ROCK IN RIO COMPLETA 37 ANOS E SE PREPARA PARA A MAIOR E MELHOR EDIÇÃO DE TODOS OS TEMPOS EM 2022.
Diante de uma pandemia, o mundo se calou, estremeceu. Pessoas deixaram de sorrir e começaram a sentir o peso de ter suas rotinas totalmente modificadas. Aos poucos, a situação foi melhorando, as pessoas se vacinaram, as máscaras deixaram de ser essenciais e voltamos a admirar o sorriso daqueles que amamos. Sabemos que não existe nada mais prazeroso na vida do que unir em um mesmo ambiente, música boa, pessoas animadas, brinquedos radicais e cenários grandiosos.
Sim, estamos falando do Rock in Rio! Voltamos!
Esperamos que este enorme parque de entretenimento seja fonte de muitos conteúdos incríveis e de inúmeras possibilidades de histórias desta marca que embala tantos fãs brasileiros e de outros países. O Rock in Rio nasceu aqui, no Rio de Janeiro, em 1985 e hoje, 37 anos depois, já viajou o mundo e atravessou continentes. São 21 edições no total que levam a imagem da Cidade Maravilhosa para o mundo com a colaboração de cada um de vocês
Nesta edição o volume de conteúdos e experiências está enorme e impossível de se aproveitar em um único dia. Teremos o Palco Mundo, Palco Sunset, New Dance Order, Espaço Favela, Rock District, Rock Street Mediterrâneo, Rota 85, Supernova, Uirapuru, NAVE e Gameplay Arena. Além disso, o Rock in Rio oferece muito mais do que os shows, como a Gourmet Square, com comidinhas elaboradas por chefs renomados, áreas de alimentação e diversão com brinquedos, além das ativações das marcas. Serão tantas novidades que um dia não será suficiente para que todas as áreas estruturadas na Cidade do Rock sejam visitadas, afinal o evento chegará a ocupar 385 mil m² de área útil para o público presente. Além disso, serão 507 horas de música e entretenimento diariamente, com os portões abrindo às 14h e fechando às 4h.
Além dos 18 espaços abertos ao público, a Cidade do Rock ainda conta com a Área VIP, o lounge exclusivo para uma das categorias do Rock in Rio Club e a Corporate Village, totalizando 22 áreas.
O Rock in Rio acontecerá nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro (Av. Salvador Allende, s/n- Parque Olímpico).
Começando pelo Palco Mundo, grandes nomes internacionais e nacionais subirão a este que será o maior palco da história do Rock in Rio, que vem com uma cenografia totalmente repaginada para essa edição, alcançando 104m de comprimento e 30m de altura, correspondente a um prédio de 10 andares. O palco é construído em parceria com a Gerdau e o aço utilizado é 100% reciclado e eternamente reciclável. Na iluminação, os fãs terão a impressão que o palco está dançando. Nele, passarão os headliners: IRON MAIDEN (02.09), Post Malone (03.09), Justin Bieber (04.09), Guns n’ Roses (08.09), Green Day (09.09), Coldplay (10.09) e Dua Lipa (11.09).
Já no Palco Sunset, o espaço dos encontros inéditos e memoráveis está de volta e confirma os headliners: Bullet For My Valentine (02.09), Racionais (03.09), Gilberto Gil, (04.09) Jessie J (08.09), Avril Lavigne (09.09), CeeLo Green (10.09) e Ludmilla (11.09). Além disso, o palco que habitualmente traz shows homenageando um artista, ampliará este conceito para um tributo inédito em tempo integral, no qual Gilberto Gil será homenageado nos sete dias de evento, seja com projeções em telão, seja no camarim e backstage. O artista, presente na primeira edição do evento em 1985, será reverenciado pelos fãs. O show, feito especialmente para o Rock in Rio, celebrará os 80 anos do artista que convida ao palco alguns membros da própria família como Bem Gil, João Gil, Nara Gil, Flor Gil, José Gil, Marcelo Costa, Danilo Andrade, Diogo Gomes e Thiago Queiroz, para cantar seus maiores sucessos, entre eles “Esperando na janela”, “A Paz”, “Andar com fé” e “Palco”.
