Em 2018, 12 integrantes do mesmo time de futebol decidiram passar uma tarde com o técnico explorando as cavernas de Tham Luang, na região norte da Tailândia.
Até que uma grande chuva inundou o local e deixou todos presos lá dentro, transformando o que deveria ser um passeio divertido em uma operação internacional de resgate que prendeu a atenção do mundo.
Esta história extraordinária será contada em O Resgate na Caverna Tailandesa pela perspectiva inédita dos meninos resgatados.
Graças a uma parceria com cineastas da Tailândia e de vários países, a Netflix trouxe esta minissérie que teve sua estreia mundial em 22 de setembro de 2022.
otalmente filmada na Tailândia, a minissérie mostra o ponto de vista inédito dos integrantes dos Javalis Selvagens, que viveram o limite da resistência humana, além da experiência de seus familiares e da equipe formada por profissionais de vários países que se uniram para salvá-los.
Criada por Michael Russell Gunn (Billions, Designated Survivor) e Dana Ledoux Miller (Designated Survivor, Narcos), esta minissérie com seis episódios é dirigida por Baz Poonpiriya (One for the Road, Gênios do Mal) e Kevin Tancharoen (The Brothers Sun, O Livro de Boba Fett, Warrior), dramatizando o resgate impressionante que prendeu a atenção do mundo em 2018.
Os dois diretores também assinam a produção executiva da série, junto com Jon M. Chu (Em um Bairro de Nova York, Podres de Ricos, G.I. Joe: Retaliação) pela Electric Somewhere; John Penotti (Podres de Ricos) pela SK Global Entertainment; John Logan Pierson (Troco em Dobro, O Dia do Atentado, Não Provoque); Lance Johnson (Tropa Zero, O Protetor); e Tim Coddington (Mulan, Podres de Ricos, Marco Polo).
O Resgate na Caverna Tailandesa conta com um grande elenco tailandês liderado por Papangkorn “Beam” Lerkchaleampote como o técnico Eak, Thaneth “Ek” Warakulnukroh como o governador de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, além de Urassaya “Yaya” Sperbund e Manatsanun “Donut” Phanlerdwongsakul como Kelly e Pim, versões fictícias das engenheiras hidráulicas e guardas florestais que possibilitaram a realização deste resgate incrível. Supakorn “Tok” Kitsuwan também está no elenco interpretando o ex-mergulhador de elite da Marinha, Saman “Ja Sam” Gunan, junto com Bloom Varin no papel do médico do Exército, coronel Bhak Loharjun.
Para o diretor e produtor executivo Baz Poonpiriya, “O Resgate na Caverna Tailandesa é a primeira oportunidade para que o público mundial veja a história de Tham Luang de um novo ângulo, ainda mais emocionante, centrado nos 12 meninos dos Javalis Selvagens, do técnico Eak, e de heróis como Saman “Ja Sam” Gunan, cujas vidas depois da operação ficaram longe dos olhos do público. Tenho muito orgulho de poder contar a história dos rostos e nomes que passamos a conhecer tão bem ao longo desta operação de resgate que prendeu a atenção do mundo”.
Para Kevin Tancharoen, diretor e produtor executivo, “Como americano de ascendência tailandesa, eu me sinto incrivelmente afortunado por ajudar a contar essa história que mostra o olhar e a alma do povo tailandês. Quis trazer minha experiência com narrativas grandiosas de super-heróis para o mundo real. Um mundo em que heróis do cotidiano trabalharam juntos por um objetivo, independente do país de origem, e os únicos superpoderes utilizados foram a perseverança e a capacidade de realização do ser humano quando trabalha em equipe”.
O showrunner, roteirista e produtor executivo Michael Russell Gunn acrescenta: “Para nós, O Resgate na Caverna Tailandesa é uma história que fala da família natural e da que escolhemos. Dos pais e guardiães dos meninos aos milhares de profissionais locais e internacionais envolvidos na missão de resgate, o mundo se uniu como se fosse uma grande família. Nós queríamos que a série abordasse não só a operação de resgate, como também o que os Javalis Selvagens passaram dentro da caverna. Acreditamos que nosso foco na autenticidade dos personagens, idiomas, locações e até das emoções vai transparecer e causar impacto em espectadores de todo o mundo por meio da Netflix”.
“Nós começamos a escrever esta minissérie no início dos lockdowns causados pela COVID-19 nos EUA. Acabou sendo uma fonte de conforto contar essa história que é um belo lembrete de que mesmo quando nos definimos pelas diferenças de idioma, crença ou status socioeconômico, a esperança e resiliência do ser humano são universais. No fim das contas, estamos todos à mercê da natureza”, define Dana Ledoux Miller, coshowrunner, corroteirista e produtora executiva.
Assim como na missão real, O Resgate na Caverna Tailandesa reuniu um elenco internacional para interpretar os principais nomes responsáveis pela operação, incluindo Nicholas Bell como Vern Unsworth, Nicholas Farnell como John Volanthen, Christopher Stollery como Rick Stanton, Rodger Corser como Dr. Richard “Harry” Harris e Damon Herriman como Dr. Craig Challen.
Assista à dramatização mais autêntica e completa da história dos Javalis Selvagens na minissérie O Resgate na Caverna Tailandesa, disponível na Netflix