Avalanche: a revolução do streaming (2010-2020)
51 nomes para conhecer a novíssima música brasileira; 400 páginas, 200 fotos, 31 entrevistas. Crowdfunding no Catarse para livro impresso.
‘Avalanche’ (Numa Editora) mapeia os melhores lançamentos da música contemporânea brasileira e os impactos da revolução digital na indústria fonográfica. 51 perfis dos principais nomes da cena, de Céu, Criolo, Emicida e Luedji Luna a BaianaSystem, Metá Metá, Boogarins e Francisco El Hombre. 400 páginas amplamente ilustradas, com 200 fotos de bastidores, shows e capas de disco em um super arquivo inédito de imagens da geração 2010-2020 montado a partir de coletivo gigante de artistas e fotógrafos. 31 entrevistas com figuras chaves da indústria, entre músicos, curadores, produtores e jornalistas, refletindo sobre a nova cena independente, circuito efervescente de festivais, desafios e oportunidades. Análises sobre o crescimento da indústria pós-streaming, com pesquisas e gráficos de institutos de pesquisa como IFPI, Statista e Pro-Música. Registro, retrato e mapa para quem conhece. Guia de novidades para quem quer se encontrar na avalanche de lançamentos e descobrir novas bandas. O fino do que sai hoje nas plataformas e circula pelos festivais.
Pesquisa extensa de 4 anos, ‘Avalanche’ está pronto com campanha de crowdfunding aberta no Catarse para livro impresso. A tiragem na meta #1 será de 500 exemplares, todos reservados aos apoiadores, podendo chegar a 1000 cópias nas metas #3 e #4, com valores fixos de R$ 120 (R$ 150 com ecobag exclusiva), independente das melhorias até edição de luxo. Quanto mais apoios e patrocínios, melhor o livro ficará pelo mesmo preço. Registro inédito sobre a transformações da indústria com digital e mapa-musical com melhores lançamentos dos anos 2010-2020.
Escrito e produzido por Marcelo Monteiro, editor na Globo com, ex-Blog Amplificador do Globo e selo Novíssima da Sony Music Brasil. O prefácio é de Pena Schimdt, nome obrigatório quando se fala em mercado independente e cena contemporânea, técnico de som dos Mutantes, curador de dezenas de lançamentos do Rock-BR da década de 80 com passagem pela principais gravadoras do país, ex-diretor do Centro Cultural SP e do Auditório Ibirapuera, premiado e homenageado na SIM São Paulo (Semana Internacional de Música). ‘Avalanche’ tem apoios do Circo Voador (Rio), SIM São Paulo e Porto Musical (Recife). Vídeos e fotos no Instagram em avalanche_numa. Detalhes sobre crowdfunding com trechos do livro, fotos, gráficos, playlist e tudo sobre a campanha no Catarse (Link)
Quer conhecer os melhores sons da cena contemporânea? Entender os impactos da revolução digital?
‘Avalanche’ é registro detalhado sobre a indústria fonográfica dos anos 2010-2020, a passagem de bastão do físico para o digital, a transformação absoluta do mercado com as plataformas de música como solução da indústria para vencer a pirataria, a consolidação do streaming à frente dos CDs como mídia dominante para circulação de discos, singles e clipes, o crescimento e transformação do chamado midstream (mercado formado por artistas que se lançam sozinhos ou por selos independentes e não fazem parte do catálogo das multinacionais), os impactos nefastos dos anos de pandemia e soluções encontradas para indústria seguir produzindo, as perspectivas animadoras para década de 2020 com desafios e oportunidades e, acima de tudo, sobre a avalanche de artistas, bandas e festivais de uma nova cena contemporânea brasileira em ebulição enfileirando revelações e lançamentos – tudo costurado com pesquisas e análises publicadas em sites brasileiros e estrangeiros.
O Livro
‘Avalanche’ analisa as transformações de mercado dos anos 2010-2020, a explosão de novas bandas (a cada perfil, mais 5 nomes são indicados, chegando à incrível marca de 300 artistas no mapa da nova música brasileira), a consolidação de um circuito de festivais em todo o país, a retomada dos lucros na indústria (movida principalmente pela explosão do streaming; mesmo que ainda desigual, possibilitou o crescimento do midstream), mostrando com depoimentos, pesquisas e análises como a revolução digital mudou profundamente a forma de se produzir, divulgar, consumir e monetizar música. 10 anos de transformações na indústria com guia de melhores sons já produzidos pela geração digital no Brasil, com perfis extensos, incluindo trajetória, premiações, shows emblemáticos e discografia.
O autor: Jornalista, editor, produtor, Marcelo Monteiro foi um dos criadores do blog Amplificador do Globo em 2012, dedicado aos novos sons contemporâneos brasileiros, e curador do álbum ‘Amplificador – Novíssima Música Brasileira: The 10s Generation’, lançado em 2015 pela inglesa Far Out, reunindo 17 bandas de todo o país, como Passo Torto (SP), The Baggios (SE), Abayomy (RJ), Iconili (MG) e Luziluzia (GO). Em 2016, lançou em parceria com a Sony Music Brasil o selo digital Novíssima Música Brasileira, com coletânea, singles e EPs de artistas como Sara Não Tem Nome (MG), Graveola (MG), IFÁ Afrobeat (BA), Letuce (RJ), Nomade Orquestra (SP) e Tagore (PE). Morou em 2016 em Paris onde escreveu matérias sobre a nova música brasileira divulgando na Europa playlists só com lançamentos brasileiros. Fez dj set em casas como L’Ermitage, Bellevilloise, Le Klub e dividiu som com os criadores do Favela Chic no Rosa Sur Seine. Desde 2006, é um dos editores do portal da Globo com.
A Editora: Criada em 2015, no Rio de Janeiro, a Numa conta com mais de 70 títulos no mercado, entre eles ‘Black Rio nos anos 70, a grande África Soul’, ‘Pixinguinha, um perfil biográfico’, ‘Moraes Moreira, Poeta Não Tem idade’, ‘Jards Macalé, Eu só faço o que quero’, ‘Deixa Queimar’, biografia de Negro Leo, e ‘Estudando o Som – 10 anos do Festival Novas Frequências’.
Projeto gráfico: Dupla Design. Empresa carioca fundada por Ney Valle e Cláudia Gamboa com objetivo de criar identidades, provocar conversações, planejar e gerar ideias. Seu foco está em segmentos com o potencial de transformar realidades: esporte, arte, cultura e social. O trabalho da Dupla Design já foi exposto e reconhecido no Brasil e no Mundo, com participação de destaque nas últimas Bienais Brasileiras de Design Gráfico e conquistas de diversos prêmios internacionais.