O Espaço Favela chega novamente com o objetivo de exaltar talentos das comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro. No total, serão 24 bandas de diversos ritmos musicais, além de DJs e 42 bailarinos. Entre os confirmados, teremos o cantor Ferrugem como embaixador do palco e headliner do dia 10 de setembro, além de Gangrena Gasosa (02.09), PK convida MC Don Juan (03.09), Funk Orquestra (04.09), Drenna (08.09), MD Chefe convida DomLaike (09.09) e Lexa (11.09).
Já o New Dance Order, com um conteúdo focado na música de pista para dançar, está de volta. Comandada por 60 artistas, sendo 15 deles internacionais e de 11 nacionalidades diferentes, a programação do espaço contará com 84 horas do melhor da música eletrônica global. Entre os artistas confirmados teremos Steve Bicknell (02.09), Chris Lorenzo (03.09), Lost Frequencies (04.09), Adriatique (08.09), Neelix (04.09), Kaskade (10.09) e Anna (11.09).
A Rota 85, inspirada na Route 66 que corta diversos estados dos Estados Unidos, retorna em 2022 com uma cenografia totalmente baseada na primeira edição do evento, em 1985, e servirá como um túnel do tempo dedicado ao ano em que o Rock in Rio ganhou vida. Se apresentarão no palco a cantora Betta, JP Bonfá e Pedro Mahal + Buraco Blues em todos os dias de festival. No local, elementos inspirados na época: um cinema que fará alusão ao antigo e histórico cinema Rian, que exibirá conteúdos relacionados ao festival e vai levar as pessoas para uma viagem no tempo, com os lanterninhas e os baleiros.
E a famosa Rock District, que proporciona momentos marcantes para o público, chega para 2022 repleta de novidades. O local vai receber 16 shows inéditos e contará com apresentações da Rock Street Band (todos os dias, exceto 2 de setembro). Além deles, contaremos com Oitão, Noturnall, Eminence e Sioux 66 (02.09); Wilson Sideral – Tropical Blues e Malvada (03.09); Fonk’s Gang e Lucy Alves (04.09); Rodrigo Santos e Stormsons (08.09); Fernando Badauí e Deia Cassali (09.09); Dinho Ouro Preto, Andreas Kisser, João Barone, PJ e Liminha e Thiago Fragoso (10.09) e Di Ferrero e Rogério Flausino fechando dia 11 de setembro. Atrações de rua, como o ballet da Cia Nós Da Dança, Eletrika e Rodrigo Sha, também estarão presentes.
Já a Rock Street, que na edição passada recebeu o tema Ásia e conquistou fãs de todas as partes do Brasil e do mundo, chega repaginada com uma cenografia inspirada no Mediterrâneo, de tirar o fôlego. As fachadas das casas serão compostas por elementos e detalhes que fazem referências aos diversos países da região, como França, Espanha, Itália, Grécia e Portugal, que além de ser a porta de entrada para essa região, foi por onde iniciou a internacionalização do Rock in Rio, em 2004. Várias surpresas prometem encantar e gerar uma conexão com o público, além de oportunidades de selfies imperdíveis. A Rock Street Mediterrâneo será uma atração multicultural.
O palco Supernova, em parceria com o Filtr Brasil, traz no line-up o conceito de “Fábrica dos Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos. Ao todo, o Supernova receberá 38 artistas, entre elas, Ratos do Porão (02.09), TETO (03.09), Lil Whind (Whindersson Nunes) (04.09), Francisco, el Hombre (08.09), Supercombo (09.09), Jovem Dionisio (10.09) e Priscilla Alcântara (11.09). O palco é inspirado no conceito de fábricas e trará engrenagens interativas, que se movimentarão conforme os shows.
Em uma das arenas olímpicas, na Cidade do Rock, que, na edição de 2019 teve como atração principal o musical argentino “Fuerza Bruta”, agora dá lugar a uma produção inédita e totalmente concebida e produzida pelo time criativo do Rock in Rio — um “Originals Rock in Rio”, o Uirapuru. Com criação de Roberto Medina e direção musical de Zé Ricardo, o Rock in Rio dá vida ao musical, com duração de 25 minutos, que conta com a produção de Charles Möeller e Claudio Botelho, dois dos maiores diretores de teatro brasileiros. Serão 40 bailarinos e 30 músicos a cada sessão. O público pode esperar muita tecnologia e sonoplastia similar aos musicais da Broadway para abraçar a mágica lenda de um pássaro. Um conto que leva e inspira o bem por onde passa e que conversa diretamente com a trajetória do pilar “Por um Mundo Melhor” do festival. Para dar vida a este musical, o diretor Zé Ricardo compôs uma trilha sonora especial, a “Sou Uirapuru”, gravada pela orquestra de Heliópolis, de São Paulo, e que contou com nada menos que 70 músicos regidos pelo maestro Edilson Ventureli.
