ABF Expo – Celebridades & Franquias: parceria entre marcas e famosos impulsiona negócios
- Sócio(a), embaixador, participação em campanha ou ação, modelo de parceria varia bastante e traz oportunidades
- Débora Secco, Ivete Sangalo, Flávia Alessandra, Octaviano Costa, Gabriela Pugliesi, Norton Mello, Erasmo Viana, Yudi Tamashiro, Paula Barbosa, Lucas Anderi estão entre as celebridades que apoiam franquias expositoras da ABF Expo 2023
O mercado de franquias, que cresceu 17,2% no 1º trimestre de 2023, vem atraindo a atenção de cada vez mais celebridades.
Para as franquias, a parceria com famosos rende visibilidade, endosso e acesso a milhões de fãs, além de outras oportunidades. Para a celebridade, é a possibilidade de expandir seu campo de atuação, capitalizar sua exposição e, em alguns casos, ter um negócio para chamar de seu. A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo que ocorre de 28 de junho a 1º de julho no Expo Center Norte em São Paulo, trará muitos exemplos de sucesso dessa parceria franquias & celebridades.
Celebridades como Débora Secco, Ivete Sangalo, Flávia Alessandra, Octaviano Costa, Gabriela Pugliesi, Norton Mello, Erasmo Viana, Yudi Tamashiro, Paula Barbosa e Lucas Anderi estão entre as que apoiam marcas expositoras da ABF Expo 2023.
Confira abaixo mais informações destas parcerias:
Antaris Franchising
Natural de Santos, há 4 anos o apresentador, cantor e dançarino Yudi Tamashiro (30), comia um hambúrguer na Johnny Rockets do shopping Cidade São Paulo, quando foi convidado pelos garçons dançantes a participar da coreografia. Esbanjando estilo, o artista deu um show e viralizou na internet ao lado do staff da loja. Desde então, Yudi é embaixador oficial da rede, que integra a holding Antaris Franchising. Dois anos depois, o jovem e sua família tornaram-se franqueados da Cuor di Crema, outra marca do grupo. Atualmente, o influencer representa também a Boulangerie Carioca e a Dickey’s Barbecue Pit, demais empresas da Antaris Franchising e participa de eventos e campanhas do grupo.
Arranjos Express
Depois de três novelas na Globo, “Paraíso”, “Amor Eterno Amor” e “Meu Pedacinho de Chão”, Paula Barbosa sentiu que a carreira havia desacelerado. Com isso, percebeu que não poderia ficar parada e que precisava de um plano B. Logo, surgiu a ideia de investir em franquias ao lado do marido, o produtor musical Diego Dalia. Ambos estudaram muito sobre o universo e aprenderam muito com os erros e acertos. A Arranjos Express surgiu como uma oportunidade de negócio recente no Brasil que estava em crescimento. Por ser um serviço, foi uma aposta e uma novidade para os dois, já que envolvia mão de obra especializada e não mais estoque, como estavam acostumados a trabalhar na Cia Marítima, outra franquia gerenciada pelo casal. Hoje, possuem juntos 13 lojas da marca espalhadas pela capital paulista, incluindo unidades na Vila Madalena e no Shopping Mooca. Caso precise de mais informações, estou por aqui!
Casa do Construtor
A maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina tem como garoto-propaganda Ciro Botini, famoso apresentador do extinto Shoptime, o primeiro canal de TV por assinatura dedicado às vendas da América Latina. Com um jeito peculiar de apresentar e responsável pelo bordão “Compre, Compre, Compre!”, a Casa do Construtor vislumbrou na figura de Botini a possiblidade de gerar identificação com o público 30+, que cresceu assistindo-o na TV. Para as propagandas da Rede, o bordão foi adaptado para “Alugue, Alugue, Alugue!”. Com isso, ao mesmo tempo em que se resgatava uma “memória afetiva”, a intenção era gerar uma quebra de padrão, reflexão e até uma certa estranheza ao público, levando-o a pensar que se aquele que era referência ao incentivar o público a comprar, se rendeu às facilidades do aluguel, significa que esta pode ser uma excelente opção.
