Ministra da Saúde Nísia Trindade Lima abrirá o Congresso Acadêmico Unifesp 2023
Intitulada “Universidade na (re)construção da Nação”, palestra de abertura será realizada no dia 19/6, a partir das 9 horas
A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, ministrará a palestra de abertura do Congresso Acadêmico Unifesp 2023, evento gratuito e híbrido da Universidade Federal de São Paulo e que acontecerá entre os dias 19 e 23 de junho. A palestra da ministra leva o tema do Congresso Acadêmico neste ano e será realizada na segunda-feira, 19 de junho, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal da Unifesp, direto do Teatro Marcos Lindenberg, em São Paulo (SP).
Doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais, Nísia Trindade Lima é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde, sendo também a primeira mulher a presidir, entre 2017 e 2022, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional.
A ministra tem sua atuação como gestora e intelectual baseada na promoção do valor social da ciência no Brasil e em ações que aproximem a ciência da sociedade. É autora de livros e artigos com ênfase no pensamento social brasileiro, história das ideias em saúde pública e processos brasileiros de construção do Estado Nacional.
Pesquisadora plena da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz, ela é ainda professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (Fiocruz), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de professora associada de Sociologia na UERJ.
Sobre o Congresso Acadêmico Unifesp 2023 – Este ano, com o tema “Universidade na (re)construção da nação”, o congresso reunirá, durante os cinco dias de programação, a comunidade acadêmica para a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos na Unifesp, palestras temáticas, sessões científicas e apresentações artísticas.
Uma vez que o evento é aberto à participação de toda sociedade, será uma oportunidade para conhecer a produção acadêmica da universidade. Ao todo, foram mais de 2.000 trabalhos submetidos, que são realizados nos programas institucionais de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da universidade.
“Que o desafio de 2023 seja inspirador para a (re)construção da universidade pública e de nosso país, baseados na ciência, educação e inovação produzidas na universidade”, convida a coordenação colegiada do Congresso Acadêmico Unifesp 2023.
Serviço:
Congresso Acadêmico Unifesp 2023
Programação de abertura: dia 19 de junho, a partir das 9 horas (formato híbrido)
Apresentação cultural: Coral da Unifesp
Palestra: “Universidade na (re)construção da nação”, com Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde
Data de realização do Congresso: de 19 a 23 de junho