Ainda nas arenas olímpicas, a NAVE, experiência multissensorial co-criada pela Natura e Rock in Rio, reafirma o compromisso das marcas do festival com a construção de um futuro mais plural e sustentável. A experiência, inspirada na Amazônia, convida o público a mergulhar no vasto universo multicultural da maior floresta tropical do mundo. Os visitantes do festival irão se encantar com a abundância da Amazônia, onde serão convidados a se engajarem pelo futuro do planeta.
Fechando as três arenas, teremos o espaço Gameplay Arena, que conta com atrações das principais marcas da indústria dos jogos eletrônicos. Os fãs poderão acompanhar as novidades de suas franquias favoritas e ainda disputar partidas em diversos jogos. Além disso, o espaço contará com uma área dedicada às partidas de jogos eletrônicos, com game stations e Gamezone com máquinas vintage de pinball, arcade e outros. A arena funcionará das 14h às 22h durante os sete dias do festival.
Palco Mundo
Desde a primeira edição do festival, em 1985, o Palco Mundo já demonstrava toda sua importância para o cenário musical. Na época, foi considerado um dos maiores palcos do mundo já construídos e pela primeira vez, o festival apresenta uma nova cenografia para o Palco Mundo, feita com aço reciclado da Gerdau. A estrutura será ainda maior, com mais de 100 metros de largura e altura equivalente a um prédio de 10 andares.
A estrutura mantém a cenografia em chapas metálicas, com novas volumetrias e perfurações. Os telões localizados nas laterais do palco também vão mudar. Desta vez, ficarão fixos de forma vertical e aumentarão de tamanho, com 11,5m de altura e 8m de largura, para que o público não perca nenhum detalhe dos shows. Os mais de 300 spots embutidos na nova cenografia também farão parte do show, por meio de uma programação especial de luzes. O resultado será um visual mais dinâmico que trará ainda mais beleza para a Cidade do Rock. Mais de 175 toneladas de aço serão usadas para tornar possível mais esta novidade do Rock in Rio 2022, o equivalente à produção de 200 carros populares.
O novo Palco Mundo será montado com aço 100% reciclado e eternamente reciclável. O Rock in Rio tem como um de seus propósitos o desenvolvimento de projetos que contribuam para a construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Desde 2013, o festival é reconhecido por seu poder realizador e recebeu a certificação internacional da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. O novo palco também contribuirá para o alcance de metas de sustentabilidade estabelecidas pelo festival para os próximos anos, dentre elas a integração de rígidos critérios de sustentabilidade na construção dos espaços e incorporação de materiais reciclados e/ou recicláveis.
Tamanho: 104m de largura e 30m de altura (correspondente a um prédio de 10 andares), e 23,75 metros de boca de cena
Peso total: 175T
Distância do público: 9m
Cenografia: aço 100% sustentável
Telões: 2, altura 11m
Total de shows nos sete dias de evento: serão 28 apresentações
LINE-UP
DIA 02 I 09
IRON MAIDEN
DREAM THEATER
GOJIRA
SEPULTURA + ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
DIA 03 I 09
POST MALONE
JASON DERULO
MARSHMELLO
ALOK
DIA 04 I 09
JUSTIN BIEBER
JOTA QUEST
DEMI LOVATO
IZA
DIA 08 I 09
GUNS N’ ROSES
THE OFFSPRING
MÅNESKIN
CPM22
DIA 09 I 09
GREEN DAY
BILLY IDOL
FALL OUT BOY
CAPITAL INICIAL
DIA 10 I 09
COLDPLAY
BASTILLE
CAMILA CABELLO
DJAVAN
DIA 11 I 09
DUA LIPA
RITA ORA
MEGAN THEE STALLION
IVETE SANGALO
PALCO SUNSET
Nesta edição, o palco que promove grandes encontros musicais terá ao todo 28 shows. O espaço que foi cenário de apresentações aclamadas pelo público e pela crítica, mescla ritmos e sons de diferentes localidades do Brasil e do mundo. Os encontros que passaram por lá tornaram-se um show também fora da Cidade do Rock. Essa fusão musical é um trabalho do diretor artístico do palco Zé Ricardo. Metal, soul, funk, rap, pop, MPB e música latina são algumas das sonoridades que prometem agitar o público do evento.
