No ritmo do samba, “Jururú tá Feliz” estreia dia 05 de julho no Youtube
Com elementos naturais da fauna e da flora brasileira, e personagens nativos do Brasil, o lançamento traz como protagonista um vilão desconstruído
Nenhum vilão resiste ao samba.
No clipe inédito “Jururú tá Feliz”, que será lançado dia 05 de julho, no YouTube do projeto infantil ‘Paxuá e Paramim’ (YouTube Paxuá e Paramim), criado por Carlinhos Brown em parceria com Andrea Mota, até o antagonista da história, o simpático Jururú, cai na cadência do samba, muda de recado e aprende a cuidar e a amar a natureza.
Ao lado dos personagens Paxuá e Paramim, Braúna (personagem de Carlinhos Brown), Lim, Mão e Pajeum, o vilão mais gente fina da floresta samba no pé e na mão exaltando a felicidade.
“A turma de Paxuá e Paramim está completando 10 anos com o propósito de trazer felicidade e apresentar o conceito de educação ambiental para as crianças, para que elas cresçam aprendendo a cuidar do nosso planeta e da nossa terra. O clipe “Jururú ta Feliz”, assim como outras canções da animação infantil, pretende inserir as novas gerações nesse contexto, para que elas busquem correções e tenham conhecimento sobre as consequências que o extrativismo, a desproporção do consumo e abusos dos recursos naturais vem causando no nosso clima. O que Paxuá e Paramim nos ensinam é que, se rios pedem passagem é porque os caminhos sempre foram deles”, explica Carlinhos.
Comemorando 10 anos em 2022, em agosto o projeto estreia seu primeiro musical infantil, com músicas compostas por Carlinhos Brown e a cantora Milla Franco, levando os personagens da tela direto para os palcos e tendo ‘Jururú como um dos destaques.
A animação infantil Paxuá e Paramim apresenta de forma lúdica e educativa, personagens da cultura e do folclore brasileiro, promovendo um resgate da identidade cultural de uma terra originalmente indígena. Habitantes da Floresta dos Encantados, Paxuá é filha da Encantada Iara, Mãe d’água, e através de um anel encantado, consegue controlar as águas, se comunicar com os animais marinhos e até mesmo respirar debaixo d’água. Paramim é filho do Senhor dos Ventos, e usa o seu cocar mágico para controlar o ar e se comunicar com as aves. Juntos, eles protegem a floresta.
Trecho da música:
Jururú tá na boa, é outra pessoa, mudou de caçamba
Jururú ta contente, sorrindo com a gente, mandando no samba
Jururú educado, mudou de recado, é pura nobreza
Jururú aprendeu com amor defender, cuidar da natureza
Sobre Paxuá e Paramim
Da construção de cada personagem, ao desenvolvimento dos cenários, Carlinhos Brown deixa sua assinatura, com ilustração de Renato Barreto e músicas compostas em parceria com a cantora, compositora e arte-educadora Milla Franco. O projeto tem cocriação e direção geral de Andrea Mota, sócia de Brown. O coral de alunos mirins da escola Pracatum, instituição fundada pelo artista no bairro do Candeal, em Salvador, dá voz à animação. As aventuras de Paxuá e Paramim tem trilha sonora também assinada por Brown, em parceria adicional de Deeplick e Thiago Pugas, e arranjos de cordas de Jaques Morelenbaum. O desenho ainda conta com músicos que tocam violino, viola, violoncelo, piano, vibraphone, tuba e trombone, ganhando ritmo pelas mãos do próprio Brown, que fica à frente de instrumentos como block boca, bongô, conga, metal, shake, tumba, hood block, surdo com vassourinha, ganzá de moca, violões e teclado.
Ficha técnica – JURURÚ TÁ FELIZ
(Carlinhos Brown/Milla Franco)
Ed. Candyall Music (SLEM)
Intérprete – Carlinhos Brown e Milla Franco
Pandeiros, Timbalitos, Surdo, Agogô, Congas, Xequeré e Palmas – Carlinhos Brown
Cavaquinho, Clarinete, Flauta, Trombone, Percussão eletrônica e Teclados – Thiago Pugas
Bateria – Miguel Freitas
Violão de nylon e Guitarra – Jaguar
Palmas – Milla Franco