Inscrições devem ser realizadas no site da orquestra até 4 de março.
As vagas são limitadas.
Estão abertas as inscrições para a audição que selecionará 29 novos alunos para a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (AJOPES). O processo vale para estudantes de música, com idade entre entre 14 e 20 anos, que estejam sob orientação de professores particulares ou vindos de escolas de música, projetos sociais, cursos técnicos, conservatórios e orquestras juvenis de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro, com Ensino Médio concluído ou em andamento – exceto aqueles que já ingressaram no ensino superior. Os candidatos devem se inscrever gratuitamente no site da Orquestra Petrobras Sinfônica até 4 de março, através do link https://petrobrasinfonica.com.br/audicoes. As vagas são limitadas.
Em 10 anos de história, a Academia Juvenil vem preparando alunos para ingressar nas universidades, com uma média de 94% de aprovação nos Testes de Habilidade Específica (THE). Para o violonista Tomaz Soares, regente e professor de Prática de Orquestra da AJOPES, a Academia é uma ótima oportunidade para o jovem que vislumbra aprofundar os estudos de música e de instrumento, bem como as habilidades rumo à profissionalização.
“Na Academia, os alunos encontram um ambiente voltado para seu desenvolvimento integral como músicos. Após dois anos, eles finalizam o programa tocando e solfejando melhor, prontos para singrarem na universidade e no mundo da música, seja a orquestral ou não. O objetivo final desse aprimoramento é a comunicação com o público por meio dessa linguagem tão única e universal que é a música”, explica Tomaz Soares, que também é músico da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Ex-aluno da Academia Juvenil, Daniel Martins, de 19 anos, fala sobre o período em que estudou na AJOPES: “Tive a oportunidade e o privilégio de fazer parte da Academia Juvenil entre 2020 a 2021. Estudei não só com profissionais renomados na área da música, como aprendi também com toda equipe por trás da orquestra. Com certeza, foi minha maior experiência musical. Sempre soube, desde pequeno, que trabalharia com música, e a academia me ajudou a ter certeza disso. Se puder dar um conselho para quem estuda música, não perca essa oportunidade”, recomenda Daniel Martins, clarinetista, estudante da Escola de Música da UFRJ.
Sobre Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica oferece formação gratuita para jovens oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional. Durante os dois anos do programa, os alunos participam de aulas de Teoria e Percepção Musical e de Prática de Orquestra, além de terem a oportunidade ímpar de estudar com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Sobre a seleção
A seleção de novos alunos se dá por meio das audições externas que serão realizadas nos dias 12 e 13 de março de 2022na sede da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Vagas por instrumento – Total de 29 vagas
Audições com vagas limitadas para violino (11 vagas), viola (4 vagas), violoncelo (3 vagas), contrabaixo (2 vagas), flauta (1 vaga), oboé (1 vaga), clarineta (2 vagas), fagote (2 vagas), trompete (1 vaga), trompa (1 vaga) e percussão sinfônica (1 vaga).
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 46 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Maestro Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Inovadora e com forte presença digital, tornou-se a orquestra brasileira com mais seguidores da plataforma Youtube.
Site Oficial: https://petrobrasinfonica.com.br
Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica
Modelo de gestão
A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica e renovação de seu público. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.