A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 2 de junho, às 19 horas, dentro da série Cantares, o grupo Pierrot Ensemble, com participação especial da mezzo-soprano Carolina Faria, com regência de Priscila Bomfim. No repertório, a peça Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg.
Um ciclo de vinte e uma canções baseadas nos poemas do belga Albert Giraud, traduzidos para o alemão por Otto Erich Hartleben, para soprano ou mezzo-soprano solista e um conjunto de câmara.
O estilo de canto é o “sprechgesang”, o canto-falado, algo entre o melodrama teatral, a declamação e o canto propriamente dito.
Para a regente Priscila Bomfim, “Pierrot Lunaire é uma obra emblemática dentro do repertório do século XX, não somente pelo fato de abrir um caminho na música atonal e dodecafônica, mas principalmente pela forma como Schoenberg conseguiu dar significado a estes 21 poemas de Giraud, traduzidos para o alemão. Poder interpretá-los é sem dúvida é um marco na carreira de qualquer músico e maestro.”
“Pierrot Lunaire de Schoenberg é uma viagem perturbadora, transformadora e necessária”, pontua a mezzo-soprano Carolina Faria. “Em tempos de curadoria da imagem pessoal, o Pierrot força a porta e nos mostra que somos muito mais que sorrisos ensaiados: rubis, verdadeiros tesouros nos aguardam escondidos em nossa escuridão”, avalia.
PIERROT LUNAIRE, de Arnold Schoenberg
Ingressos: R$ 40
Sala Cecília Meireles
Série Cantares
Pierrot Ensemble
Sofia Ceccato, Flauta | Piccolo
Marcos Passos, Clarinete | Clarone
Marcio Sanchez, Violino | Viola
Pablo Uzeda, Violoncelo
Katia Balloussier, Piano
Carolina Faria, Mezzo-Soprano
Priscila Bomfim, Regente
A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Vale.
Ingressos a R $40,00.
O concerto será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala.