epharma lança primeira Comunidade Médica Digital para médicos focada na jornada de saúde do paciente
Comunidade Médica conecta especialistas do Brasil com soluções personalizadas para discutir tratamentos clínicos
A epharma, empresa pioneira em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, está abrindo novos caminhos com o lançamento de seu primeiro modelo de Comunidade Médica Digital, focada em multiespecialidade que conecta médicos de todo país. A plataforma pioneira visa aprimorar o atendimento ao paciente, criando um ecossistema colaborativo onde profissionais de saúde de diferentes áreas podem trocar informações.
A ferramenta, com foco em doenças crônicas, ajuda a democratizar a educação médica continuada por viabilizar discussões de casos e compartilhamento de atualizações certeiras e informações baseadas em evidências científicas. Com isso, os profissionais da saúde têm mais dados para darem suporte na tomada de decisão médica com melhores desfechos no tratamento com os pacientes.
“A Comunidade Médica Digital foi desenvolvida com o objetivo de agregar valor à jornada de cuidado do paciente e, consequentemente, aprimorar os desfechos clínicos. A interação entre os médicos contribui para ampliar o conhecimento sobre diversos casos e a apoiar nas tomadas de decisão”, explica Wilson de Oliveira, idealizador do projeto e diretor de Negócios e Operações da epharma.
O modelo inspiracional da plataforma
A metodologia de aderência 360º da epharma, que considera as cinco dimensões da Organização Mundial da Saúde (OMS), proporciona ações personalizadas que visam melhorar os resultados clínicos dos pacientes. A abordagem focada no usuário inclui perfil do paciente, tecnologia de inteligência artificial (IA), planos de cuidados personalizados e acesso a medicamentos, assegurando que os pacientes recebam os cuidados necessários.
Esse tipo de plataforma virtual de comunicação e colaboração pode ser visto como uma ferramenta importantíssima para orientação diagnóstica e tratamento, além de fornecer atualização para os médicos envolvidos em todo o processo, comenta Luciane Garcia Matalani, head de produtos para indústria farmacêutica na epharma e co-idealizadora da Jornada 360 do paciente.
Sobre a epharma
A epharma é uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país. A empresa, fundada há 23 anos, atua como um elo, unindo os ecossistemas de tecnologia e saúde, e criando conexões inteligentes entre os seus principais públicos: indústrias farmacêuticas, gestores de RH, farmácias e drogarias, operadoras de saúde, corretoras, healthtechs e empresas privadas de diversos segmentos. Pioneira ao lançar o Plano de Benefícios de Medicamentos (PBM) no Brasil em 1999, conta com mais de 38 mil farmácias e 2 mil clínicas e laboratórios de diagnóstico credenciados em todo o país, beneficiando 33 milhões de pessoas e gerando economia de R$ 1,85 bilhão em 2022. Recentemente a empresa recebeu os selos Great Place to Work (GPTW) e GPTW Mulher.