Cover Karen), Letícia Nascimento (Sardinha/Ensemble), Tecca Maria (Swing), Léo Rommano (Velho Jenkins/Cover Patrick), Lucas Bocalon (Ensemble/Cover Bob Esponja), Pamella Machado (Ensemble/Cover Sandy e Prefeita), Rhuan Santos (Ensemble/Cover Lula Molusco), Vicenthe Oliveira (Ensemble) e Eddy Norole (Ensemble).
O musical é baseado na animação original da Nickelodeon mundialmente conhecida: Bob Esponja, Calça Quadrada. A Fenda do Biquíni, lugar onde Bob Esponja e seus amigos vivem, está sob ameaça de um vulcão. A história retrata os habitantes da região superando as adversidades juntos e, acima de tudo, que o poder do otimismo pode ajudar a salvar o mundo.
“Bob Esponja é um personagem amado por várias gerações, e estamos muito felizes que os fãs brasileiros poderão desfrutar de uma nova e emocionante produção desse aclamado musical”, diz Rachel Karpf, vice-presidente de Experiências e Live Stage da Paramount Global. “Esperamos que todos se divirtam muito nessa aventura até a Fenda do Biquíni”.
O Brasil se junta ao Reino Unido como sede de uma das duas principais turnês profissionais do musical em 2023.
A montagem brasileira
“Bob Esponja, O Musical” tem como base a versão da Broadway, mas com total liberdade criativa. “Procuramos realizar algo que a Touché sempre faz: produções próprias, seguindo o que a bíblia do musical manda, mas com uma concepção original e direção autoral”, explica a produtora Renata Borges. “Estou muito orgulhosa dessa parceria com a Nickelodeon. Esse show é para toda a família, e os fãs de Bob Esponja Calça Quadrada, de todas as idadesl vão adorar. E será inesquecível!”
Um dos desafios da montagem é não apenas dialogar com a versão original sem ser réplica, mas também respeitar as características da série animada, que tem uma legião de fãs apaixonados e exigentes. “Um dos principais desafios da minha direção é humanizar o cartoon, sem deixá-lo caricato. Não estamos fazendo um musical com espumas ou os atores vestidos dos bonecos. Estamos transformando a imagem do desenho, criando algo que seja real e emocionante, mas que o público possa se identificar com os personagens”, afirma o diretor, Gustavo Barchilon.
A cenografia de Natália Lana é um dos elementos chave da montagem, com o desafio de transformar o palco na Fenda do Biquíni, local onde vivem Bob Esponja e sua turma. A concepção conta com uma boca de cena e cortina de boca feitas em material furta-cor, formando um grande elemento escultórico. São 10 cenografias de grandes proporções, totalizando mais de 2500m2, que pesam mais de 4 toneladas. Serão usadas mais de 7000 bolinhas de piscina, 250 m2 de plotagem em tecido, 450m de plástico holográfico e 1,5km de tubos de ferro. Serão reaproveitados mais de 100 m2 de embalagens plásticas que iriam para o lixo.
Lana buscou diversas fontes e referências para conceber a cenografia. “Minhas inspirações foram em instalações artísticas, esculturas e materiais que remetam ao fundo do mar sem a intenção de ser realista, brincando com o lado lúdico da visualidade”, diz.
São cerca de 120 figurinos, além dos adereços e acessórios, com uma grande variedade de materiais: tecidos, plásticos telas, impressões digitais, espumas dubladas, borrachas e outros materiais bastante diferenciado, com cores muito fortes, para representar a variedade cromática dos seres do fundo do mar.
Fabio Namatame explica sobre os figurinos,“Foi um grande desafio transformar os desenhos do cartoon em figuras humanas reais. Busquei algumas formas mais icônicas para manter presente no figurino, como algumas texturas e estampas dos personagens originais. Para o Bob Esponja, mantive as cores originais do desenho, transformando em estamparia. Conseguimos manter a personalidade, a diversão e o carisma desses personagens em seus trajes”.
