Shows de Linn da Quebrada, Johnny Hooker e Grag Queen, além de uma Ball com a presença da dançarina francesa Lasseindra Ninja, são algumas das novidades.
Evento acontece entre os dias 25 de maio e 04 de junho, no Rio de Janeiro, e também terá, gratuitamente, exposições, teatro, cinema, oficinas e outras apresentações
Nova edição, novas aspirações. O Presença Festival chega à segunda edição oficial, na cidade do Rio, celebrando a potência da comunidade LGBTQIAPN+ nas artes, na cultura e no empreendedorismo, com artistas renomados e novos talentos em ascensão. Uma grande celebração em prol da diversidade, equidade, inclusão e, acima de tudo, representatividade.
Conhecido pela pluralidade presente em diversas áreas, o evento apresenta uma programação exclusiva, e democrática, durante os dias 25 de maio e 04 de junho, dando início às comemorações que acontecem no mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Entre as atrações, em sua maioria gratuitas, estão uma mostra de Teatro Preto com apresentação das premiadas peças A Jornada De Um Herói e Meus Cabelos de Baobá; exposições de arte, oficinas de dança; atividades de literatura, dramaturgia e música instrumental; exibição de filmes, talks e bate-papos; shows e uma Ball inédita que traz à tona a cultura ballroom, movimento cultural criado em Nova York por pessoas pretas, latinas, transgêneras, marginalizadas e invisíveis socialmente, que ganhou o mundo.
O objetivo do festival é demonstrar para a sociedade que a diversidade está presente nos mais variados segmentos culturais e da economia criativa. Artistas como a cantora, compositora, atriz e ativista travesti Linn da Quebrada, o irreverente cantor Johnny Hooker e a drag queen Grag Queen, vencedora do reality americano Queen of The Universe, sobem ao palco do Circo Voador, no dia 3 de junho, para shows que mesclam entretenimento, propósito e conscientização. Nos intervalos, a DJ Bruna Strait comanda as pickups e, no espaço ao ar livre, o quilombola Joelington Rios exibe seu trabalho no campo das artes visuais, com sua série de fotografias na exposição “O Que Sustenta o Rio”.
Na mesma noite, acontece uma participação da badalada festa V de Viadão, tendo o DJ Edu Castelo como principal atração, e a Ball do Orgulho LGBTQIAPN+, coproduzida pela produtora Hell de Janeiro Ball, e que traz ao público uma convidada especial: a dançarina francesa transgênera Lasseindra Ninja, reconhecida como pioneira do cenário ballroom europeu e protagonista do filme Fabulous, produzido em 2019.
“A cultura ballroom é um dos principais braços do Presença Festival, que este ano abre as comemorações do mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o que é sensacional. O evento é uma celebração à diversidade na cultura. Nesta segunda edição, traremos um olhar especial para os artistas talentosos que representam esse movimento político e social mas não recebem oportunidades porque ainda há pouco espaço para a diversidade no mercado cultural e artístico. O mundo está mudando, o cenário melhorando, mas precisamos sempre nos afirmar para manter nosso espaço e evitar que o conservadorismo volte a ocupar. Meu objetivo é dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PcDs (Pessoas com Deficiências) ou de povos originários. No festival, o debate é interseccional, temos o objetivo de juntar forças para combater o preconceito através da arte”, destaca José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento.
No dia 4 de junho, o público terá acesso ao Mundo Presença, em que serão realizadas várias atrações gratuitas, das 10h às 20h, no Centro de Movimento Deborah Colker. Na seção Arte Sem Amarras, o artista visual Diego Moura apresentará a exposição O Abecedário da Diversidade. No espaço intitulado Movimentos Transversais, haverá oficinas de breaking, de passinho, de samba, de afrofunk e de Vogue, que é mais do que um estilo de dança marcado por poses, ‘caras e bocas’, e sim um movimento de reafirmação de identidade de gêneros e sexualidade. Quem estará no comando desta oficina inédita é a dançarina francesa transgênera Lasseindra Ninja, convidada especialmente para o festival. Também serão ministradas atividades de música instrumental com participantes dos blocos de carnaval Amigos da Onça e Bloconcé na sala Diversidade Sonora.
