Sons e Ritmos do Brasil dão o tom do Instrumental Sesc Brasil de Julho
Com a presença da Banda Silibrina, Anette Camargo, Duo Scofano e Minetti, e Paulo Santos, os shows acontecem no Teatro Anchieta com transmissão ao vivo no canal do YouTube do ISB
No mês de julho, o Instrumental Sesc Brasil apresenta quatro shows, que misturam diversas vertentes da música instrumental, com atrações marcadas pela diversidade de sons, explorando gêneros musicais como jazz, pop, tango e música brasileira. O público é convidado a viver essa experiência musical, presencialmente, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e on-line, no canal do Youtube do ISB, a partir das 19h.
A Banda Silibrina (4/7) abre as apresentações com um show que combina jazz, pop e influências brasileiras como frevo, maracatu, baião e a música popular. A pianista Anette Camargo (11/7) apresentará seu show “Brasuca Instrumental”, com clássicos da música brasileira em arranjos próprios e composições autorais, em uma fusão de técnica, sensibilidade e riqueza rítmica. O Duo sob o comando do bandoneonista argentino Richard Scofano e o pianista uruguaio Alfredo Minetti (18/7) trará um repertório que mescla o Tango Novo de Astor Piazzolla com composições de Scofano vinculadas ao chamamé, em uma fusão de de sons e referências da música brasileira, argentina e uruguaia. E o multi-instrumentista Paulo Santos (25/7) encerrará a programação com um show de seu álbum “Chama”, com temáticas ambientais e denúncias sobre a destruição dos biomas brasileiros, em especial a floresta amazônica em um show envolvente e engajado.
Há mais de 40 anos, o Instrumental Sesc Brasil é considerado um palco sagrado da música instrumental brasileira e vem se destacando como um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos.
Acompanhe a programação completa:
Instrumental Sesc Brasil
Terças-feiras, 19h, Teatro Anchieta (Sesc Consolação)
Grátis
Retirada de ingressos no portal, às 12h, e nas bilheterias do Sesc São Paulo, às 14h, no dia da apresentação.
4/7
Banda Silibrina
Com grande influência do jazz, do pop e da brasilidade do frevo, maracatu, baião e da música popular brasileira, a banda Silibrina tem dois álbuns lançados e diversas apresentações em palcos nacionais e internacionais. Guitarra, baixo, piano e metais se fundem aos sons percussivos muito presentes na nossa música popular brasileira, como os do caracaxá, ganzá, alfaia, gonguê e o pandeiro. O grupo é formado por artistas de referências diversas, vindos de diferentes regiões do Brasil e extremamente atuantes no cenário musical em São Paulo. No show, Gabriel Nóbrega (piano), que assina as composições e arranjos do octeto, é acompanhado de Ricardinho Paraíso (baixo), Jabes Felipe (bateria), Franci Óliver (percussão), Wagner Barbosa (saxofone), Reynaldo Izeppi (trompete), Gileno Foinquinos (guitarra) e Igor Boulos (guitarra).
|
Foto: Lucas Barreto
Imagens para divulgação: aqui
11/7
Anette Camargo
A pianista Anette Camargo apresenta em formato de trio (piano, baixo e bateria) seu show “Brasuca Instrumental”, onde visita clássicos da música brasileira em arranjos próprios, e também apresenta suas composições autorais. Autores como Egberto Gismonti, Arismar do Espírito Santo e Edu Lobo fazem parte do repertório do show, que mescla técnica, sensibilidade e emoção enquanto viaja pela riqueza rítmica e harmônica da música popular de nosso país. Com Anette Camargo (piano), Gabriel Marotti Ricardo (bateria) e Libero Dietrichkeit (baixo).
|
Foto: Edu Martins
Imagens para divulgação: aqui
18/7
Duo Scofano e Minetti
O pianista uruguaio Alfredo Minetti e o bandoneonista argentino Richard Scofano apresentam um repertório que integra obras de Astor Piazzolla e seu Tango Novo e composições de Scofano vinculadas ao chamamé, gênero musical tradicional para o qual o músico dedicou um álbum. O Duo, iniciado em 2013, percorre uma linha tênue entre o clássico, o folclórico e o popular, apresentando um repertório referenciado na música sul-americana. Scofano é natural de Corrientes; Minetti é uruguaio, viveu na Argentina e cresceu no Brasil. Ambos são influenciados pela música clássica e brasileira. Já se apresentaram nos Estados Unidos, China, Porto Rico, Argentina e Brasil. No show, Alfredo Minetti (piano) e Richard Scofano (bandoneón).
|
Foto: Carlos Garcia Sanchez
Imagens para divulgação: aqui
25/7
Paulo Santos – Chama
O multi-instrumentista mineiro Paulo Santos realiza show do seu mais recente álbum, “Chama”, de temática ambiental e referências ao alarmante ritmo de destruição dos biomas brasileiros, em especial a floresta amazônica. Produzido entre 2020 e 2021, a obra foi lançada pelo Selo Sesc. Paulo coleciona parcerias com grandes nomes da música mundial, como Milton Nascimento, Paul Simon e Philip Glass e, por 37 anos, fez parte do extinto grupo Uakti, dedicado à música instrumental e experimental. No show, Paulo sobe ao palco acompanhado de Josefina Cerqueira e Daniel Nunes, formando o Paulo Santos “Chama” Trio.
|
Foto: Eugenio Savio
Imagens para divulgação: aqui
Masterclass
Paulo Santos também realiza masterclass, no dia 26, quarta, às 18h30 pelo Centro de Música do Sesc Consolação. Na atividade, Paulo apresenta uma breve biografia do grupo e fala de sua carreira solo; ele também mostrará e executará novos instrumentos, que poderão ser experimentados pelos participantes. A mediação será feira por Pedro Beviláqua, educador do Centro de Música do Sesc Consolação. Os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música.
Masterclass Paulo Santos
Mediação: Pedro Beviláqua
Dia 26/7, quarta, das 18h30 às 21h30
MINIAUDITÓRIO
Transmissão ao vivo e interação com o público
Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.
Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.
Instrumental no SescTV
Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.
Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no canal SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.
Para sintonizar o SescTV:
Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.
Nas redes sociais: @sesctv
Teatro Anchieta
Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.
Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie
Informações: (11) 3234-3000
Site Sesc Consolação
Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao
Transmissão ao vivo no YouTube do Instrumental Sesc Brasil
Horário de Funcionamento
Terça a sexta, das 10h às 21h30
Sábados, 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h