Museu Republicano de Itu participa da 10ª MuseumWeek
Começa nessa segunda-feira, dia 5 de junho, a 10ª edição do “MuseumWeek”, e o Museu Republicano de Itu mais uma vez participará desse evento online que reúne cerca de seis mil instituições culturais distribuídas pelo mundo.
Seguindo a fórmula “7 dias, 7 temas e 7 hashtags”, a ideia é que os museus explorem seus acervos de forma criativa e divulguem a cada dia um conteúdo inédito em seus perfis nas redes sociais, de acordo com os temas propostos pela organização.
Meio ambiente, inteligência artificial, comida e oceanos estão entre os temas sugeridos para essa edição. Até o dia 11, domingo, para cada dia será um tema e uma hashtag relacionada a ser seguida pelos museus.
O objetivo é alcançar públicos conectados, especialmente os mais jovens que não estão acostumados a ver materiais relacionados à cultura e à arte no mundo digital, e despertar esse interesse valendo-se de conteúdo criativo, inédito e interativo.
A “MuseumWeek” é realizada pela organização sem fins lucrativos Culture for Causes Network, a fundação filantrópica Art Explora e a Unesco. E o Museu Republicano está presente tanto no Facebook quanto no Instagram.
História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.