Salve, salve minhas queridas capivaras.
Reconhecido internacionalmente, o Ballet Manguinhos atua há nove anos na complexo de Manguinhos, zona norte do Rio, com aulas de dança e circo para crianças e adolescentes, promovendo inclusão e empoderamento.
O projeto social utiliza a arte como ferramenta de crescimento, conhecimento, formação e realização profissional. No início, a idealizadora Daiana Ferreira, que faleceu em janeiro de 2021, em decorrência da Covid-19, dava aula de ballet grátis duas vezes por semana em uma igreja do bairro. Desde então tornou-se uma trupe mista de dança de 250 alunos, com duas companhias formais de dança (companhia jovem e companhia infantil), cinco professores profissionais e com a Primeira Bailarina do Theatro Municipal Claudia Motta como madrinha.
A ação social também promove a cultura, por meio da leitura, aos jovens da comunidade. Os integrantes do referido ballet agora se preparam para duas apresentações no Teatro Riachuelo Rio, no dia 15 de novembro-a primeira sessão às 15h e a segunda às 20h. O espetáculo apresentado será “Mulher: Poder e Resistência”.
“Chegamos ao oitavo espetáculo produzido pelo Ballet Manguinhos, já falamos sobre cores, natureza, sobre Elis Regina, países, sobre dança e leitura e até cinema. Agora, voltamos os nossos olhos para o ser mais impressionante da natureza: a Mulher! Falar sobre mulher é reafirmar toda sua existência, é reconhecer todas as suas conquistas ao longo dos anos e seguir lutandopelos nossos direitos. É olhar para dentro de nós mesmas e para as outras mulheres que vieram antes de nós e percebermos que a força que carregamos conosco é algo inexplicável. É entender que podemos ser e fazer o que quisermos, porque somos e sempre seremos resistência” afirma Carine Lopes, presidentedo Ballet.
O espetáculo “Mulher: poder e resistência” trará para o palco o modo como através dos tempos as mulheres foram um símbolo de poder e resistência. Com um trecho da história de 10 mulheres e o modocomo elas impactaram o mundo. A apresentação contará com a participação de 200 integrantes e terá aproximadamente cerca de 1h30m. No repertório serão homenageadas: Elza Soares, Ingrid Silva, Marilyn Monroe, Aida dos Santos, Malala, entre outros nomes.
Mais informações sobre o Ballet Manguinhos:
A instituição começou num espaço cedido por uma igreja da região e foi criada com o intuito de tirar as meninas da ociosidade das ruas. Logo já havia um total de 80 alunas inscritas. Ao saber do projeto, o ex-jogador de futebol Jairzinho entrou em contato com Daiana e a convidou para se juntar a ele no projeto Furação da Cidadania, que começou com futebol, na área de Manguinhos. Ficaram lá até o final de 2014, quando perderam o patrocínio da Petrobras. Em 2017,oficialmente como Ballet Manguinhos, recomeçaram na Biblioteca Parque de Manguinhos, após o fechamento do espaço por falta de verba.
Na segunda metade de 2018, a Biblioteca reabre e o Ballet continua ativo em nova locação, desta vez, na Casa do Trabalhador, graças ao patrocínio da TSS. Logo após, habita a Fiocruz até conquistar a sede atual. Hoje, a TSS financia o pagamento dos professores e o aluguel da sede no bairro, mas ficarão sem patrocínio a partir de agosto deste ano, com o fim do contrato de três anos e correm o risco de fechar as portas. O Ballet Manguinhos está convidando as empresas e possíveis potencias patrocinadores para conhecer um pouco sobre o projeto e setornar parceiros do BMpor meio de três projetos aprovados pelo ISS, no qual um deles será para cobrir a manutenção das aulas gratuitas. As empresas, além de estarem viabilizando um projeto de formaçãoque impacta mais de 3000 famílias no complexo de Manguinhos, podem abater até 20% do imposto de renda, asempresas e pessoas que estiverem interessadospodementrar em contato pelo telefone 21 970039770 ou por e-mail: ballet.manguinhos@gmail.com
Ingressos a R$ 30
Vendas nos sites – https://sacola.pagseguro.uol.com.br/6d31bdb6-9007-4a1a-b3c1-911c54a2c48b
https://sacola.pagseguro.uol.com.br/6b2eeec1-41a8-4c06-a198-acbd4a231f4c
Teatro Riachuelo Rio
Rua do Passeio 38/40, Centro
Contato: (21) 3554-2934 e sac@institutoevoe.com.br