Nova geração de lideranças sociais será anunciada em 16 de junho durante Festival LED – Luz na Educação, no Rio de Janeiro
O que acontece quando jovens entre 12 e 20 anos ousam sonhar com um futuro melhor para todas as pessoas e se unem para fazer a diferença? A Ashoka, pioneira e maior rede mundial de empreendedorismo social, está reconhecendo a nova turma de Jovens Transformadores. São jovens de todas as regiões do Brasil, reunidos com o mesmo propósito: transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável e inspirar outras pessoas a perceberem a potência que já carregam dentro de si.
“A energia desses jovens é implacável,” diz Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude da Ashoka. “Em comum, eles têm a crença de que cada indivíduo pode contribuir para mudar a realidade de sua comunidade, escola e região. E, já estão à frente de algum projeto ou movimento.” A nova turma será anunciada em 16 de junho, durante o Festival LED – Luz na Educação, que acontece no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. Esta será a maior turma já reconhecida pela Ashoka, com mais de 20 finalistas a Jovens Transformadores.
O anúncio dos Jovens Transformadores Ashoka 2023 será feito no Palco Led Inspira, às 13h30, e contará com a presença de Midria (poeta e cientista social) e Rhenan Cauê (estudante e ambientalista), ambos Jovens Transformadores Ashoka. O evento ainda terá mediação de Tati Machado (comentarista do Encontro, da TV Globo).
A partir das 15h, haverá uma roda de conversa, também mediada por Tati Machado, com todos os novos Jovens Transformadores, no Espaço da Comunidade LED. Em um diálogo aberto e dinâmico, a turma vai mostrar como as juventudes têm transformado ideias em ação e discutir onde se pode aprender a praticar a empatia, a trabalhar em equipe, a formar parcerias e ter confiança em seu poder de transformar.
No sábado, outros Jovens Transformadores Ashoka participam do Festival LED. Às 15h10, no Palco LED Inova no Museu de Arte do Rio (MAR) Rhenan Cauê, de Araguatins (TO), participa de uma roda de conversa sobre “Como ensinar de um jeito que jovens amam? Aprendendo com eles!” e, logo em seguida, às 16h, Beatriz Lacerda, de Belém (PA), participa do painel “Por uma educação para todos, todas e todes“, sobre o papel do ensino na desmistificação de assuntos de gênero e sexualidade e combate à discriminação.
A Ashoka terá ainda um espaço de mobilização dentro do Festival LED, na parte externa do Museu do Amanhã, que servirá como ponto de conexão entre jovens transformadores, empreendedores sociais e colíderes do movimento Um Mundo de Pessoas que Transformam. Na programação, oficinas, mostras de curtas, rodas de conversa e lançamento de livro e audiovisuais.
Para acessar o Espaço Ashoka e participar destas e outras atividades, é necessário fazer inscrição gratuita pelo link Link. Confira a programação completa: Link
Sobre a Ashoka e os Jovens Transformadores
Presente em 92 países, a Ashoka reconheceu a primeira turma de Jovens Transformadores no Brasil em 2019. A organização é articuladora de um movimento por um mundo onde todos se reconheçam como agentes de transformação pelo bem comum. No Brasil desde 1986, a Ashoka teve como um de seus primeiros empreendedores sociais Chico Mendes, em 1988. No mundo, sua atuação vem desde 1980, quando foi fundada pelo norte-americano Bill Drayton, na Índia. A Ashoka já reconheceu mais de 4 mil empreendedores sociais no mundo, sendo 390 no Brasil, em diversas áreas de atuação: equidade de raça e gênero, ambiente e clima, saúde, desenvolvimento econômico, educação, longevidade e participação cidadã.
Sobre o Festival LED – Luz na Educação
A segunda edição do Festival LED – Luz na Educação acontece nos dias 16 e 17 de junho, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, educadores, artistas e entusiastas para compartilharem conhecimento com o público. Além de palestras e oficinas, o Festival LED também contará com um espaço dedicado ao entretenimento, com shows e atividades a fim de ensinar e inspirar. O evento é gratuito.
Serviço:
Anúncio dos Jovens Transformadores Ashoka 2023
Data: 16 de junho
Horário: 13h30 às 13h40
Local: Palco Led Inspira, Auditório Museu do Amanhã
Roda de Conversa com os Jovens Transformadores Ashoka 2023
Data: 16 de junho
Horário: 15h às 15h50
Local: Espaço Comunidade LED, Museu do Amanhã