O videoclipe no YouTube apresenta a jovem e talentosa Joalin Loukamaa do grupo internacional de dança/pop Now United
“Voices”
“Voices” é uma grande música. É uma música da qual estamos realmente orgulhosos. Apresenta os melhores aspectos da nossa música. Linda melodia forte acompanhada com harmonia maciça de guitarras pesadas e solos saborosos. A história é envolto em um pacote poético para o ouvinte se desdobrar. Para nós, é o rock progressivo moderno no seu melhor. Marko tem uma voz tão versátil e essa música é um ótimo exemplo do que ele é capaz.” – Sum of Seven.
A banda começou um projeto entre Ari, o principal compositor, e Rasmus, o baterista. Depois de tocar juntos por um tempo, não demorou muito para eles decidirem crescer de uma dupla para uma banda completa. O baixista Aki Niemi juntou-se ao grupo em 2012, o guitarrista solo Harri Annala no início de 2013 e o vocalista Timo Mustonen no final de 2013. A banda foi originalmente chamada de Sonus Corona.
A banda é toda sobre a criação de música que é inspiradora. A base para o lançamento de seu primeiro álbum começou logo depois que Timo se juntou à banda. O álbum de estréia auto-intitulado foi lançado em dezembro de 2015. O álbum foi elogiado por sua composição e apresenta ao ouvinte atmosferas musicais inspiradoras variando de pesado como o inferno a leve como uma pena. É uma mistura de progressividade, peso e melodia.
No início de 2017 lançaram um single “The Refuge” que deu o tom do segundo álbum com um som poderoso e uma sensação positiva firme. A música tem melodias curvilíneas, guitarras groovy e hipnotizantes vocais. Também introduziu teclados (que não estavam presentes no álbum de estreia) em suas músicas. Esa Lempinen gravou os teclados e se juntou à banda logo após o lançamento da música. Miika Erkkilä assumiu as funções de baixo ao vivo na primavera de 2019 e tornou-se membro em tempo integral quando Aki Niemi trocou desde tocar o baixo até cuidar do visual gráfico da banda.
O segundo álbum, “Time Is Not On Your Side”, foi lançado em novembro de 2019. A história do segundo álbum progride com uma narrativa profunda sobre uma luta com uma sanidade fugaz. A música complementa a história com riffs poderosos e melodias ricas e diversificadas.
No final de 2020 Timo decidiu deixar a banda para focar em outros aspectos de sua vida. Após alguns meses de busca, Marko Loukamaa juntou-se como o novo frontman. No verão de 2021 A banda assinou um gestão mundial e contrato de reservas com a empresa LManagement. Com este desenvolvimento e a pandemia de corona a banda decidiu mudar seu nome para Sum of Seven.