CVC Corp
A CVC Corp renovou neste ano o contrato com a cantora e apresentadora Ivete Sangalo, que em 2022 foi a garota-propaganda das campanhas de 50 anos da CVC Viagens. A celebridade irá participar das campanhas da maior operadora do Brasil por mais dois anos e sua permanência na companhia faz parte de um crescente investimento em comunicação. A presença de Ivete tem como objetivo reforçar a estratégia da marca em toda a jornada de compra do cliente. No último dia 13, a estrela baiana foi a cara da CVC Viagens na campanha “Feirão de Férias CVC”. A ação foi divulgada nos principais jornais do país e divulgou pacotes promocionais para diversos destinos no Brasil e no mundo, com descontos de até 50% e preços a partir de dez parcelas de R$ 68.
Home Angels
Desde 2018, a modelo Helô Pinheiro é embaixadora da Home Angels, maior rede de cuidadores de idosos da América Latina com unidades que prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias. A eterna garota de Ipanema, como ficou conhecida em todo o país, atua em campanhas institucionais e projetos da rede.
HOPE
A marca de moda íntima HOPE entrou no mercado masculino ao lançar sua primeira linha de produtos voltados para os homens, que incluem cuecas e camisetas. Como parte dessa iniciativa, a marca fez parceria com o ator, apresentador e empresário Felipe Titto, que se tornou o primeiro embaixador homem da HOPE. Felipe Titto representa a marca de forma orgânica, incorporando-a naturalmente em seu estilo de vida. Sua preferência por peças de qualidade, atemporais e básicas alinha-se perfeitamente com o que a marca HOPE entrega: o básico bem-feito, com muito conforto. Em sua primeira campanha de underwear, Felipe diz: “o que me atraiu de cara foram as palavras-chave: liberdade, autoconfiança, intimidade e conforto”. Titto marcará presença no stand da HOPE na ABF de 2023.
KNN
O ator brasileiro Reynaldo Gianecchini, garoto propaganda da KNN desde 2021, vem contribuindo, junto às ações de marketing e comunicação da empresa, para propagar as inovações da marca, seu método de ensino e modelo lucrativo de negócios. Tanto que a empresa, desde a sua abertura ao sistema de franquias, em 2014, cresce em ritmo acelerado. Em 2023 deve encerrar o ano com faturamento de R$1,5 bilhão. Sobre ter o seu nome vinculado à rede de escolas de idiomas, o ator diz que está ligado com o seu estilo de vida. “Eu sou um cidadão do mundo. Eu amo viajar, amo me conectar com pessoas e sei muito bem da importância de falar outras línguas. Vivi isso desde muito jovem e foi isso que me abriu muitos caminhos”, esclarece Gianecchini.
market4u
Desde outubro de 2022, o animador de palco Celso Portiolli é sócio e embaixador do market4u, rede de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios comerciais e residenciais. Junto à marca, o apresentador do programa de auditório Domingo Legal, da emissora SBT, tem participação no conselho de marketing e estratégia da empresa, além de atuar na realização de ações de publicidade para o market4u na televisão e nas redes sociais.
OdontoCompany
Rayssa Leal (Fadinha) é embaixadora desde 2021, da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas em todos os estados brasileiros. Ela atua em campanhas institucionais, ações em redes sociais e apoio ao Instituto OdontoCompany, que atende adolescentes em vulnerabilidade social. O craque do futebol, Endrick, é embaixador da marca desde 2022, no qual a empresa reconhece a importância do esporte e investe em talentos nacionais. Já o apresentador, Rodrigo Faro, da Record TV, é garoto-propaganda há cinco anos, e a apresentadora, Eliana, do SBT, também é garota-propaganda há 3 anos. Os apresentadores têm em sua audiência televisiva e nas redes sociais o perfil de público-alvo da OdontoCompany. Há mais de 30 anos no mercado e mais de 10 no franchising, a empresa é reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. Faz parte da SMZTO, Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos.
OMO Lavanderia
OMO Lavanderia é referência quando o assunto é serviços de lavanderia profissional completo, eficaz e de alta qualidade, que cuida de todos os tipos de roupas e tecidos. Por isso, a parceria inédita com o apresentador e estilista brasileiro que virou grife entre noivas, Lucas Anderi, para promover o cuidado profissional de OMO Lavanderia com tecidos especiais usados em seus vestidos de noivas. Com a parceria, o apresentador e estilista mostra a segurança, qualidade e a comodidade dos serviços de OMO Lavanderia para a lavagem de tecidos especiais, sejam eles vestidos de noivas, ternos ou até mesmo peças do dia a dia. A iniciativa reforça a expertise core da marca.
