Memorial às Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro, contribui para o aumento da Base Nacional Integrada de Sobreviventes do Holocausto
O Memorial às Vítimas do Holocausto, localizado no Parque Yitzhak Rabin, Morro do Pasmado, em Botafogo, faz uso de tecnologia em diversas áreas de sua exposição de longa duração, para sensibilizar os visitantes sobre as histórias de vítimas e sobreviventes da perseguição nazista. Um dos destaques em relação ao uso da tecnologia é a Mesa dos Sobreviventes do Holocausto Acolhidos no Brasil, primeira interface pública da Base Nacional Integrada de dados de Sobreviventes do Holocausto, que reúne informações sobre mais de 3 mil pessoas que imigraram para o Brasil durante e depois do período nazista na Europa.
Desde a abertura ao público, no dia 19 de janeiro, o Memorial contribuiu para o acréscimo de cerca de 100 novos nomes na base de dados, graças à Mesa dos Sobreviventes. Ao interagir com as imagens projetadas nesta mesa, o visitante acessa informações sobre os sobreviventes, como foto, data e cidade de nascimento, passagem por guetos e campos de concentração. E o visitante também descobre, ali mesmo, na mesa, o caminho para sugerir nomes a serem acrescidos à base. O processo para inclusão dos nomes passa pela análise de uma equipe especializada, e essa análise pode ainda gerar a descoberta de outras pessoas a serem acrescentadas ao banco de dados. A Mesa dos Sobreviventes do Holocausto Acolhidos no Brasil é fruto de uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, instituição responsável pela Base Nacional Integrada de dados de Sobreviventes do Holocausto, que existe desde 2018.
O Memorial às Vítimas do Holocausto também utiliza a tecnologia em várias seções de sua exposição: no “Centro Vida”, onde palavras e imagens reforçando a importância da vida são projetadas numa enorme tela em semicírculo. E nas seções “Antes, Durante e Depois do Holocausto” o Memorial utiliza vídeos, mesas interativas, imagens colorizadas por inteligência artificial, iluminação especial que altera a cor das roupas dos visitantes, entre outros artifícios, para contar histórias de vítimas e sobreviventes de uma das maiores tragédias da história.
Mídias do Memorial às Vitimas do Holocausto:
Instagram: Link
Site: Link
Serviço – Memorial às Vítimas do Holocausto:
Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo.
Acesso pela Rua General Severiano.
Horário de funcionamento da exposição:
De quinta a domingo, das 10h às 17h
Visita mediada: sábados, domingos e feriados, às 11h e às 15h (Ponto de encontro 15 min antes na recepção)
Classificação indicativa: 12 anos
Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin: Todos os dias, de 8h às 22h
Ingressos: gratuitos e devem ser retirados pelo site da Sympla.