No espaço Telas Plurais, os curtas Cinema Esperança, Chão de Fábrica, Filhas de Lavadeiras, Se Trans For Mar e Deus não Deixa serão exibidos, e, após cada sessão, haverá bate-papo com as diretoras de cada filme, Ana Carolina Francisco, Edileuza Penha de Souza, Cibele Appes e Marçal Vianna. Já na sala Letras Inclusivas, Alice Marcone estará à frente do workshop “Construção de Personagem – Análise de filmes com personagens trans” e Felipe Cabral comandará o talk “A representatividade LGBTQIAPN+ na literatura”.
Para as crianças, uma dinâmica especial com leitura e contação de histórias que celebram a diversidade, na seção Sementes do Futuro. Escrita e desenvolvida por Janine Rodrigues, a atividade infantil “Se esta história fosse minha” foi vencedora do Prêmio Arte Escola do Rio de Janeiro e do Prêmio Criança da Fundação Abrinq.
O empreendedorismo também ganhará destaque no festival. Patrocinada pelo Mercado Livre, a Feira Múltipla, que reúne arte, moda, design, acessórios e gastronomia, apresenta o trabalho de dez empreendedores, sendo eles mulheres, negros e LGBTQIAPN+. Como um plus para o público que visitar os stands, pocket shows com as cantoras Tabatha Aquino e o DUO Mari Jasca + Paloma Ronai.
O Presença Festival 2023 é apresentado pela Shell (patrocinadora master), pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Conta também com o patrocínio do BNY Mellon, Mercado Livre, Bayer, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Apoio da Deloitte, Caixa Cultural e Caixa Econômica Federal. Produzido pela Araucária Agência Cultural, foi idealizado por José Menna Barreto, que também assina a direção artística e a curadoria. A realização é da CMX Associados, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
“Esse é o primeiro ano que estamos com o Presença Festival e apoiar um projeto como esse é motivo de orgulho para a Shell, que tem entre seus pilares valorizar as pessoas e a diversidade. A Shell tem o compromisso de construir e consolidar seu legado junto à sociedade brasileira, e celebrar a música, a dança e toda cultura LGBTQIAP+ e negra são ações fundamentais para isso”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Confira a programação do Presença Festival 2023
Mostra de Teatro Preto – Entrada gratuita. Informações para ingressos: presencafestival.com.br
Local: Teatro da Caixa Nelson Rodrigues – Centro (RJ)
Dias 25 e 26/5, às 19h – A Jornada De Um Herói (Vencedor do Prêmio Shell 2022 de Melhor Iluminação)
Dia 27/5 às 19h e 28/5 às 17h – Meus Cabelos de Baobá (Indicado ao Prêmio Shell em 2020 na categoria Melhor Música. Protagonizado por Fernanda Dias, primeira mulher negra a vencer o prêmio de Melhor Atriz pelo esquete homônimo do 8º FESTU, maior festival de teatro universitário do Brasil, em 2018. Direção de Vilma Melo, primeira mulher negra a vencer o Prêmio Shell de Teatro de Melhor Atriz, em 2017, com Chica da Silva – O Musical)
Noite especial em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIAPN+
Local: Circo Voador – Lapa (RJ)
Dia 03/06 – das 19h às 04h
Ingressos à venda em: https://www.eventim.com.br/artist/presenca-festival/
Programação:
19h – DJ Bruna Strait
20h – Ball do Orgulho (Ball da Cultura Ballroom)
22h – DJ Bruna Strait
22h20 – Grag Queen
23h10 – Bruna Strait
23h30 – Linn da Quebrada
00h30 – Bruna Strait
00h50 – Johnny Hooker
01h50 – V de Viadão
Sobre a Ball do Orgulho:
Ball da cultura ballroom, com categorias que remontam a história do movimento LGBTQIAPN+. Participação da dançarina francesa Lasseindra Ninja, reconhecida como pioneira do cenário ballroom europeu e protagonista do filme Fabulous, produzido em 2019. A Ball do Orgulho é co-produzida pela Hell de Janeiro Ball, produtora de Balls 100% integrada por pessoas da cultura ballroom. O valor dos prêmios para cada categoria é de R$ 800, chamados de Grand Prizes.
