Bem-sucedida iniciativa de formação profissional de jovens através do teatro musical, iniciada na pandemia em EAD, Cia. Teatro Transforma, se prepara presencialmente para espetáculo criado por eles, “Permita que eu fale”, dias 15, 16, 21 e 22, com supervisão de grandes mestres
Transformação e inclusão social através da arte. É o que vem promovendo a Cia. Teatro Transforma, projeto de capacitação de adolescentes a partir dos 16 anos e adultos para inserção no mercado do teatro musical, totalmente gratuita, no Rio de Janeiro. Depois de colher excelentes frutos em seu ano de estreia, com 30 jovens do Grande Rio sendo capacitados a distância em diversas funções do setor, a Cia., uma iniciativa da SulAmérica, se prepara para finalizar o segundo ano letivo em grande estilo, ainda mais preparados. Em junho de 2021, após 14 meses seguindo um modelo exclusivo de ensino remoto (EAD) criado pela Cia., os alunos passaram a frequentar aulas no Teatro Riachuelo Rio, seguindo protocolos sanitários rígidos, que incluem testagem periódica, além do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento. Além de receberem auxílio financeiro mensal desde o início das aulas, no primeiro semestre de 2020, no modulo atual os alunos ainda recebem ajuda com transporte e alimentação no local.
Desde outubro os alunos vêm ensaiando três vezes por semana para o espetáculo de final de ano “Permita que eu fale”, que acontecerá, com venda de ingressos, nos dias 15, 16, 21 e 22 de dezembro, no emblemático e tradicional palco do Teatro Riachuelo Rio, que abrigou as aulas com os jovens e seus renomados professores, profissionais com vasta experiência no setor. Haverá sessão especial, com palestra, para projetos sociais. Com direção de João Fonseca e Direção Musical de Claudia Elizeu, os alunos cocriaram e correalizaram o musical, onde os mesmos participam como atores ou em outra função, como assistentes de direção, de direção musical e de direção de arte. O roteiro reúne cenas autorais e revisitações de trechos de musicais consagrados.
A seleção dos alunos foi feita em fevereiro de 2020 através de contatos com ONGs de diversas comunidades no Rio de Janeiro, além da internet, totalizando mais de 200 inscrições. Durante o processo de audição, a equipe ficou atenta em dar oportunidades iguais para todos os gêneros, incluindo trans, e em formar uma turma com o mesmo número de homens e mulheres.
No primeiro módulo, abril e maio, foram estudados cinco pilares: prática cênica (leitura dramatizada), história do teatro musical, canto solo (estética americana), técnica vocal (falada) e caracterização (maquiagem para o palco). Os outros módulos, já na etapa presencial, incluíram oficinas de preparação de ator, canto conjunto, dança, dança clássica, e mais.
“Ver que um projeto tão necessário avançou e evoluiu em um período tão duro para a arte, sobretudo quando falamos de jovens que sonham em trilhar um caminho profissional, é uma alegria enorme!” vibra Aniela Jordan, diretora do Evoé.
A Cia Teatro Transforma é uma iniciativa patrocinada pela SulAmérica, com apoio da Alelo e conta com a realização do Instituto Evoé, em parceria com o CEFTEM, Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical, fundada e coordenada pelo Reiner Tenente, coordenador pedagógico da Cia.
“Estamos muito satisfeitos em apoiar, pelo segundo ano, a Cia Teatro Transforma, um projeto inclusivo que ajuda a promover o desenvolvimento sociocultural no Brasil. Desde 2008, a SulAmérica vem investindo em arte, em suas diversas vertentes, por meio do Circuito SulAmérica de Música e Movimento, um programa que tem como objetivo fortalecer grupos como a Cia Teatro Transforma. Acreditamos na arte e na sua capacidade de unir e transformar as pessoas”, diz Simone Cesena, diretora de Marketing da SulAmérica. “Este apoio está totalmente alinhado com nossa visão de Saúde Integral, que incentiva as pessoas a viverem melhor por meio do equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira. Promover iniciativas socioculturais é uma forma de levar cuidado e bem-estar tanto aos artistas quanto à população em geral.”
EQUIPE CRIATIVA “PERMITA QUE EU FALE”:
João Fonseca – Diretor
Cláudia Elizeu – Direção Musical
Johayne Hildefonso – Coreografia
Tauã Delmiro – Roteiro
Karen Brusttolin – Figurino
ELENCO:
Alan Pinheiro
Bela Lima
Biank Mercys
Carol Haber
Diana Costa
Dih Isidoro
Elymara Cardoso
Franciele Castilho
Guilherme Alves
James Willian
Jan Francisco
Jéssica Santos
Kaique Torres
Layse Medeiros
Lenita Magalhães
Leonardo Araújo
Lia Roque
Lorre Motta
Ludi-k
Maíra Carias
Marcelo Sina
Mateus Furtado
Matilda
Olivia Gold
Paula Serra
Rebecca Gotto
Thalita Floriano
Thiago Murro
Tom Grito
Duração: 1h40 + intervalo de 15m
Classificação: 14 anos
Permita que eu fale
Terça e Quarta às 19h00, Quinta às 20h00
15 a 22 de Dezembro
Teatro Riachuelo RJ – Rua do Passeio , 40, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
https://bileto.sympla.com.br/event/70526/d/118473
*Atenção: Os ingressos serão vendidos on-line pelo site, pelo totem que se encontra no teatro e pela bilheteria que funciona de terça à sábado de 12h ás 20h e domingo de 12h às 19h.