Espetáculo em comemoração ao mês do Choro revisita clássicos do compositor
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, na próxima quarta-feira (5), às 19h, uma homenagem a Pixinguinha, em um concerto especial da Banda Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias, abrindo as comemorações do Mês do Choro.
Sob a regência do maestro Davi Fernandes, o repertório conta com clássicos do artista, que é considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira.
Composta por 30 instrumentistas que tocam flauta, clarineta, sax, trompete, trombone, tuba e percussão, a Banda Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias faz parte do projeto social Geração de Sons, patrocinado pela CAIXA.
A apresentação acontece no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues e os ingressos, vendidos a preços populares, podem ser obtidos na bilheteria do espaço, localizado no centro do Rio de Janeiro.
Pixinguinha:
Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi maestro, instrumentista, compositor e arranjador, sendo admirado e respeitado tanto no meio popular quanto no clássico. Obras consagradas como “Carinhoso”, “Rosa” e “Lamento” fazem parte do repertório do artista, que foi o principal responsável pela concretização de uma nova realidade musical popular, baseada na formação flauta-violão-cavaquinho.
O Dia do Choro, comemorado oficialmente em 23 de abril, marca também o nascimento de Pixinguinha, que definiu a forma musical do choro e expandiu o horizonte sonoro conhecido até então.
Projeto Geração de Sons:
O Geração de Sons é um projeto do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), que tem o patrocínio da CAIXA e tem como objetivo apresentar o protagonismo infanto-juvenil através da música.
Os coros juvenis do IBME são formados por alunos, com idades entre 8 e 19 anos, integrantes da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Além de desenvolver a prática do canto coletivo entre os alunos, também há performances corporais em algumas músicas que são apresentadas.
Com a orquestra, o objetivo é proporcionar experiência aos jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para universidades e orquestras profissionais.
A parceria oferece aulas gratuitas de formação musical em violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão e canto e coral.
As aulas, com profissionais qualificados e instrumentos afinados, acontecem em quatro polos distribuídos pelo território fluminense: em Santa Cruz, Campos Elíseos, Duque de Caxias e Centro do Rio de Janeiro, ocupando sedes próprias ou funcionando em parceria com escolas públicas.
Serviço:
[Música] “Concerto em Comemoração ao Mês do Choro – Homenagem Especial a Pixinguinha” (Projeto Social Geração de Sons), com a Banda Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues. Avenida República do Paraguai, 230, Centro. Rio de Janeiro/RJ
Data/Horário: quarta-feira, 05 de abril, às 19h
Ingressos: preços populares R$ 2 e R$ 1 (meia-entrada para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, menores de 21 anos, professores e profissionais da rede pública municipal de ensino, clientes CAIXA e outros casos previstos em lei)
Bilheteria: de terça a domingo, das 10 às 19h
Duração: 1h20
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Capacidade: 417 lugares (8 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (21) 3509-9621 | Site da Caixa Cultural