A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 5 de maio, às 19 horas, e sábado, dia 6 de maio, às 16 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de André Cardoso, com o Coro Infantil da UFRJ, Inácio de Nonno como narrador e Michele Menezes como solista.
No programa, “Romance de Santa Cecília”, escrita por Edino Krieger, em 1989, e a “Segunda Sinfonia em Ré Maior, op. 73”, de Johannes Brahms.
Segundo o maestro André Cardoso, “O Romance de Santa Cecília” foi a obra encomendada ao maestro Edino Krieger por Henrique Morelenbaum em 1989 para a reabertura da Sala Cecília Meireles após a reforma que a reconfigurou.
Para estruturar a obra, Krieger lançou mão de texto de Cecília Meireles que narra a vida de Santa Cecília, a padroeira da Música e dos Músicos”.
O maestro lembra ainda que “por ocasião da estreia da peça, a narração foi feita pela atriz Maria Fernanda, filha de Cecília Meireles, o que conferiu ao evento uma importância ainda maior.
Após a estreia a obra permaneceu em manuscrita e nunca foi executada novamente. Após mais de 30 anos de sua única execução, a obra volta ao palco da Sala Cecília Meireles em concerto que homenageará o compositor, que, falecido em 2022, completaria 95 anos em 2023.”
A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Vale.
Ingressos a R$ 40,00.
O concerto será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala.
ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
Michele Menezes
soprano
Inacio de Nonno
narrador
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Coro Infantil da UFRJ
André Cardoso
regente
PROGRAMA:
Edino Krieger (1928 – 2022)
Romance de Santa Cecília
Intervalo
Johannes Brahms (1833 – 1897)
Sinfonia nº 2 em Ré Maior, op. 73
I. Allegro non troppo
II. Adagio non troppo
III. Allegretto grazioso (quasi andantino)
IV. Allegro con spirito