Salve, salve minhas queridas capivaras.
A viagem pela música folclórica das cinco regiões do país, proposta pela Orquestra Sinfônica Brasileira na “Série A OSB do Brasil”, chega ao fim nos próximos dias 7 e 8 de dezembro.
No palco do Vivo Rio, a música tradicional da Região Nordeste será celebrada, com participação de Elba Ramalho e Maestro Spok, e regência do maestro Lanfranco Marcelletti. A Série A OSB do Brasil tem patrocínio do Bradesco.
O ciclo, que estreou em setembro e já homenageou as outras quatro regiões do Brasil, é composto por cinco espetáculos inéditos concebidos para celebrar a cultura popular de cada localidade. As riquezas musicais dessas regiões são retratadas em arranjos sinfônicos criados especialmente para a série e interpretados pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Nilson Lopes assina os arranjos do repertório dedicado à Região Nordeste. Maracatú, Frevo e Côco são alguns dos ritmos que o público poderá conferir no espetáculo.
E para que a celebração seja ainda mais legítima, OSB contará com participações especiais de artistas emblemáticos da Região Nordeste: Maestro Spok e Elba Ramalho, acompanhada do violeiro Marcos Arcanjo e do sanfoneiro Rafael Meninão.
Além da música, as apresentações também contam com outras manifestações artísticas. Logo no início de cada espetáculo, textos de mulheres poetas brasileiras, que vão da literatura tradicional de cordel a Cora Coralina, são recitados na voz de Zezé Motta. A linguagem audiovisual também é explorada, por meio de video mapping, que levará ao palco referências imagéticas de cada região. Com direção de Vitor Souza Lima, os vídeos funcionam como um complemento à narrativa orquestral.
Podcast, EP e minidocumentário são subprodutos da série a experiência “A OSB do Brasil” também pode ser vivida fora da sala de espetáculo. Após cada um dos ciclos, é disponibilizado um episódio do podcast sobre cada realização. Maestros, arranjadores e artistas convidados contam ao público curiosidades dos bastidores e falam sobre o processo criativo.
Ainda em dezembro, serão lançados, também nas plataformas de streaming de áudio, um EP com cinco faixas gravadas ao vivo, uma em cada espetáculo, e um minidocumentário com bastidores e entrevistas sobre todo o processo de realização da série.
SOBRE
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Em abril de 2021, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi registrada como patrimônio cultural imaterial da
cidade do Rio de Janeiro.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.
Serviço:
Terça, 7 de dezembro às 20h30
Quarta, 8 de dezembro às 20h30
Abertura da casa: 1h antes do show
Gênero
Orquestra
Classificação Etária
18 anos. Menores entram acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
https://vivorio.com.br/eventos/orquestra-sinfonica-brasileira/