Depois de sucesso em Portugal, Diário de Pilar na Grécia chega na EcoVilla RiHappy para uma curtíssima temporada
Protagonizada por Miriam Freeland, adaptação bem-sucedida do livro de Flavia Lins e Silva já foi vista por mais de 30 mil pessoas em suas temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Portugal, onde foi eleito um dos 5 melhores espetáculos para família do país pelo Pumpkin Awards 2022
Sucesso de crítica e de público, o espetáculo infantil Diário de Pilar na Grécia, uma adaptação do livro homônimo de Flavia Lins e Silva (que também escreveu a série D.P.A. – Detetives do Prédio Azul), com Ilustrações de Joana Penna, estreia no dia 8 de julho na EcoVilla RiHappy, no Parque Jardim Botânico. A peça, idealizada e protagonizada por Miriam Freeland, fica em cartaz até 23 de julho, numa curta temporada com apresentações aos sábados e domingos. O ator Roberto Bomtempo faz uma participação especial compondo o elenco juntamente com Viviana Rocha, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Ana Amélia Vieira, Pedro Monteiro, Lucas Lins e Silva e Janaína Moura. Symone Strobel é quem assina a premiada adaptação e a direção do espetáculo.
A montagem narra a jornada de Pilar, uma menina muito esperta e bem-humorada que mora com a mãe e o avô Pedro. Ela não conheceu o próprio pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida, antes mesmo dela nascer. Um dia seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela, morrendo de saudades, resolve viajar também. Logo depois da partida do avô, a menina recebe a notícia de que ele não voltaria mais de lá. Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Junto com o gato Samba e o seu grande amigo Breno, a protagonista embarca em busca do avô, e descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis.
Para a diretora Symone Strobel, Diário de Pilar na Grécia é um livro muito sensível e poético. “O que eu procurei trabalhar na dramaturgia foi perseguir as imagens que me invadiam enquanto eu lia e relia a história e trazer uma dinâmica para o texto apoiado nesse universo lúdico do imaginário infantil, propondo uma experiência sensorial para toda a família. Acho que essa sempre foi a maior preocupação, criar um espetáculo que abraçasse toda a família, tratando de temas pertinentes, que colocam o expectador junto nessa reflexão”, conta.
Visto por mais de 30 mil pessoas, o espetáculo estreou no Rio de Janeiro, onde recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude) e de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator do Prêmio Botequim Cultural. Ao todo foram 15 indicações ao longo de sua trajetória nos palcos cariocas.
Diário de Pilar na Grécia é a primeira realização de um projeto infanto-juvenil da Movimento Carioca, produtora do casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo e tem co-produção da Constelar, também premiada produtora de Tatiana Trinxet.
Ficha Técnica:
Baseado no livro de: Flavia Lins e Silva. Ilustrações: Joana Penna Idealização: Miriam Freeland. Direção e adaptação: Symone Strobel. Elenco: Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Viviana Rocha, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Ana Amélia Vieira, Pedro Monteiro, Lucas Lins e Silva e Janaína Moura. Direção de movimento: Paula Águas. Direção musical e canções originais: Kleiton & Kledir. Desenho de Luz: Felipe Lourenço. Cenário: Natália Lana. Figurino: Bruno Perlatto. Adereços: Alexandre Guimarães. Adereços especiais (Asa do Pégaso e Peixes): Ricardo Denyz. Visagismo: Sid Andrade. Rede Social: Movimento Carioca Produção: Miriam Freeland e Tatiana Trinxet. Co-Produção: Constelar, Arte, Diversão e Cultura. Realização: Movimento Carioca Produções Artísticas.
SOBRE A ECOVILLA RI HAPPY
O espaço integra a Sala de Espetáculos Tom Jobim, que estava fechada desde 2017, localizado dentro do bicentenário Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A EcoVilla Ri Happy apresenta às crianças e famílias a integração do entretenimento com a busca pelo conhecimento e pela responsabilidade socioambiental, através de uma programação lúdica e inclusiva.
Além de espetáculos e atividades voltadas para inclusão dos pequenos, a acessibilidade é compromisso dos realizadores da EcoVilla Ri Happy, que tem como um dos pilares principais ser o primeiro espaço infantil do Rio de Janeiro desenvolvido para todos os perfis de público. O local projetou a jornada dos visitantes com um capricho a mais desde a entrada do Jardim Botânico até a chegada na EcoVilla Ri Happy: o espaço conta com tradução em LIBRAS e legendas em português para o público com deficiência auditiva, audiodescrição para o público com deficiência visual e baixa visão, além de fones abafadores de ruídos para crianças com hipersensibilidade auditiva. Os recursos estão disponíveis em todas as sessões dos finais de semana das salas de espetáculos. Além disso, há ainda a previsão de que sejam disponibilizados mapas e pisos táteis, sinalização com informação em libras, carros elétricos para crianças e adultos com dificuldades motoras, e uma equipe treinada para receber aqueles que precisem de outros tipos de atendimento.
A EcoVilla chegou ao mercado com o naming rights da Ri Happy, que surfa sua primeira experiência neste formato. Além do próprio nome assinando o espaço, a maior rede de lojas de brinquedos do país tem na EcoVilla, uma loja foyer/conceito pensada exclusivamente para o local. Esse formato garante a integração do clássico ambiente de compra de brinquedos, com espetáculos, atividades lúdicas e muita diversão para toda a família. O espaço fica aberto de domingo a domingo das 9 às 17h.
Com cerca de 300 lojas no país, próprias e franquias, e presente em mais de 80 cidades, a Ri Happy está construindo sua loja conceito na EcoVilla com cerca de 277 metros quadrados. Um espaço todo pensado para alcançar a psiquê lúdica, dos sonhos das crianças e dos adultos. Já imaginou poder fazer compras, testar brinquedos, acessar um espaço repleto de programação cultural, tudo em um só lugar? Essa já é uma realidade!
A EcoVilla Ri Happy é uma iniciativa da Aventurinha, marca dedicada ao público infantojuvenil da empresa Aventura, comandada por Aniela Jordan e Luiz Calainho, referência absoluta de produção teatral no país e que também lançou os já tradicionais Teatro Riachuelo e Teatro Prudential. Os ingressos para os espetáculos e atrações podem ser garantidos no site Eventim.
SERVIÇO
Local: EcoVilla Ri Happy
Endereço: dentro do Parque Jardim Botânico, Rua Jardim Botânico, 1008
Loja Conceito Ri Happy: aberta todos os dias de 9h às 17h
DIÁRIO DE PILAR NA GRÉCIA
Estreia dia 8/07 às 16h.
Temporada de 9 a 23/07: Sábados e domingos às 11h e às 16h
Ingressos: R$ 80,00 inteira / R$40,00 meia/entrada
Classificação: livre.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 325 lugares.
Instagram: @diariodepilarapeca