3ª edição do FESTIVAL ORI na Cidade Maravilhosa, realizado pela CULTNE TV
Programação de 09 a 12 de novembro
O Festival Ori surge com um propósito de circular a cidade e culturalmente celebrar a importância das lutas antirracistas, a importância de um povo que precisa estar vivo e unido. É uma mistura da conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas pretas que não se calaram contra o racismo. A frente do projeto está o Produtor, Editor, Documentarista e CEO da CULTNE, Filó.
Enquanto correntes insistem em esvaziar a imensa importância do legado de Zumbi dos Palmares, o Festival Ori propõe um mergulho na cultura afro-brasileira, a fim de celebrar a luta e a resistência necessárias até os dias de hoje, para a sobrevivência da população negra, principalmente nas periferias e favelas do Brasil.
A Festa Ori – de cabeça na consciência está inserida na programação do Festival que acontecerá durante todo o mês de novembro.
Um grande encontro da comunidade negra para celebrar nossa resistência e potência por meio de shows, exposições artísticas presenciais e virtuais, rodas de conversas, atividades infantis e feira de afro empreendedores (artesanato, moda e gastronomia
Segue a programação da semana de 9 a 12 de novembro.
· 09 de novembro (quarta-feira)
Local: SESC MADUREIRA – Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira
09h – Samba e Raízes – Bate-papo com mediação da atriz, cantora e apresentadora Isabel Filardis e dois convidados sobre o “movimento” de adesão em massa das escolas de samba do tema da cultura negra em seus sambas enredos. Uma contextualização sobre os enredos escolhidos principalmente da campeã Beija-Flor. E também, o que podemos esperar daqui para frente.
Entrevistados:
● Helena Theodoro – Bacharel em Direito/Pedagoga/Mestre em Educação/Doutora em Filosofia/Pós-doutora em História Comparada. @helenatheodoro_
● Altay Veloso – cantor, compositor e guitarrista brasileiro @altayveloso
12h – Show musical de Altay Veloso – Voz e Violão
Com participação de Isabel Fillardis
15h – Mulher Negra assumindo seu espaço
– Bate-papo com mediação da atriz, cantora e apresentadora Isabel Filardis e duas convidadas sobre a conquista do protagonismo de mulheres negras nas produções artísticas, nas grandes empresas e na sociedade. E como elas projetam o futuro.
Entrevistadas:
● Maria Ceiça – atriz, cantora e apresentadora brasileira. @mariaceicadepaula
● Preta Gil – Cantora, atriz, apresentadora e empresária brasileira, fundadora e sócia-diretora da Music2Mynd. @pretagil
17h – Comédia Filosófica
Bate-papo filosófico com mediação da atriz, cantora e apresentadora Isabel Filardis e dois convidados instigando a reflexão sobre como enxergamos e tratamos a questão racial.
Entrevistados:
● Aza Njeri – Criadora digital/Dra Literaturas Africanas/Pós-doutora em Filosofias Africanas/Professora PUC-Rio/Roteirista/Crítica teatral e literária/Cientista do verbo – @azanjeri_
● Serjão Loroza – Ator, cantor, comediante e compositor brasileiro. @lorozaoficial
19h – Movimento Negro, uma luta através do tempo
Bate-papo com mediação da atriz, cantora e apresentadora Isabel Filardis e dois convidados sobre como surgiu e se desenvolveu o Movimento Negro no Brasil através do tempo. Contextualizando a criação do 20 de novembro, da Fundação Zumbi, Subida da Serra da Barriga, Marcha de 88 e outros fatos marcantes dessa história de luta.
Entrevistados:
● Filó Filho – Criador digital, CEO CultneTV, Pós-graduado em MKT, Jornalista, Engenheiro – @dom_filo
● Carlos Alberto Medeiros – Jornalista e Doutor em História Comparada. @carlosalbertomedeiros
· 10 de Novembro (quinta-feira)
Local: SESC MADUREIRA – Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira
18h30 (CineSesc – Festival Ori) – Sessão de cinema.
Seleção de curta-metragens e matérias jornalísticas produzidos pela Cultne.TV
11 de novembro (sexta-feira)
Local: SESC MADUREIRA – Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira,
18h30 (CineSesc – Festival Ori) – Sessão de cinema.
Seleção de curta-metragens e matérias jornalísticas produzidos pela Cultne.TV
· 11 de novembro (sexta-feira)
Local: BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL – Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro
15h (Celebração do Dia do Hip Hop – Biblioteca Parque Estadual)
Exposição e participação do Movimento Cultural HIP-HOP Fluminense
· 12 de novembro (sábado)
Local: SESC MADUREIRA – Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira
14h (CineSesc – Festival Ori) – Sessão infantil de cinema.
Seleção de desenhos animados ” A hora do Blec” produzido por David Junior e Yasmin Garcez e “Nana * & Nilo” produzido por Sandro Lopes e Renato Nogueira.
16h (CineSesc – Festival Ori) – Sessão de cinema.