Com personagens criados exclusivamente para o projeto, o clipe “Cheirinho de Família” está sendo lançado no Dia das Crianças e traz nove diferentes concepções familiares
De forma inédita, Grupo Boticário e Mundo Bita lançam o videoclipe “Cheirinho de Família” para celebrar o Dia das Crianças e incentivar conversas sobre a diversidade familiar.
A iniciativa é mais um movimento da companhia em prol de uma sociedade equânime, diversa e que valorize a beleza das relações.
A produção já está disponível no canal YouTube do Mundo Bita, com versão em libras e audiodescrição.
A história traz como exemplo algumas das diversas possibilidades de configurações familiares, como adotiva, mãe solo, pai solo, homoafetivas com duas mães e outra com dois pais, heteronormativa, entre outras. São 36 personagens, sendo 10 deles criados exclusivamente para o projeto e que, posteriormente, serão incorporados em outros conteúdos do Mundo Bita, fenômeno infantil, que conquistou mais de 14 bilhões de visualizações e 11 milhões de inscritos no YouTube. Os personagens Amora e Fred, já conhecidos pelos fãs do Mundo Bita, também ganharam núcleos familiares.
“Cheirinho de Família” teve como inspiração a Licença Parental Universal (LPU), benefício que garante 120 dias de licença 100% remunerada para diversas configurações familiares. Implantada em 2021, o Grupo Boticário foi uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer a licença estendida que atende atualmente aos 14 mil colaboradores presentes no Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Portugal. Trata-se de um benefício concedido para homens (cis e trans), relações hetero e homoafetivas e pais de filhos não-consanguíneos, além de pessoas gestantes que já usufruem de licença de até 180 dias. O objetivo é fomentar a presença de pais e mães junto aos seus filhos e filhas nos primeiros meses de vida ou de adoção, contribuindo para uma mudança cultural importante para a empresa e para a sociedade, além de contribuir para a equidade de gênero.
A conversa e escuta ativa foram pontos-chaves para o processo de desenvolvimento do videoclipe em conjunto com o Mundo Bita. O Grupo Boticário buscou reunir pessoas de diferentes concepções familiares para trocar e entender as percepções dos mais diversos pais e mães sobre o projeto. As contribuições foram muito ricas e contempladas no vídeo.
“Está na essência do Grupo Boticário a liderança pelo exemplo como forma de inspirar outras pessoas. O nosso compromisso é colaborar de forma contínua e positiva para transformar o mundo em que vivemos, sendo a Licença Parental Universal uma dessas contribuições. Quando possibilitamos que todos se dediquem à parentalidade de forma mais equânime, estamos abordando diretamente a corresponsabilidade e equidade na formação das famílias em um momento em que vínculo e cuidado são fundamentais”, diz Ana Carla Lopes, head de Comunicação e Reputação da companhia. “A parceria com o Mundo Bita é mais um incentivo que damos para fomentar, a partir do diálogo, a conscientização sobre a importância das diferenças, do respeito e do amor”, pontua.
O videoclipe se passa em um grande parque, cenário único e ao mesmo tempo com ambientes diferentes. O parque foi escolhido como uma metáfora para representar a sociedade e todos os diferentes grupos nela contidos. Cada família está em seu núcleo desempenhando uma atividade específica, mas ao mesmo tempo faz parte de um todo, do coletivo. Além de viverem suas vidas individuais, as famílias se encontram, interagem, se juntam em um convívio harmonioso, repleto de alegria e conexão, tudo documentado pelo Bita e sua máquina fotográfica, para que ninguém esqueça.
Além da diversidade familiar ser uma demanda pedida pelos fãs, a parceria entre o Grupo Boticário e Mundo Bita é inédita. Essa também é a primeira vez que criam um clipe com tantos personagens e abordam o tema em seus conteúdos. “Foi muito prazeroso e divertido trabalhar com esse projeto, criar novos personagens e poder contribuir para a transformação da sociedade. Essa é uma demanda já identificada através de mensagens em redes sociais e e-mails que recebemos do nosso público. Para nós, além de atender a uma solicitação dos fãs, estamos dando mais visibilidade aos diferentes formatos de famílias”, comemora Chaps, criador do Mundo Bita e um dos fundadores da produtora Mr. Plot.
“A diversidade é um pilar estratégico para o Grupo Boticário. Somos 14 mil colaboradores em suas mais diversas configurações familiares. A Licença Parental Universal assume o papel de valorizar a família por meio do tempo, um bem muitas vezes escasso na rotina atual”, explica Ana Carla. “Queremos contribuir positivamente para um mundo mais equânime e inclusivo. Para isso, nossas ações devem ser consistentes, constantes, para além dos nossos muros e com propósito de representar e retratar a real beleza da nossa sociedade: a diversidade”, complementa.
Segundo a última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), datada de 2015, a configuração familiar formada por pai, mãe e filhos deixou de ser maioria nos domicílios brasileiros. Ela revelou que em 10 anos, considerando o estudo anterior datado de 2005, houve uma redução de 7,8 pontos percentuais (42,3%) em relação a esse arranjo familiar que estava presente em 50,1% das moradias. Com o passar do tempo outros formatos de famílias foram surgindo ou ficando mais visíveis.
Além do clipe, o projeto contará com uma cartilha de atividades para impressão para as crianças brincarem e aprenderem, de forma lúdica, com os novos personagens. O material será disponibilizado gratuitamente para download no site oficial do Mundo Bita.
Quer saber mais? Veja a letra da música:
CHEIRINHO DE FAMÍLIA
(Letra e música: Mundo Bita)
Sonhamos sonhos compartilhados
Por isso nunca ficaremos ilhados
A força do abraço que nos dá coragem
A estrada mais segura pra seguir viagem
Cheirinho de família
É nossa preferida sensação
O amor é feito um laço
Que amarra firme cada coração
Família: é nosso lugar
Família: pra se respeitar
Família: é a verdadeira riqueza
Família: do tipo que for
Família: carinho e amor
Família: a forma real da beleza
Vivemos vidas tão coletivas
Cada conquista sempre será dividida
Somos a doce voz da música que acalma
É como se tivéssemos uma só alma
Cheirinho de família
É nossa preferida sensação
O amor é feito um laço
Que amarra firme cada coração
Família: é nosso lugar
Família: pra se respeitar
Família: é a verdadeira riqueza
Família: do tipo que for
Família: carinho e amor
Família: a forma real da beleza
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.U.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br
Sobre o Mundo Bita
O Mundo Bita ganhou vida em 2011 nos estúdios da Mr.Plot, produtora de conteúdo fundada no Recife (PE) por Chaps (cantor e criador do personagem) e seus sócios João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida, todos pais. Em onze anos, os mais de 100 clipes autorais lançados ultrapassam 14 bilhões de visualizações no Youtube, o álbum “Bita e a Natureza” foi indicado ao 19º Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil e coleciona diversas premiações, como discos de platina duplo e discos de ouro.
As produções dos conteúdos autorais abordam, com leveza, cor e muita música, temáticas atuais e assuntos que contribuem para a formação saudável e solidária das crianças. Entre as situações vivenciadas pelas personagens estão trabalho em equipe, brincadeiras imaginativas, atitudes de perseverança e adoção de estratégias apropriadas à faixa etária para superar obstáculos.