Chanters: Thita Oricci e Overseer Tanesha West
MCs: International Prince Luky Revlon e Tofu Ninja
DJs: Bout 007, Pambelli Ninja e Buth Ninja
Júri: Lasseindra Ninja, Lion King Milan, Princess Makayla Revlon, Vitória Xtravaganza, Akira 007, Yagaga 007 e Dante 007.
Categorias:
Runway: Stonewall
Descrição curta: Traga para seu runway o outfit que você utilizaria na marcha e o objeto que você usaria para defender a sua comunidade.
Face: Documentário The Queen (1968)
Descrição curta: Traga uma estética baseada no documentário The Queen, Crystal La Beija ou looks com referência da época.
Femme Queen Performance: Femme Queens de Paris is Burning
Descrição curta: Traga uma referência visual para os Juris de uma femme queen representada no Documentário Paris is Burning.
Old Way: Pose
Descrição curta:Traga uma referência de personagens de Pose, com estética de roupa da época retratada na série de sucesso.
New Way: The Black Era
Descrição curta: The traditional New Way – Trazer uma performance com os elementos e estéticas tradicionais do oldway dentro dos bailes da época de 90 a 95.
Vogue Femme OTA: Icones LGBTQIAPN+
Descrição curta: Traga para a batalha a representação de ícones da nossa cultura. Homenageie um ícone que mais representa a história que você carrega.
Body para Corpos Grandes : A Nova Bandeira da Diversidade
Descrição curta: Utilizar as cores que te representam na nova bandeira LGBTQIAPN+.
Haverá cota de ingressos (no valor especial de R$30) voltado para a comunidade ballroom, para oportunizar e democratizar o acesso, e cota de ingressos gratuitos TransFree, voltada para pessoas trans.
Exposição “O Que Sustenta o Rio”, de Joelington Rios, assinada pelo patrocinador BNY Mellon
Nascido no quilombo Jamary dos Pretos, em Turiaçu/ MA, 1997, o artista visual Joelington Rios trabalha e mora entre o seu Quilombo no norte do Maranhão e na zona norte do Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisas no campo das artes visuais. Combina diferentes técnicas e práticas artísticas, misturando fotografia, vídeo arte, escultura e instalações. Sua pesquisa tem como objetivo revelar outras corporalidades, criar significado, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência. O artista desloca os símbolos do Cristo Redentor e Pão de Açúcar para construir uma outra imagem da cidade. Assim como a angulação da fotografia, contempla-se não mais a vista do topo que apresenta a Baía, mas o olhar de quem está embaixo. Desta forma, Joelington transforma a estética da beleza e opulência para instigar um imaginário simbólico que observa seus contrastes sociais.
Mundo Presença – Entrada Gratuita
Os ingressos gratuitos devem ser retirados em www.presencafestival.com.br
Local: Centro de Movimento Deborah Colker – Gávea (RJ)
Dia 04/06 – das 10h às 20h
Arte Sem Amarras – Atividades de Artes Visuais:
Exposição “O Abecedário da Diversidade”, de Diego Moura;
O artista visual Diego Moura busca inspiração em figuras do universo Pop, que compõem sua série de artes “Perfil” para convidar o público a conhecer o significado da sigla do movimento LGBTQIAPN+. Uma sequência de letras capazes de resumir a diversidade sexual e de gênero que compõem a nossa sociedade. Sem a pretensão de ligar os personagens às definições de cada gênero, o artista entende que uma das formas de combater o preconceito é através da educação e da ampliação do acesso ao conhecimento.