Peça Rara
A rede de franquias Peça Rara Brechó, líder no segmento second hand (uso de segunda mão) foi fundada há 16 anos por Bruna Vasconi e hoje integra o Grupo Semenzato. Com 90 lojas espalhadas pelo Brasil, a marca tem como sócia a atriz Deborah Secco, uma artista que tem uma carreira sólida, há 30 anos na TV e um ícone da moda. Tudo começou quando, ao conversar com um amigo em comum com o José Carlos Semenzato, ela foi apresentada ao “tubarão”. Na conversa, ao falar de negócios, Deborah revelou que estava procurando uma marca com propósito e ele comentou sobre a Peça Rara. A parceria foi fechada. Para a fundadora, a Deborah agrega valor por ter a mesma consciência em sustentabilidade, que visa reciclar roupas e outros itens que não usamos mais, ter a preocupação com o que é feito com esses itens se não forem vendidos, qual a destinação do dinheiro arrecadado com bazares beneficentes, entre outros. A rede de franquias de brecho que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos nasceu em Brasília e oferece, além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração para a casa como quadros, tapetes, vasos, entre outros. A marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, promovendo a economia circular e o consumo consciente.
Royal Face
Royal Face é a maior rede de harmonização facial com mais de 250 unidades em operação e tem como sócios embaixadores a atriz Flávia Alessandra e o apresentador Otaviano Costa, além da entrada nesse mês do principal grupo de investimentos em franquias do país pertencente a José Carlos Semenzato.
Spider Kick
Anderson Silva, o ‘Spider’ do MMA, leva seu prestígio de vencedor e espírito empreendedor para o mundo do franchising e, em parceria com o Grupo Ultra Franquia – uma holding especializada em franquias de academias e studios de fitness, faz história também como empresário de sucesso. Sua rede de franquias Spider Kick, boutique de condicionamento físico que oferece exercícios inspirados no treinamento de condicionamento físico do atleta, foi batizada com o mesmo nome do seu mais famoso golpe e que o consagrou um dos lutadores mais prestigiados do esporte. Já são 20 unidades no Brasil e uma meta de mais 10 unidades ainda neste ano. Disciplinado, nosso Spider colocou no seu estúdio toda metodologia de treinamento que ele próprio desenvolveu para sua melhor forma física. Sendo assim, a Spider Kick se apresenta como solução perfeita para o público que busca formas diferentes de se exercitar, com resultados expressivos conquistados de maneira estimulante e intensa. A marca Spider Kick, que já é sucesso no Brasil junto aos interessados em investir no mercado de saúde e bem-estar, tem como plano para um futuro próximo abrir unidades no mercado americano, onde o atleta reside e onde esse tipo de atividade tem público cativo.
Velocity
O Grupo Velocity surgiu em 2013 com a abertura do primeiro studio em São Paulo. De lá para cá, a marca cresceu o seu guarda-chuva com Velocity (bike indoor), Kore (treino funcional) e Sweatify (plataforma de aulas online) e se expandiu para diferentes regiões, possuindo, atualmente, 64 unidades ao todo. Uma das estratégias de negócio utilizada, que foi importante para aumentar a visibilidade e alcance, foi a parceria com celebridades que se tornaram sócios embaixadores do negócio, como os influenciadores Gabriela Pugliesi, Norton Mello e Erasmo Viana. A colaboração também foi essencial inclusive para aprimorar o serviço oferecido pela marca, uma vez que por meio de suas experiências e vivências no universo fitiness, os três foram fundamentais para gerar novas oportunidades, insights do mercado, além de auxiliarem na elaboração das grades de aulas.
SERVIÇO
30ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 28 de junho a 1 º de julho de 2023
Horário de Funcionamento:
> Quarta a Sexta 28 a 30/06 – das 13h às 21h
> Sábado 1º/07 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 80
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 100
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.
Para mais informações envie um e-mail para a organizadora da ABF Franchising ExpoInformações ao público ou acesse o chat do website
Fotos edições anteriores: Link
Importante: A participação nas apresentações simultâneas à feira, que compõem a ABF Franchising Week, exige credenciamento específico e seu conteúdo está direcionado ao público de expositores e franqueadores. Saiba os valores de participação e detalhes da programação no site.
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 30.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, congressos e eventos de capacitação da ABF. Mais informações no site.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse o site.