Instituições culturais do Governo do Estado de SP participam da #MuseumWeek
Décima edição da iniciativa reúne instituições culturais do mundo todo com programação pela internet; campanha mundial acontece de 5 a 11 de junho
A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo reuniu todas as instituições culturais da pasta para participar da #MuseumWeek2023. De 5 a 11 de junho, museus, bibliotecas, Fábricas de Cultura, teatros e salas de espetáculo vão fazer parte da oitava edição desse evento, que é dedicado ao meio ambiente e conecta estabelecimentos artísticos do mundo com programação pela internet.
Assim como nas edições anteriores, a organização da #MuseumWeek2023 definiu sete temas principais que, este ano, atenderão pelas hashtags: #MeioAmbienteMW, #Web3MW, #ComidaMW, #OceanosMW, #iaMW, #PatrimonioMW e #SolMW. Os objetivos são destacar as iniciativas ambientais, abordar os avanços tecnológicos, expor diferentes significados dos alimentos, conscientizar sobre o papel dos oceanos, representar as mudanças trazidas pela inteligência artificial, destacar a importância do patrimônio histórico e também mostrar o significado cultural do sol.
Trata-se de uma celebração que visa promover o acesso à cultura e estimular o interesse pela história e pela arte, além de fortalecer os vínculos entre os museus e a sociedade. É um evento enriquecedor para os visitantes, espectadores e para os próprios museus, reforçando o papel fundamental que eles exercem na preservação e disseminação do conhecimento.
Programação e hashtags
O Museu Índia Vanuíre, localizado em Tupã, pela #MeioAmbienteMW, abre o evento no dia 5 com o vídeo de Eduardo Dantas, que desenvolve um projeto de plantio de árvores para conscientizar sobre a importância do meio ambiente.
Situado na região do Parque Dom Pedro II, o Museu Catavento, na ação #Web3MW do dia 6, fará uma live com Rogério Pereira, Gerente de TI do Museu Catavento, às 15h, abordando como o Museu está se preparando para as tecnologias do futuro, quais os desafios na implantação dessas tecnologias e como se estrutura o setor de TI na instituição.
Na quarta-feira (7), o Museu Catavento continua com a programação e apresenta, em #ComidaMW, uma live no espaço “Conservação e Preservação dos Alimentos”, às 15h, abordando como a comida está diretamente ligada à ciência e a importância de conhecermos a cadeia da produção dos alimentos que são consumidos.
Já na quinta-feira (8), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, localizado na região de Campos do Jordão, em #OceanosMW, mostra o papel fundamental que os oceanos desempenham no ecossistema.
Na sexta-feira (9), em debate a #iaMW, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro compartilham, nas redes sociais das instituições, um conteúdo personalizado gerado a partir do Chat GPT.
Na ação #PatrimonioMW, no sábado (10), o Museu Índia Vanuíre exibirá, nas redes sociais, um vídeo especial com profissionais da instituição falando sobre a importância da preservação do patrimônio cultural.
Por fim, no dia do encerramento (11), pela hashtag #SolMW, o Museu Índia Vanuíre vai exibir, em suas redes sociais, um vídeo em que o povo Terena mostra o relógio solar que é um marco importante daquela comunidade indígena.
#CulturaEmCasa apresenta a série Por Dentro dos Museus
Na plataforma #CulturaEmCasa, a série Por Dentro dos Museus, com Vivi Villanova, percorre os museus de São Paulo, desvendando acervos, histórias e aproximando o espectador de várias culturas. Além dos episódios já existentes, mostrando o Museu do Café, o Museu da Imagem e do Som, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu das Culturas Indígenas, há episódios novos para serem inaugurados neste mês de junho, em homenagem ao #MuseumWeek.
No dia 25/06, domingo, às 18h, haverá a estreia do episódio sobre o Museu do Imigrante, localizado na região da Mooca e no dia 28/06, quarta-feira, ocorrerá a estreia do episódio sobre a Pinacoteca de São Paulo, localizada na região da Luz. A intenção é possibilitar o reconhecimento da importância dos museus como espaços de preservação, pesquisa, educação e lazer.
A #CulturaEmCasa é a primeira plataforma de streaming e vídeo por demanda do país criada com o objetivo de democratizar o acesso da população a conteúdos culturais e criativos de alta qualidade, não presentes em outras plataformas.