O maior evento de cafés especiais do Brasil foi criado e é comandado pela executiva de marketing e comunicação, Martina Barth d’Avila, e tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos cafés especiais.
Serão mais de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos, de todas as regiões do Brasil, como Café Orfeu, Rituais da 3 Corações, Café Flô, Café Klem orgânico, Café Fazenda Florença, Brasil em Grãos, Madura Coffee, Cooperativa Cafésul, Café Pó de Mulheres, Matisse (cerveja com café), entre outros. Na ocasião, os expositores também explicarão a importância da sustentabilidade e da presença feminina no setor, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração (soft, espresso, filtração..) e degustações. Além de apresentarem receitas ensinando os diversos modos de preparo dos grãos, desde harmonizações, molhos, drinks e sobremesas com café. Por lá, terão mais de 12 palestras, 20 receitas, um “coffee lab” e duas competições que prometem encantar todos os presentes: “Melhor café torrado para espresso” e “Desafio Koar-etapa Rio de Janeiro”.
Outro fato inédito é a reutilização das borras de café. Na ocasião, todos os resíduos dos grãos utilizados durante o encontro serão doados para a start-up brasileira Kalp Wear, que os transformarão em bonitos e confortáveis calçados, além de serem biodegradáveis e ajudarem a preservar o planeta. A marca ainda criará uma edição limitada do tênis especialmente para a próxima edição do encontro, em 2023.
Além disso, o Rio Coffee Nation também atravessou fronteiras e esteve presente nos dias 10 a 12 de setembro em Paris, com uma parceira exclusiva no maior evento de Café na França, “Paris Coffee Show”, que há 35 anos atrai profissionais do segmento de café. Organizado pelo Collectif Café, instituição que representa mais de 600 profissionais do segmento como torrefadores, cafeterias e compradores, o Brasil foi escolhido como o país homenageado, ganhando um grande painel com uma foto do Rio de Janeiro bem na entrada do local. E por lá, com um estande de 36m², a marca teve o apoio de grandes empresas como Apex, CeCafe, Embaixada do Brasil na França, Bsca, Cerrado Mineiro, Sebrae e Riotur, promovendo os cafés especiais brasileiros. O campeão da Competição de Melhor café torrado do Rio Coffee Nation de 2021, o café Iranita do Rio de Janeiro e o café Pó das Mulheres, uma divisão da cooperativa Cafésul que ajuda mulheres na cafeicultura, também marcaram presença no solo parisiense, levados pelo Rio Coffee Nation.
O Rio Coffee Nation também contará com espaços como:
Coffee Lab – auditório com palestras e workshops realizados por especialistas em cafés especiais, produtores e baristas
Palco Coffee Experiência – apresentações de Baristas e Chefs, com muitas receitas e métodos de preparo
Atelier Cafeinados – aulas guiadas de degustações de cafés e de receitas mediante inscrição (vagas limitadas)
Espresso – 3ª competição de “Melhor café torrado para Espresso”
Origens – exposição sobre as Publicidades antigas de café do Museu do Café de Santos
Armazém – loja com produtos do evento como xícaras, aventais, camisetas, biscoitos e utensílios
Slow – Praça de alimentação e de pic nic, com food trucks e área recreativa para crianças
O Sebrae Nacional também estará presente com uma área especial com mais de 12 cafés de todas as regiões produtoras do Brasil, a BSCA (Brazil Speciality Coffee Association – Associação Brasileira de Cafés Especiais) com diversos associados, assim como a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e o Cecafé (conselho dos exportadores).
O que é um café especial?
De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:
Fragrância/Aroma
Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
Ausência de Defeitos
Doçura
Sabor
Acidez
Corpo
Finalização
Harmonia
Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)
Atualmente, esse segmento representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da BSCA. Isso porque o paladar dos consumidores está ficando mais exigente e o interesse em compreender melhor sobre qualidade aumentou.
Sobre Martina Barth D’Àvila
Martina Barth d’Avila é uma executiva de marketing e comunicação com mais de 25 anos de experiência fora do Brasil liderando todas as propriedades do marketing, combinando criatividade, estratégia e planejamento para criar e ativar marcas.
É proprietária da agência de eventos corporativos Sonimage e idealizadora do Rio Coffee Nation, maior evento internacional de cafés especiais e orgânicos no Brasil. Multicultural, é alemã-francesa-carioca e fluente em 4 idiomas: francês, inglês, alemão e português.
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Serviço:
Casa França Brasil
Dias 15 e 16 de Outubro de 2022
Horários de funcionamento:
Sábado, 15/10: Aberto ao público de 11h às 19h
Fechado para profissionais do segmento de 19h às 21h
Domingo, 16/10: De 11h às 19h
Ingressos à venda:
www.riocoffeenation.com / https://bileto.sympla.com.br/event/74892/d/148314/s/971018
Instagram: @riocoffeenation – https://www.instagram.com/riocoffeenation/