A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta, dia 11 de novembro, às 19 horas, e sábado, dia 12 de novembro, às 16 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Fabio Mechetti, com Juliana Steinbach ao piano.
No repertório, a estreia de O Canto da Fênix (obra encomendada pela Sala Cecília Meireles), de Marcelo Dino; o Concerto em Sol Maior de Maurice Ravel e a Sinfonia nº 3 de Mendelssohn.
Marcelo Bellini Dino, compositor paulista, professor e pianista, estudou composição e regência na Universidade Júlio de Mesquita Filho – “UNESP”. É mestre em artes pela USP (2011) e atualmente é doutorando em artes também pela USP. Desde 1993, o compositor iniciou sua jornada artística multifacetada, que lhe permitiu trabalhar em diversos domínios da área musical. Arranjos, música para televisão e música para cinema sempre permaneceram lado a lado às suas composições de música de concerto.
Segundo Dino, “a obra O Canto da Fênix – ascensão, morte e renascimento para orquestra sinfônica, foi criada entre os meses de Abril a Julho de 2022, a partir da encomenda realizada pela Sala Cecília Meireles através de seu diretor artístico, o também compositor João Guilherme Ripper. Concebida em um único movimento com duração de 8’04” minutos, ela possui duas ideias musicais principais apresentadas logo no início da peça. O Canto da Fênix surge no primeiro instante, entoado pela flauta e acompanhado por uma delicada textura nas cordas. Separada por uma pequena transição – executada pela harpa, clarinete, trompas e vibrafone -, a segunda ideia musical é então apresentada na sequência, pelos violinos e fagotes. A partir desse material musical, a obra nos conduzirá então por uma jornada de mistério onde presenciaremos a ascensão, a morte e o renascimento da Fênix que há em cada um de nós.”
A Temporada 2022 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e da Vale.
Ingressos na bilheteria da Sala ou pelo link http://salaceciliameireles.rj.gov.br/
SCM – dias 11 (sexta, 19h) e 12 (sábado, 16h) – Ingressos: 40,00
Série Orquestras
Juliana Steinbach, piano
Orquestra Petrobras Sinfônica
Fabio Mechetti, regente
PROGRAMA:
Marcelo Bellini Dino (1972)
O Canto da Fênix (Ascensão, Morte e Renascimento) *
*Obra encomendada pela Sala Cecília Meireles
Maurice Ravel (1875 – 1937)
Concerto em Sol Maior
- Allegramente
- Adagio assai
III. Presto
Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847)
Sinfonia nº 3 em Lá Menor
I – Andante com moto
II – Vivace non troppo
III – Adagio
IV – Allegro vivacissimo – Allegro maestoso assai