Comunidade da Maré ganha exibição gratuita de documentário sobre personagem local
A Praça do Parque União, na Maré, receberá na próxima quarta-feira (26/07), às 18 horas, um telão para exibição do documentário longa-metragem LEDA, uma produção da Alucinação Filmes. O filme conta a história de Leda Camillo, moradora aposentada da Nova Holanda, uma das 16 favelas do Conjunto de Favelas da Maré. A protagonista abriu a sua casa e o seu cotidiano para o diretor, Samuel Fortunato, e uma pequena equipe em maio de 2017. Desse encontro surgiu um registro sensível sobre a intimidade de uma matriarca e sua família protagonista e seu território.
– Na maior parte das vezes, infelizmente, a Maré e as favelas de maneira geral, são retratadas nas mídias e nas produções audiovisuais de ampla circulação a partir dos seus problemas. LEDA é uma oportunidade ímpar de ver esse território, suas moradoras e seus moradores diante de outras perspectivas. É um filme que acontece majoritariamente no espaço doméstico, em que o espectador convive com a intimidade e a familiaridade da nossa protagonista e do seu território – afirma Isabela Souza, produtora Executiva do filme.
O filme LEDA é apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Alucinação Filmes. Fomento: FOCA, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Apoio: Observatório de Favelas e da Redes da Maré. Coprodução: Camisa Preta Filmes. Realização: Alucinação Filmes. Evento Gratuito e de classificação Livre.
Serviço
Sessão de pré-estreia do documentário longa-metragem LEDA
Data: 26 de julho (quarta-feira)
Hora: 18h
Classificação livre
Gratuito
Endereço: Praça do Parque União / Maré (Próximo à Passarela 10 da Avenida Brasil, sentido Baixada Fluminense)