O Palco Sunset, que habitualmente traz shows homenageando um artista, ampliará este conceito para um tributo inédito em tempo integral, no qual Gilberto Gil será homenageado nos sete dias de evento, seja com projeções em telão, seja no camarim e backstage. O artista, memória viva do Palco Mundo na primeira edição do evento em 1985, será reverenciado pelos fãs ao melhor estilo Sunset de ser, por toda a sua identificação e pluralidade em suas aventuras musicais. O show, feito especialmente para o Rock in Rio, celebrará os 80 anos do artista que convida ao palco alguns membros da família como Bem Gil, João Gil, Nara Gil, Flor Gil, José Gil, Marcelo Costa, Danilo Andrade, Diogo Gomes e Thiago Queiroz.
Tamanho: 22m de altura x 72m de largura, sendo 19m de boca de cena
Peso total: 175T
Distância do público: 3m
Som: 5T
Iluminação: 5T
Cenografia: Palco composto de pirâmides volumétricas em branco, com um efeito visual tridimensional.
Total de shows nos sete dias de evento: serão 28 apresentações.
LINE-UP
DIA 02 I 09
BULLET FOR MY VALENTINE
METAL ALLEGIANCE
LIVING COLOUR FEAT STEVE VAI
BLACK PANTERA CONVIDA DEVOTOS
DIA 03 I 09
RACIONAIS
XAMÃ CONVIDA BRÔ MC’S
CRIOLO CONVIDA MAYRA ANDRADE
PAPATINHO + L7NNON CONVIDAM MC HARIEL E MC CAROL
DIA 04 I 09
GILBERTO GIL
LUÍSA SONZA CONVIDA MARINA SENA
EMICIDA E CONVIDADOS
MATUÊ
DIA 08 I 09
JESSIE J
GLORIA GROOVE
CORINNE BAILEY RAE
DUDA BEAT
DIA 09 I 09
AVRIL LAVIGNE
DI FERRERO E VITOR KLEY
1985: A HOMENAGEM
JÃO
DIA 10 I 09
CEELO GREEN
GILSONS & CONVIDADO
MARIA RITA & CONVIDADO
BALA DESEJO & CONVIDADO
DIA 24 I 09
LUDMILLA
POWER! ELZA VIVE, UM SHOW EM HOMENAGEM A ELZA SOARES
MACY GRAY
LINIKER CONVIDA LUEDJI LUNA
ESPAÇO FAVELA
O Espaço Favela está de volta em 2022 e recheado de novidades para a edição deste ano. O palco encantou a Cidade do Rock ao exaltar os artistas consagrados e expoentes que nasceram nas favelas e nos subúrbios do Rio de Janeiro, independente de seus gêneros musicais. Entre as novidades desta edição, está o anúncio de um embaixador: o cantor Ferrugem, que faz sua estreia no maior evento de música e entretenimento do mundo como headliner do local no dia 10 de setembro.
Esse ano ele chega ainda mais robusto e contará com telões em formato de outdoor retangular, típicos das comunidades, uma nova cenografia colorida e lúdica, incorporando todo o potencial da economia criativa que permeia esses locais, a partir das danças, música e de todas as manifestações culturais presente nas favelas. A proposta é levar para a Cidade do Rock os costumes, os botecos das favelas e as iguarias peculiares daquela cultura.
O Espaço será dinâmico e com muitas atrações ao longo do dia. No total, 24 bandas de diversos ritmos musicais vão compor o line-up, que contará sempre com um headliner e mais outras duas atrações, além de DJs e 42 bailarinos.
Ocupação em Área: 800m²
Tamanho: 50m de comprimento x 19m de altura
Peso total: 15 Toneladas (incluindo luz e som)
Cenografia: Mais de 500m² — A cenografia do Espaço favela é uma homenagem às comunidades do Rio de Janeiro, um espaço plural, colorido e diverso. Os diferentes níveis da cenografia permitem que os artistas, músicos e principalmente bailarinos, interajam com o espaço e tenham liberdade para expressar sua arte.