Movimentos Transversais – Oficinas de Dança:
Oficina de Breaking, com FabGirl, de 10h30 às 12h;
Oficina de Vogue, com Lasseindra Ninja, de 14h às 15h30;
Oficina de Passinho, com Celly I.D.D., de 15h30 às 17h;
Oficina de Samba, com Mayara Lima, de 17h às 18h30;
Oficina de Afrofunk, com Taísa Machado, de 18h30 às 20h;
Telas Plurais – Atividades de Audiovisual:
Exibição do curta Cinema Esperança + Bate-papo com a diretora Ana Carolina Francisco, de 14h às 14h40;
Exibição do curta Chão de Fábrica + Bate-papo com representante do curta (a definir), de 14h45 às 15h30;
Exibição do curta Filhas de Lavadeiras + Bate-papo com a diretora e roteirista Edileuza Penha de Souza, de 15h35 às 16h10;
Exibição do curta Se Trans For Mar + Bate-papo com a diretora e roteirista Cibele Appes, de 16h15 às 17h;
Exibição do curta Deus não Deixa + Bate-papo com o diretor Marçal Vianna, de 17h05 às 17h45;
Letras Inclusivas – Atividades de Literatura e Dramaturgia:
Workshop “Construção da Personagem – Análise de filmes com personagens trans”, com Alice Marcone, de 15h às 17h;
Talk “A representatividade LGBTQIAP+ na literatura”, com Felipe Cabral, 17h às 18h30;
Diversidade Sonora – Atividades de Música Instrumental:
Oficina instrumental do bloco de carnaval Amigos da Onça, de 14h às 16h;
Oficina instrumental do bloco de carnaval Bloconcé, de 16h às 18h;
Diálogos Coletivos – Talks e bate-papos:
Painel “DE&I nas Organizações: realidades e perspectivas”, de 14h às 15h, com a presença de executivos das empresas patrocinadoras;
Painel “Acessibilidade Cultural – Por uma cultura mais inclusiva”, de 18h às 19h, com Ingrid David, Patricia Dorneles e demais participantes;
Sementes do Futuro – Atividades infantis:
“Se esta história fosse minha”, de 10h30 às 12h, com Janine Rodrigues. Duas vezes ganhadora do Prêmio Arte Escola do Rio de Janeiro e do Prêmio Criança da Fundação Abrinq, a premiada atividade, idealizada pela escritora Janine Rodrigues, consiste na leitura e escuta de histórias que celebram a diversidade e depois, uma continuidade na história, com uso dos personagens do livro e também sendo o leitor/ouvinte, um personagem da história apresentada.
Feira Múltipla – Feira de Arte, Design, Moda e Gastronomia, assinada pelo patrocinador Mercado Livre
Com 10 empreendedores participantes (07 de arte, design, acessórios e moda e 03 de gastronomia) funciona das 10h às 20h. Pocket-show da cantora Tabatha Aquino, de 15h30 às 16h30, e do DUO Mari Jasca + Paloma Ronai, de 17h às 18h.
Sobre a Araucária Agência Cultural:
Criada em 2009 como um mix de produtora cultural e agência de comunicação, a Araucária Agência Cultural vem criando movimentos culturais contínuos, em diferentes áreas como Tecnologia e Inovação, Educação Financeira, Sustentabilidade, Entretenimento, Artes Visuais, Espetáculos e Saúde, que unem transformações sociais (alinhadas a contemporaneidade global) junto a contrapartidas e resultados impactantes para parceiros, utilizando as artes como ferramenta de execução e a cultura como base para o pensamento das ações.
Sobre o idealizador, diretor artístico e curador do festival, José Menna Barreto:
Comunicador, produtor cultural e DJ, o carioca José Menna Barreto coordena as áreas de Comunicação e Relacionamento Institucional da Araucária Agência Cultural, produtora responsável por projetos como HACKTUDO – Festival de Cultura Digital, Desafio nas Escolas e FESTU – A Festa do Teatro. É idealizador e diretor artístico do Presença Festival. Em sua trajetória como produtor artístico e executivo constam também os clubes The Week Rio e ZeroZero, além das festas Marte, Dash! e Clube Carioca. Como curador, integrou os projetos Me Ocupa Rio!, no Solar de Botafogo, e Rooftop Festival, no JW Marriott Hotel.