Salve, salve minhas queridas capivaras.
A Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (RJ) apresentou duas grandes novidades para este final de ano.
A exposição imersiva e inédita sobre a vida de Laura Alvim, idealizada pela produtora Constelar e em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, foi prorrogada e ficará aberta ao público até o dia 26 de março de 2023 ,de quarta a domingo, das 13h às 20h, com entrada inteiramente grátis
A novíssima Rádio Laura (www.radiolaura.com) vai abrir as suas portas para receber o público que quiser gravar seu próprio podcast ou material de áudio, de forma gratuita e autoral. nas próximas quintas-feiras, dias 15 e 22/12.
Projeto 35 anos de Laura
Diante do sucesso de público e pela riqueza e ineditismo que apresenta a vida e história de Laura Alvim, o projeto 35 anos de Laura, que contempla uma exposição inédita, imersiva e gratuita sobre a mulher que viveu ali, filha do médico Álvaro Alvim, pioneiro no uso de raios-X no Brasil, e neta de Angelo Agostini, precursor da caricatura nacional, será apresentado até o dia 26 de março de 2023.
A mostra ficará em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, de quarta a domingo, das 13h às 20h, com apresentação da performance Fragmentos de Laura, às sextas, sábados e domingos, das 18h às 20h.
No período das festas, a programação será normal até o dia 30/12, e apenas nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 1/1 não haverá visitação.
Em relação ao Fragmentos de Laura, na semana que antecedem as festas, serão realizadas apresentações apenas nos dias 23/12 e 30/12.
A entrada é franca mas é importante retirar a senha no local ou na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/35-anos-de-laura-performance-teatral-fragmentos-de-laura/1773623).
Idealizado pela produtora Constelar, de Tatianna Trinxet, e apresentado pela PRIO (antiga PetroRio), maior companhia independente de óleo e gás do Brasil, com apoio institucional da Funarj, o projeto, que celebra os 35 anos de existência da Casa de Cultura Laura Alvim, apresenta ao público obras de arte, mobiliários, louças, fotografias e outros itens do acervo original da família Alvim dos tempos em que Laura viveu no casarão, antes de doá-lo ao Governo do Estado do Rio e se tornar um importante centro cultural.
Com a exposição, o acervo cultural e museológico passaram a fazer parte da casa em um espaço permanente, o Memorial Laura Alvim, como um presente aos cariocas. Outras atrações também chamam a atenção como o enorme e elegante banheiro cor de rosa, que funcionava como um camarim para Laura; o pequeno palco, com cadeiras refletidas, que resgata a memória afetiva dos encontros com grandes nomes da arte como Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Darcy Ribeiro e Tônia Carrero; e a sala de jantar com imagens de documentos, fotos e objetos históricos da família, e um time-lapse de 24 horas da vista da praia de Ipanema, filmada diretamente da varanda de onde Laura contemplava o mar.
Ponto alto da mostra, a performance Fragmentos de Laura tem arrancado elogios dos visitantes que ficam encantados com a apresentação das cinco atrizes que relembram momentos marcantes da vida de Laura Alvim, por meio de encenações lúdicas e inusitadas de 30 minutos, sob a direção de Daniel Herz. O time é composto por Verônica Reis, que recebe as pessoas no início da exposição e fala sobre a casa, doada para o Governo do Estado do Rio em 1983; Carolina Santorini, que, na sala de jantar, apresenta as conversas em família entre Laura, a irmã e o pai, que a impedia de atuar com atriz profissionalmente; Raabe Roque, que circula pela varanda, incorporando os momentos de cantoria da anfitriã e admiração pelo mar; Roberta Brisson, que atua no pequeno palco construído em casa por Laura para ela encenar; e Deise Manttuano, que, no suntuoso banheiro, interpreta Laura Alvim fazendo uma análise de como conduziu sua vida até os últimos dias.
A exposição conta com um time de educadores e monitores, parte deles bilíngues, para visitas mediadas e atendimento ao público em geral. No percurso, há QR codes que ativam conteúdos em Libras, legenda em português e narração dos textos. “Viabilizamos melhor acesso das pessoas de um modo geral e é importante que todos se sintam acolhidos e pertencentes à exposição”, explica Rafaela Zanete, responsável pelas ações educativas e de acessibilidade.
O agendamento para visitas mediadas pode ser feito em exposicao35anosdelaura@produtoraconstelar.com.
Rádio Laura
Nas próximas quintas-feiras, dias 15 e 22/12, a novíssima Rádio Laura (www.radiolaura.com), rádio web, 100% digital, criada pela produtora Constelar, com uma programação totalmente voltada para a cultura e o entretenimento, está com as portas do seu charmoso estúdio, construído há três meses na Casa de Cultura Laura Alvim, para receber o público que quiser gravar seu próprio podcast ou material de áudio, de forma gratuita e autoral.
Pode ser uma entrevista, uma dica cultural, uma palestra ou qualquer outro tipo de produção que tenha a ver com a proposta da rádio de ser leve, democrática e apresentar assuntos de interesse geral. Segundo a idealizadora do projeto e diretora da Constelar, Tatianna Trinxet, será permitida a gravação de até 30 minutos de conteúdo, uma vez por mês.
“Será um podcast social e para todas as idades e públicos. Os interessados podem se inscrever no Instagram da Rádio Laura, onde é possível ter acesso à agenda de gravações, ou através do e-mail radiolaura@produtoraconstelar.com”, explica.
Com curadoria do radialista Ruy Jobim, a Rádio Laura apresenta atualmente em sua programação música, agenda cultural, entrevistas com convidados e concertos especiais de música como os da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Em breve, também terá podcasts de humor comandados por Fábio Porchat.