A música é executada ao vivo, com uma orquestra composta por 10 integrantes e direção musical de Laura Visconti, que não esconde seu entusiasmo com o material. “Exatamente pelo fato de a trilha ser composta por vários grandes nomes da música pop e rock da atualidade, cada número musical se torna um grande hit pois foi ‘único’ para cada um dos compositores”. O repertório passeia por diferentes gêneros – pop, rock, country, gospel – com arranjos que respeitam as partituras originais. Laura destaca ainda a presença do coro e a formação da banda: “temos o coro em quase todos os números e alguns músicos tocam mais de um instrumento. No caso das guitarras, por exemplo, temos dois guitarristas, que tocam, além de guitarra e violão, banjo, ukulele, guitarra havaiana e bandolim”, explica.
“Bob Esponja, O Musical” é apresentado pelo Ministério da Cultura e BB Seguros, com patrocínio da Eurofarma, Drogarias Pacheco, Drogarias São Paulo e apoio da Panco. “O apoio à cultura é um dos pilares da nossa atuação e ficamos muito felizes de contribuir para que uma atração de tanto sucesso possa ser prestigiada pelo público brasileiro”, comenta Fabio Mourão, Superintendente Comercial e de Marketing da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “O espetáculo, aliás, é voltado a pessoas de todas as idades, e o cuidado em identificar projetos com essa característica também é um traço do trabalho que fazemos nessa esfera”.
SERVIÇO >> BOB ESPONJA, O MUSICAL
Estreia: 27 de julho
Local: Teatro Sergio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, São Paulo – São Paulo
Horários:
Quintas, às 20h30
Sextas e sábados, às 15h e às 20h30
Domingos às 16h.
Temporada de 27 de julho até 17 de setembro
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Classificação etária: LIVRE
Telefone para informações: 11 3288-0136
Compras pela internet*: Sympla
*compra sujeita a cobrança de taxa de conveniência e taxa de entrega
***
Sobre Bob Esponja
Desde o seu lançamento em 17 de julho de 1999, Bob Esponja, Calça Quadrada reinou como a série animada da Nickelodeon mais assistida por quase 20 anos consecutivos, gerando um universo de personagens amados, repleto de bordões, memes da cultura pop, lançamentos teatrais, produtos de consumo e uma base de fãs global. A animação é uma das propriedades mais amplamente distribuídas na história da Paramount International, vista em mais de 170 países, traduzida para mais de 29 idiomas e com uma média de mais de 100 milhões de espectadores totais a cada trimestre. Bob Esponja, Calça Quadrada foi criado por Stephen Hillenburg e produzido pela Nickelodeon em Burbank, Califórnia. O desenho animado narra as aventuras náuticas e às vezes absurdas de Bob Esponja, um otimista incurável e sincero e seus amigos submarinos.
Sobre Nickelodeon
A Nickelodeon, agora em seu 44º ano, é a marca número um em entretenimento para crianças. Ela construiu um negócio global diversificado, colocando as crianças em primeiro lugar em tudo o que faz. A marca inclui programação e produção de televisão nos Estados Unidos e em todo o mundo, além de produtos de consumo, digitais, experiências baseadas em locais, publicações e longas-metragens. Para obter mais informações, acesse o site. A Nickelodeon faz parte do portfólio global de marcas de entretenimento multimídia da Paramount (Nasdaq: PARA, PARAA).
Sobre Paramount Location-Based Entertainment & Experiences
A Paramount Location-Based Entertainment & Experiences dá vida às histórias e franquias da Paramount em pontos de contato experienciais, incluindo parques temáticos, hotéis e resorts, parques aquáticos, cruzeiros, pop-ups, atrações, restaurantes temáticos, passeios ao vivo e muito mais. Impulsionada por marcas icônicas de consumo, a Paramount Location Based Entertainment & Experiences opera globalmente com mais de 50 restaurantes, 7 hotéis e resorts, incluindo Nickelodeon Punta Cana, Nickelodeon Riviera Maya e Paramount Hotels em Dubai, parques temáticos e centros familiares nos EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Austrália, Itália, Bélgica, China e Malásia e shows ao vivo em turnê.