BARDO, Falsa Crônica de Algumas Verdades, o novo projeto de Alejandro G. Iñárritu, vencedor de cinco prêmios Oscar, estreou ontem, dia 16 de dezembro, na Netflix.
BARDO é uma experiência imersiva, de proporções épicas e com um visual simplesmente arrebatador. Dentro desse cenário é narrada a jornada íntima e extremamente comovente de Silverio, um mexicano que vive em Los Angeles e trabalha como jornalista e diretor de documentários.
Depois de ganhar um importante prêmio internacional, Silverio sente que precisa voltar para seu país de origem — mas não se dá conta de que essa viagem o levará aos limites de uma crise existencial.
Com suas memórias e medos atravessando toda a sua rotina, sua vida será tomada por um sentimento de desordem e arrebatamento.
Com emoções à flor da pele e uma abundância de gargalhadas, Silverio se vê frente à frente com questões universais e ao mesmo tempo íntimas sobre temas como identidade, sucesso, a brevidade da vida, a história do México e os profundos laços que ele compartilha com sua esposa e filhos. O que Silverio precisa confrontar, então, é o que significa ser humano nos dias de hoje.
O ator mexicano Daniel Gimenez Cacho interpreta com maestria o personagem de Silverio Gama.
O longa foi filmado em uma belíssima película de 65mm pelas mãos do cinegrafista Darius Khondji, indicado ao Oscar (Amor, Seven: Os Sete Crimes Capitais) e conta com roteiro de Iñárritu e Nicolás Giacobone (do premiado Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) e Biutiful), BARDO também é o primeiro projeto de Iñárritu a ser filmado no México desde o fenomenal Amores Brutos, de 2000, e conta com direção de arte do designer mexicano Eugenio Caballero (ROMA, O Labirinto do Fauno) vencedor do Oscar, e figurino de Anna Terrazas (The Deuce, ROMA).