Luz: Mais de 500 equipamentos instalados, incluindo 82 lâmpadas de moving lights
Total de shows nos sete dias de evento: serão 21 apresentações
GASTRONOMIA DO ESPAÇO FAVELA
Nesta edição do Espaço Favela, os talentos da gastronomia das comunidades brasileiras também terão a chance de expor seus cardápios para as 700 mil pessoas ao longo dos sete dias do evento. Ao todo, 21 empreendedores de 18 comunidades cariocas foram escolhidos em parceria com o Sebrae e terão seus produtos vendidos no bar do Espaço Favela.
Os representantes selecionados trarão opções criativas para o público do Rock in Rio degustar. Os restaurantes selecionados das comunidades cariocas são o Alecrim, Arte Taste, Atlântida in Paris, Bar da Jura, Bar do Tino, Cake Designer JC, Caldo da Nega, Coxinha & Cia, Eliza Gourmet e Arte, Espaço do Sabor, Estrelas da Babilônia, Fidéus Gastrô, Fit Coma, Frango Cheff, Mirante da Floresta, O Franguito’s Chef, Poderosa na Chapa, Pote Bem-estar, Regado a Sabor, Sabor das Louras, Tok e Paladar e Top Fit. Entre os pratos, o público terá opções como: quibe gourmet, pipoca de torresmo, croquete, escondidinho, pastel, bolinhos de diversos sabores e outras delícias.
O projeto do Sebrae tem por objetivo apoiar os microempreendedores de alimentação oferecendo formalização, capacitação e consultorias em gestão de negócios. Os escolhidos tiveram a chance de aprender sobre a adequação do produto às exigências do evento, produção em larga escala, posicionamento do mercado e como aumentar a visibilidade do empreendimento. Segundo o Sebrae, a principal meta é fazer com que os empreendedores de comunidades possam acessar um novo mercado, o de venda para outros negócios, ou seja, de B2C para B2B.
NEW DANCE ORDER
O New Dance Order é um grande atrativo para todo o público, que vai conferir de perto apresentações de grandes nomes da música eletrônica como Kaskade, Steve Bicknell, Anna, Ben Böhmer, Adriatique, Lost Frequencies, entre outros.
Nesta edição, o line-up completo do espaço foi revelado em uma live inédita, realizada no perfil do Rock in Rio na principal plataforma de vídeos e patrocinadora de conteúdo do festival, TikTok, com apresentação de Victor Flosi, do canal PlayBPM, e alguns dos artistas confirmados no palco como BLOND:ISH, Lost Frequencies, Bhaskar, Liu, Cat Dealers, KVSH, Eli Iwasa e Anna. O reencontro entre o público e a enorme pista de dança da Cidade do Rock será comandado por 60 artistas, sendo 15 deles internacionais e de 11 nacionalidades diferentes. Durante os sete dias de festival, a programação do espaço contará com 84 horas do melhor da música eletrônica global. Os fãs fiéis deste estilo musical acompanharão as apresentações de grandes nomes da cena como Kaskade, Steve Bicknell, Ben Böhmer, Adriatique, Neelix, Valentina Luz, Ella De Vuono, Dubdogz, Jetlag, entre outros.
A palavra de ordem deste espaço é dançar. Por isso, o New Dance Order terá uma programação com 12 horas de música por dia, sem intervalos, onde as pessoas poderão curtir a pista de dança das 16h até as 4h da madrugada. Com um extenso cronograma que reúne as mais variadas batidas — passando pelos gêneros House, Techno, Trance, Bass, Trap, EDM, entre outros beats eletrônicos —, o palco tem o maior período de atividades entre todos os demais espaços do Rock in Rio.
Assim como em 2019, o grande palco totalmente tecnológico tem uma estrutura de 65 metros de extensão, 24 metros de altura, 560 metros quadrados de LED screen, e conta com shows pirotécnicos e lasers de última geração. Ao todo, o New Dance Order contará com 60 atrações nos sete dias de evento.
