Não haveria outra forma de ser. O Festival do Rio 2021 foi aberto na noite de quinta-feira, 9 de dezembro, no Cinépolis Lagoon, com agradecimentos emocionados antes da exibição de Madres paralelas. Inúmeros. Ilda Santiago, diretora executiva do Festival, começou seu discurso agradecendo ao público pela presença e ressaltando o enorme prazer de recebê-los de volta à sala de cinema. Foram meses difíceis, de pandemia, incertezas, falta de apoio e isolamento, mas o Festival do Rio finalmente voltou – seguindo todos os protocolos. O tom da noite era de celebração e, antecipando o tema que os espectadores encontrariam na nova obra de Pedro Almodóvar, Ilda aproveitou para falar de memória:
“A memória permite que a gente construa um futuro. Sem a memória de um passado, a gente não tem futuro, e é exatamente essa memória de grandes momentos do Festival do Rio que nos embalaram para que a gente pudesse fazer e entregar este Festival. As memórias de tantos e tantos parceiros e o tanto que a gente tem para celebrar nesta noite. Celebrarmos estarmos vivos, celebrarmos a existência da ciência e de cientistas tão dedicados que foram capazes de nos entregar uma vacina em tempo absolutamente recorde.”.
Walkiria Barbosa, diretora executiva do Festival ao lado de Ilda, na sequência prestou homenagens àqueles que perderam suas vidas durante a pandemia, especialmente os representantes do mundo artístico e o ator Paulo Gustavo. Seu discurso avançou dando destaque ao suporte governamental: “Quero fazer um agradecimento muito especial ao Eduardo Figueira, nosso presidente da Riofilme, que insistiu muito pra gente não desistir e fazermos o Festival; e ao nosso secretário [Marcelo] Calero, que é um homem da cultura antes de qualquer coisa.”, complementou ela, que também agradeceu à equipe.
Representando a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, assumiu o microfone e trouxe boas notícias para o futuro do setor audiovisual da capital fluminense.
“Este ano ficamos muito felizes de termos tido a oportunidade, com o prefeito Eduardo Paes, de lançarmos o programa de Retomada do Audiovisual. Foram mais de R$ 20 milhões investidos num edital próprio e, no ano que vem, já que hoje é um dia de celebração, nós já temos previsto no orçamento não apenas um novo edital da RioFilme, mas sem dúvida alguma aquele que vai ser o maior edital da história da RioFilme em termos de investimento público. E, para além disso, nós vamos passar a adotar mecanismos inovadores por meio da Rio Film Commission.”, compartilhou Calero.
Madres paralelas
Esta foi a segunda vez que um filme de Almodóvar foi escolhido para abrir o Festival do Rio e Ilda fez questão de agradecer à Netflix, por ter cedido o longa-metragem, e ao realizador.
Com isso foi dado o pontapé inicial em mais uma edição do evento cinematográfico mais aguardado da cidade, este ano numa versão mais concisa, mas preparado com a enorme dedicação de sempre e aguardado com a mesma empolgação.
Viva o cinema e bom festival a todos!
Panorama Especial
Tradicionalmente o Festival do Rio é responsável por exibir pela primeira vez na cidade elogiadas e aguardadas produções internacionais. Neste ano não será diferente.
A Panorama do Cinema Mundial, em 2021, se chama Panorama Especial. Mais compacta, a mostra, contudo, continua reunindo filmes de cineastas renomados, revelações da temporada e longas-metragens premiados nos principais festivais cinematográficos do mundo.
O público poderá conferir, por exemplo, Cyrano, de Joe Wright e Belfast, de Kenneth Branagh – ambos inéditos no Brasil; Titane, de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2021; o novo filme de Céline Sciamma, Pequena Mamãe; o romeno Má sorte no sexo ou pornô acidental, de Radu Jude, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2021; Memoria, de Apichatpong Weerasethakul; e o mais recente lançamento de Woody Allen, O festival do amor.
PROGRAMAÇÃO
Revista em PDF disponível aqui!
As listas com os filmes de cada uma das mostras estão acessíveis nas abas no topo do site http://www.festivaldorio.com.br/ . E
m cada ficha você encontra sinopse, trailer, biografia dos realizadores, dias e horários das sessões.
Na aba Programação é possível ainda filtrar os títulos e realizar buscas específicas por atores, diretores, país de origem, cinema, etc; além de acompanhar eventuais mudanças de sessões.
I
NGRESSOS
Inteira: R$ 32,00 e meia: R$ 16,00, com exceção das sessões especiais da Première Brasil no Cinépolis Lagoon, que terão lugares disponíveis gratuitamente para o público.
A reserva de ingressos para as sessões gratuitas da Première Brasil no Cinépolis Lagoon deve ser feita no site, na seção Ingressos Gratuitos.
Os lugares são limitados e quem se interessar deve preencher o formulário disponível – clicar em “cadastre-se”.
A liberação será por ordem de preenchimento e os selecionados receberão confirmação por e-mail.
A venda antecipada será feita exclusivamente através do site www.ingresso.com.
Até 80% dos ingressos estarão disponíveis para venda antecipada e 20% somente no dia da sessão, na bilheteria do respectivo cinema.
Meia entrada para estudantes, idosos e outros funcionam de acordo com a legislação vigente.
Não haverá venda de passaportes nesta edição.
Para ter acesso ao evento é necessário o cumprimento das normas sanitárias em vigor, como o uso de máscaras e apresentação do passaporte de vacinação.
CIRCUITO DE CINEMAS DO FESTIVAL 2021
CINÉPOLIS LAGOON
Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa
ESTAÇÃO NET BOTAFOGO
Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
ESTAÇÃO NET GÁVEA
Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 54, lj 403 – Gávea
ESTAÇÃO NET RIO
Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
RESERVA CULTURAL NITERÓI
Av. Visconde do Rio Branco, 880 – Niterói
RIO MARKET 2021
Eventos e debates com programação inteiramente online, abertos ao público.
Inscrições, programação completa e realização do evento na plataforma festival.filmocracy.com/riomarket.
O Festival do Rio tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública.