Uma, Duas Angolinhas”, sétima e última animação do Guia Prático de Villa-Lobos, estreia em 16 de fevereiro
Um dos principais conjuntos musicais da América Latina, a Orquestra Petrobras Sinfônica lança a última das sete animações infantis do Guia Prático Villa-Lobos, coletânea de arranjos de mais de cem canções tradicionais criada por Heitor Villa-Lobos em 1930. O clipe “Uma, Duas Angolinhas“estreia no canal da Orquestra no YouTube (youtube.com/OPESinfonica) nessa quarta-feira, 16 de fevereiro, e também pode ser assistido na TV Rá Tim Bum, canal da TV Cultura que está há 15 anos no ar com uma programação 100% nacional dedicada a crianças de 2 a 10 anos.
Trabalhar com o lúdico é uma tarefa que vem sendo cumprida com maestria pela Orquestra Petrobras Sinfônica. Ao longo da animação, são apresentados às crianças instrumentos de corda, sopro e metais, tudo isso com a magia do som da Orquestra. O projeto propõe releituras inovadoras e divertidas, que enriquecem esse legado, valorizando ainda mais as tradições folclóricas brasileiras.
O violista Fernando Thebaldi, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica, fala sobre a animação e seu personagem principal, o Oboé: “A canção inspirou nosso arranjador Vitor Santos a sobressaltar a figura de um solista, que na animação é personificada pelo Oboé, representando a família das madeiras; enquanto as cordas, em pizzicato, fazem o acompanhamento. Quisemos mostrar esse belo diálogo entre solista e os demais instrumentos”, explica Thebaldi.
“Fechando esse ciclo de animações, que passou por “Pai Francisco”, “Cai, cai balão” e tantas outras, em que todos os instrumentos foram apresentados – cordas, madeiras e metais —, em ‘Uma, duas Angolinhas’, levamos esses instrumentos para dentro de um teatro. É possível perceber que a câmera percorre o palco, a orquestra e o solista, até chegar à plateia, onde vemos os personagens das animações anteriores, os instrumentos, desfrutando de um concerto com a música uma da animação”, completa.
“Uma, Duas Angolinhas” tem arranjo de Vittor Santos e é executada pelos seguintes músicos: Ricardo Amado (violino), Carlos Mendes (violino), Daniel Prazeres (viola), Marcelo Salles (violoncelo), Saulo Generino (contrabaixo) e Francisco Gonçalves (oboé). A animação é uma idealização da Orquestra Petrobras Sinfônica, com ilustração de Ari Nicolosi, animação e finalização de Gil Caserta, produção de Conteúdo Diversos e produção executiva de Silvia Prado.
Sobre a TV RÁ TIM BUM
Há 15 anos no ar, a TV RÁ TIM BUM nasceu de um projeto inovador, reunindo a experiência da TV Cultura, premiada por sua programação infantil, ao conhecimento de especialistas em comunicação e educação. Dedicado a crianças de 2 a 10 anos, com programação 100% nacional e sem veiculação de publicidade infantil.
Ousada e comprometida com o desenvolvimento da criança, o canal reflete, cria e produz novos formatos de séries, programas, interprogramas em animação e live-action, sempre com responsabilidade.
A Faixa Musical Rá Tim Bumé exibida de segunda e a sexta às 07h30, 12h e 18h, e nos fins de semana, às 09h30, 12h, 16h20 e 19h30. Já fazem parte da programação a série Orquestra Petrobras Sinfônica – Cantigas Infantisas seguintes canções:
o Machadinha
o Cai, Cai Balão
o Pai Francisco
o Escravos de Jó
o Capelinha de Melão
o Garibaldi foi à missa
o Uma, Duas Angolinhas
http://tvratimbum.com.br | Facebook, Instagram e YouTube: @tvratimbum
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Inovadora e com forte presença digital, tornou-se a orquestra brasileira com mais seguidores da plataforma Youtube.
Site Oficial: https://petrobrasinfonica.com.br
Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica
Modelo de gestão
A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.