Tamanho: 65m de comprimento x 23 de altura
Peso total: 400T (incluindo iluminação, som e cenografia)
Som: O som se propaga em um raio de 300m
Iluminação: Mais de 500 equipamentos instalados
Led: 450m²
Cenografia incluindo o led: 1000m²
Cenografia: Um palco grandioso feito para receber grandes nomes da música eletrônica, a composição entre cenografia e enormes painéis de LED trazem dinamismo e impacto visual para o público.
Total de shows nos sete dias de evento: serão 60 apresentações.
LINE-UP
ROCK DISTRICT
Na última edição do Rock in Rio, o palco Rock District encantou o público com apresentações divertidas e com muito rock n’ roll. No espaço, os artistas apresentam ao público um lado pouco conhecido de suas carreiras: o que eles tocam fora de suas turnês oficiais. Essa é uma ótima oportunidade para os fãs se aproximarem de seus artistas favoritos e saber mais sobre seus gostos e influências na carreira.
Para 2022, o espaço vai trazer novamente grandes nomes da música nacional. O local vai receber 16 shows inéditos e contará com apresentações da Rock Street Band (todos os dias, exceto 2 de setembro), composta por André Frateschi no vocal, Mauro Berman no baixo, Lourenço Monteiro na bateria, Fernando Vidal na guitarra e Gê Fonseca nos teclados. No dia 2 de setembro sobem ao palco Oitão, Noturnall, Eminence e Sioux 66; no dia 3, acontecem os shows de Wilson Sideral – Tropical Blues e Malvada; já no dia 4, terá Fonk’s Gang e Lucy Alves; o segundo fim de semana começa com performances de Rodrigo Santos e Storms; no dia 9, Fernando Badauí e Deia Cassali marcam presença no local; no dia 10 é a vez da superbanda formada por Dinho Ouro Preto, Andreas Kisser, João Barone, PJ e Liminha, além de um show de Thiago Fragoso; e fechando o palco, no dia 11, terá Di Ferrero e Rogério Flausino.
Nas atrações de rua, que acontecerão diariamente, estará presente a tradicional apresentação do ballet da Cia Nós da Dança que sempre agita o público do local. As performances terão coreografias exclusivas criadas por Regina Sawer, em homenagem a músicas de sucesso de artistas que já passaram pelo Rock in Rio como Coldplay, Jota Quest, Skank, entre outros. Outra atração, a Eletrika é uma ponte entre a energia do rock e instrumentos clássicos: dois violinos e um violoncelo, todos elétricos, interpretando os grandes clássicos do Rock. A banda é formada pelos violinistas Ana Catto e Thiago Teixeira, e pelo violoncelista Federico Puppi. Os três transitam entre orquestras, música popular e R&R e uniram esses ingredientes para criar um show que incendiará o palco Rock District. O tradicional sax de Rodrigo Sha também estará presente com seu som único que transita com facilidade pela MPB, Bossa Nova, Rock n’ Roll e também domina o cenário da música eletrônica. Com as levadas, sonoridades eletrônicas e sua linguagem particular no no sax, cria novas versões para sucessos consagrados e lota as pistas por onde passa.
Tamanho: 18 m x 8,5 m.
Cenografia: inspirada na arte Urbana, com trabalho de 3 grandes artistas do grafite nacional. Bruno Bug, Mari Pavanelli e Cadumen.
Total de apresentações: 28.
LINE-UP
HIGHWAY STAGE
De volta para o passado. Como num túnel do tempo, um dos locais mais concorridos para cliques, selfies e totalmente instagramável do Rock in Rio está de volta na edição de 2022 – a Rota 85. Este será o segundo ano consecutivo do espaço dedicado ao ano que o Rock in Rio ganhou vida, 1985, e colocou o Brasil na rota dos shows internacionais, e ele chega com novidades para o público, um cinema e um orelhão. Isso mesmo, os emblemáticos orelhões tradicionais à época farão parte da memorabilia do evento nesta edição.
Tamanho do palco: 7 m de altura e 8 m de largura
Cenografia: O Highway Stage é nosso palco em forma de coreto no formato 360º, sendo um grande destaque da Rota 85.
