A série da Netflix “The Makanai: Cooking for the Maiko House” – uma produção em conjunto entre a Netflix, a Story Inc. e a BUN-BUKU Inc. – foi lançada no dia 12 de janeiro.
O diretor Hirokazu Kore-eda também atua como showrunner e roteirista dessa série dramática, adaptada dos quadrinhos originais, que contará com nove episódios.
Esta é a primeira produção da Netflix com Hirokazu, cineasta aclamado pela crítica e ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes pelo seu filme “Assunto de Família”, em 2018, sendo o primeiro diretor japonês em 21 anos a alcançar tal feito.
A série é baseada em “Maiko in Kyoto: From the Maiko House”, uma história em quadrinhos popular de Aiko Koyama publicada pela primeira vez na revista Weekly Shonen Sunday, em 2016.
A história se passa no distrito de gueixas de Kyoto, em que a protagonista Kiyo se torna uma makanai (cozinheira) de uma casa onde as maikos (aprendizes de gueixa) moram juntas.
A história retrata a vida cotidiana de Kiyo e da maiko Sumire, sua amiga de infância, que se mudam de Aomori para Kyoto e passam a viver em meio a um mundo vibrante de gueixas, de cortesãs maikos e de deliciosas comidas.
Os quadrinhos ganharam o 65ª Shogakukan Manga Award e viraram best-seller com mais de 1,8 milhões de cópias vendidas
Sinopse
Depois de se formar no colégio, Kiyo, de 16 anos, deixa a sua cidade natal, Aomori, rumo a Kyoto com sua amiga Sumire, sonhando em se tornar uma bela maiko (aprendiz de gueixa). No entanto, logo ela é informada de que não tem perfil para ser uma maiko. Mas, quando está prestes a regressar para Aomori, suas habilidades como cozinheira são notadas e ela acaba sendo contratada como makanai, uma cozinheira que trabalha na casa onde as maikos moram juntas. Durante esse tempo, Sumire rapidamente se torna uma bela maiko e fica famosa nas ruas da tradicional cidade de Gion. Os dias divertidos e deliciosos de uma makanai com uma maiko começam aqui