A MISTURA DE RITMOS DA FOLI GRIÔ ORQUESTRA NO FESTIVAL LEVADA
O Festival Levada comemora seus dez anos apresentando talentos musicais de todas as regiões do país no Teatro Rival Refit.
É a primeira etapa da décima edição do festival que tem a vanguarda e a diversidade em seu DNA.
Serão quatro shows entre 8 e 11 de dezembro no melhor estilo Levada, mais uma vez sob o comando da dupla Julio Zucca, idealizador e produtor do evento, e Jorge Lz, responsável pela curadoria artística.
No dia 10, é a vez da Foli Griô Orquestra, conhecida por misturar afrobeat às manifestações populares brasileiras, tendo como principal referência o nigeriano Fela Kuti.
O significado do nome do grupo vem de “foli” – palavra dos povos Malinké (África Ocidental), que significa ritmo; não só aquele que se toca ou dança, mas o ritmo presente em toda ação do dia a dia – e de “griô” – nome do mestre portador de saberes e de fazeres de sua cultura, difusor oral de suas tradições através das gerações. Foli Griô Orquestra – ritmos que contam histórias.
Seu primeiro álbum autoral, “AJO”, foi indicado como Melhor Álbum de Música de Raiz em Língua Portuguesa ao Grammy Latino de 2019.
Com dez integrantes, a orquestra promete apresentar seu som suingado num show misturando influências de ritmos como o bumba meu boi, o jongo, o maracatu, com toques do candomblé e do funk, num grande baile-ritual.
Em 2021, os dez anos do Levada serão comemorados com quatro shows presenciais e com transmissão digital pelo canal do festival no YouTube: https://www.youtube.com/levadafestival
Festival Levada 10 anos apresenta Foli Griô Orquestra – show híbrido
Sexta às 20h30
10 de Dezembro
Teatro Rival Refit – Rua Alvaro Alvim , 33 – Subsolo , Rio de Janeiro