LINE-UP
DIAS 2, 3, 4, 8, 9, 10 E 11 DE SETEMBRO
PEDRO MAHAL + BURACO BLUES
Buraco Blues é uma banda que, desde o início de 2019, reúne jovens músicos atuantes da cena carioca. Com o objetivo de resgatar as raízes do Blues e Rock ‘N’ Roll que revolucionaram a cultura ao redor do mundo a partir da metade do século XX, o repertório da banda é baseado nas décadas de 50, 60 e 70, constituído por covers que vão desde os blues melódicos de BB King até os ritmos dançantes de Little Richard.
O quarteto, formado por Pedro Mahal (vocal, guitarra, gaita), Carlos Fomes (guitarra), Gabriel Martins (contra-baixo, vocal) e Alan Mileto (bateria) atua em bares, restaurantes, casas de show, motoclubes, festivais e outros eventos culturais, dentro e fora do Rio de Janeiro.
JP BONFÁ
O cantor, compositor e guitarrista carioca João Pedro Bonfá é filho do músico Marcelo Bonfá, e lançou em 2019 seu primeiro álbum batizado com seu nome, sem ocultar os laços familiares.
Tanto que Marcelo Bonfá toca bateria como convidado em ‘Música para Lu’ e Dado Villa-Lobos, toca guitarra em ‘Canto da sereia’, composto por João Pedro com inspiração em textos de Fernando Pessoa e de Oscar Wilde. Suas apresentações costumam contar com participações surpresa de nomes como Tony Belotto e Paulo Miklos, entre outros.
O seu disco lançado recentemente nas plataformas digitais, deixa claro as influências do artista de 31 anos: folk, garage e classic rock dos anos 1960 e 1970, de Neil Young e Led Zeppelin a Queen e Rolling Stones: “Toquei em bandas por anos, mas esse é meu primeiro trabalho solo. Tem toda uma bagagem por trás. Sempre ouvi muita música, veio tudo daí”, conta Bonfá, citando outras referências.
Integrantes da Banda
Lucas Mamede
Baterista, mora no Rio de Janeiro e faz parte da cena de rock n roll desde 2002 tocando em bandas como Papel Fantasma, GI JOE, entre outras. Hoje dedica-se ao trabalho solo de João Pedro Bonfá, a banda Cash Crash e ao mundo automobilístico.
Pedro Tambelini
Guitarrista, baixista, violonista e produtor musical, mora no Rio de Janeiro e fez parte de bandas como Mara Rubia. Hoje, além de produzir trilhas sonoras, é baixista no projeto solo do João Pedro Bonfá e guitarrista das bandas Nocturna e Anjos de Vidro.
BETTA
Nascida em Curitiba, foi lá que Betta iniciou sua carreira musical, tocando nos bares da capital paranaense no estilo voz e violão. E também foi lá que gravou seu primeiro CD autoral com a banda Beti Malu, grupo que já ganhava palcos maiores da cidade. Porém, querendo viver apenas da música, Betta se mudou para o Rio em 2013. A participação no Projeto Palco Carioca do Metrô Rio deu visibilidade a Betta, que ainda sob o nome artístico de Roberta Malucelli, foi uma das oito artistas selecionadas entre 140 inscritos para o “Palco Carioca” do Rock in Rio em 2019. Sua dedicação de corpo e alma aos shows no festival chamou a atenção dos diretores do evento. Agora, Betta se prepara para sua segunda participação no Rock in Rio, desta vez no Palco 85, em 2022.
SUPERNOVA
Sucesso na sua estreia no Rock in Rio, em 2019, o Supernova mostrou que veio para ficar e acaba de confirmar sua segunda edição no maior festival de música e entretenimento do mundo. Em uma parceria com o Filtr Brasil, o line-up do espaço seguirá o conceito de “Fábrica dos Sonhos”, formado não somente por artistas expoentes da música nacional, mas também por atrações já consolidadas e reconhecidas pelo público, que buscam experimentar novos caminhos em suas carreiras, seja inovando seus estilos musicais ou arriscando em outros ritmos.
Tamanho do palco: 9m de altura e 15,50m de largura
Cenografia: O Supernova é inspirado em uma grande máquina e ganha vida com a cenografia em movimento, luzes piscantes e efeitos visuais. Inspirado no gênero steampunk, vapor, engrenagens, correias, tubulações, válvulas e fiações se entrelaçam para criar uma atmosfera dinâmica. O acabamento metalizado das suas peças dá o brilho final e reflete a luz para o grande público.
Total de shows nos sete dias de evento: serão 28 apresentações.