Oi Futuro e Instituto Ekloos abrem vagas para Programa Impulso de aceleração para empreendedores culturais
Interessados têm até o dia 28 de julho para se inscrever e participar da seleção do programa, totalmente gratuito
Mais de 400 empreendedores do setor de cultura do estado do Rio de Janeiro já foram beneficiados pelo Programa Impulso
Empreendedores ou coletivos com projetos culturais ou da economia criativa interessados em ampliar seu conhecimento, profissionalizar sua gestão e ampliar o impacto de suas iniciativas têm até o dia 28 deste mês para se inscrever no Programa Impulso, criado pelo Instituto Ekloos e Oi Futuro. Desenvolvido para capacitar empreendedores culturais no Rio de Janeiro, o programa é voltado principalmente para o fortalecimento da gestão e a sustentabilidade de negócios e iniciativas da economia criativa. Nesta quinta edição, estão abertas 10 vagas para projetos nas áreas de arquitetura, artes cênicas e visuais, artesanato, cinema, design, mídia e publicidade, jogos eletrônicos e videogames, moda, música, tecnologia e turismo, entre outras. As inscrições podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 28, por meio do site do Instituto Ekloos.
O programa é totalmente gratuito e tem duração de nove meses. Ao longo desse período serão oferecidas capacitações e mentorias construídas a partir da necessidade de cada negócio ou organização, usando o processo de resolução de problemas reais como metodologia de aprendizagem. Essa experiência intensiva irá garantir novos conhecimentos e habilidades essenciais para a implementação imediata de melhorias em projetos, produtos e serviços.
O processo de seleção do edital avaliará, entre outros critérios, a originalidade da proposta, o conhecimento do seu público-alvo e o potencial do projeto em gerar transformações socioculturais em seu contexto de atuação e priorizará as lideranças empreendedoras femininas.
A economia criativa é um setor responsável por mais de 4,6% do PIB do estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O Programa Impulso tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Oi Futuro. Desde 2017, o Impulso já acelerou 70 negócios e organizações de impacto social com atuação na economia criativa fluminense e beneficiou diretamente mais de 400 empreendedores.
“A economia criativa é uma força propulsora para o engajamento ativo e o crescimento sustentável das comunidades, abrindo caminhos para um futuro promissor, principalmente de adolescentes e jovens”, diz Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos, destacando o impacto social e econômico do Programa.
A gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, Carla Uller, reforça que o “Programa Impulso acredita na força da economia criativa como motor de transformação social e de desenvolvimento econômico mais sustentável do país”. Segundo Carla Uller, nesta 5ª edição, o programa reafirma o posicionamento do Instituto Oi Futuro de valorização da diversidade e de promoção da representatividade de gênero no ecossistema da economia criativa – presente em outros programas e projetos do instituto, como o ASA (Arte Sônica Amplificada) e o MARES (Mulheres Artistas em Residência).
Programa Impulso
Por meio do Impulso, o Instituto Ekloos e o Oi Futuro já impulsionaram iniciativas como Estante Mágica: plataforma de projetos pedagógicos para escolas públicas e particulares, em que os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental escrevem e ilustram o seu próprio livro; Lona na Lua: que monta lonas em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro para oferecer espetáculos culturais e formação artística para crianças e adolescentes; e Faz Game: tecnologias educacionais que motivam alunos de escolas públicas a criar games narrativos, trabalhando diferentes conteúdos curriculares; entre muitos outros.
Sobre o Instituto Ekloos
Atuando desde 2007 com o objetivo de apoiar outras organizações a se estruturarem e aperfeiçoarem seus processos para gerar mais impacto social, o Instituto Ekloos é pioneiro no modelo de Aceleradora Social, sendo a primeira a trabalhar com organizações sem fins lucrativos. Hoje, é a maior aceleradora social do Brasil, já tendo acelerado mais de 900 iniciativas de impacto social e capacitado mais de 7 mil empreendedores sociais. Além da aceleração de iniciativas de impacto, o Instituto Ekloos também trabalha com a criação de estratégias ESG, multiplicando o investimento social das empresas e ampliando o impacto.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
Desde 2017, o Oi Futuro fomenta um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto. A área de Inovação Social do Oi Futuro atua como um hub que conecta empreendedores da economia criativa de todo o país que buscam soluções para os problemas da sociedade. O instituto oferece ciclos de aceleração para negócios criativos e organizações sociais selecionados por editais públicos e uma agenda de workshops, seminários e palestras para o público em geral. No período, foram realizados oito ciclos de aceleração com 123 negócios e organizações, mais de 1.000 empreendedores foram impactados com workshops e treinamentos e mais de 2.500 pessoas participaram dos eventos promovidos pela área.