Com 12 textos inéditos, a série traz diversidade e pluralidade com temas atuais do cotidiano. Entrada franca com distribuição de ingresso no local
Durante três semanas o Teatro Prudential recebeu 174 inscrições para o projeto Dramaturgia em Leituras, que vai dar oportunidade para autores, diretores e artistas testarem os seus espetáculos futuros em forma de leituras, com textos inéditos ou clássicos revisitados, recebendo toda a estrutura necessária.
Do total, foram selecionados 12 textos que serão apresentados toda segunda-feira a partir do dia 13 de setembro, sempre às 19h, na área externa do teatro.
É uma oportunidade de apresentarem seus futuros projetos ao público e aos parceiros, como um experimento.
Após cada leitura haverá um bate-papo com a plateia, promovendo uma troca sobre as impressões e opiniões.
A apresentação dessa segunda, A MENINA ESCORRENDO DOS OLHOS DA MÃE traz no elenco Silvia Buarque e Guida Vianna, com direção de Pedro Brício.
A peça se divide em duas partes, dois momentos – distantes no tempo e no espaço – da vida da personagem Antônia.
No primeiro, ela, aos 50 anos, está em um quarto de hotel de Tel Aviv, acompanhada de sua mãe Elisa.
As duas têm uma relação distante e, por iniciativa de Elisa, fizeram a viagem na tentativa de se reaproximarem.
Os esforços de ambas esbarram sempre no que elas chamam de “parede de gelo”, um obstáculo invisível que as separa.
Em uma noite angustiada, Antônia acaba por revelar à mãe um segredo que guardava, apenas para si, há 30 anos: ela teve um bebê que foi dado para adoção.
Na segunda parte, Antônia têm 70 anos e, pela primeira vez na vida, se encontrará com Helena, a criança que entregou para adoção recém-nascida, cinquenta anos antes.
A filha biológica a localizou na intenção de conhecer a própria origem.
Numa noite, em um jantar no restaurante de Helena em Porto Alegre, terão a oportunidade de conversar sobre suas trajetórias e sobre os laços hereditários que as une.
A curadoria, dirigida pela produtora artística do Instituto Evoé, Maria Siman, buscou trazer para o palco uma pluralidade, contemplando para a programação diversos gêneros e estilos: drama, comédia, musical, experimentos, artistas consagrados e coletivo de jovens artistas iniciantes. “O intuito é apresentar um olhar plural dentre os inscritos, priorizando a diversidade, a novos e consagrados dramaturgos, além de criar uma conexão com o que será apresentado no ano que vem.
Para Aniela Jordan, Presidente do Instituto Evoé, que administra o Teatro Prudential, a série receberá nomes consagrados da cena carioca, além de dar oportunidade para novos nomes da dramaturgia. “O Teatro Prudential está aberto para receber e dar voz a talentos que ainda não tiveram oportunidade de mostrar o seu trabalho. Estamos todos muito felizes com os textos que recebemos e ansiosos para o resultado”.
Dentre os 12 projetos selecionados, estão confirmados grandes artistas, autores e diretores como Ary Coslov, Vera Fischer, Mouhamed Harfouch, Tadeu Aguiar, Guida Vianna, Silvia Buarque, Pedro Bricio, Daniela Pereira de Carvalho, Renata Mizrahi, Lilia Cabral, Babu Santana, Carolina Virguez, Guilherme Leme Garcia, Victor Garcia Peralta, Analu Prestes, Emilio Orciollo Netto, Miwa Yanagizawa, Ivone Horfman, Ernesto Piccolo.Para a realização das leituras, o Teatro Prudential oferecerá equipamentos básicos de som e luz, técnicos operadores, catering e divulgação.
A plateia ficará na área externa do teatro, respeitando as normas de distanciamento. As apresentações são gratuitas, com distribuição de ingresso por ordem de chegada. A casa terá capacidade para 80 pessoas.
27 SETEMBRO
A MENINA ESCORRENDO DOS OLHOS DA MÃE
A peça se divide em duas partes, dois momentos – distantes no tempo e no espaço – da vida da personagem Antônia. No primeiro, ela, aos 50 anos, está em um quarto de hotel de Tel Aviv, acompanhada de sua mãe Elisa. As duas têm uma relação distante e, por iniciativa de Elisa, fizeram a viagem na tentativa de se reaproximarem. Os esforços de ambas esbarram sempre no que elas chamam de “parede de gelo”, um obstáculo invisível que as separa. Em uma noite angustiada, Antônia acaba por revelar à mãe um segredo que guardava, apenas para si, há 30 anos: ela teve um bebê que foi dado para adoção. Na segunda parte, Antônia têm 70 anos e, pela primeira vez na vida, se encontrará com Helena, a criança que entregou para adoção recém-nascida, cinquenta anos antes. A filha biológica a localizou na intenção de conhecer a própria origem. Numa noite, em um jantar no restaurante de Helena em Porto Alegre, terão a oportunidade de conversar sobre suas trajetórias e sobre os laços hereditários que as une.
Texto: Daniela Pereira de Carvalho
Elenco: Guida Vianna e Sílvia Buarque
Direção: Pedro Brício
CAFÉ FOYER
Para oferecer uma experiência completa, o público pode desfrutar do Café Foyer, uma hora antes do espetáculo ou na área externa. Inspirados nos melhores e grandes centros de cultura, o espaço tem como objetivo virar um local de entretenimento plural, diversidade cultural e atividades rotineiras aos amantes da arte. O café possui uma carta de drinks e petiscos variados.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
O Teatro Prudential cumpre todas as medidas e orientações dos órgãos responsáveis, com a supervisão geral do infectologista Rodrigo Lins, vice-presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, devido à pandemia. Haverá monitoramento prévio e constante da saúde dos músicos e equipe, acompanhamento de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros.
INSTITUTO EVOÉ
Criado em 2019, o Instituto Evoé faz a gestão e a curadoria da programação do Teatro Prudential e do Teatro Riachuelo, ambos no Rio de Janeiro, além de idealizar e comandar a inédita Cia. Teatro Transforma, companhia de formação profissional gratuita, completa e de excelência em teatro musical para jovens de baixa renda do Rio de Janeiro, e a Galeria Evoé, um novo espaço para arte contemporânea no Teatro Prudential, inaugurada com a exposição “Signo, Traço, Atração”, com curadoria de Isabel Portella.
PRUDENTIAL DO BRASIL
A Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A. é uma subsidiária da Prudential Financial, Inc., uma das maiores instituições em serviços financeiros no mundo. A companhia tem feito negócios no Brasil desde 1998, quando iniciou a comercialização do seguro de vida individual. A comercialização de seus produtos nesse segmento é realizada por meio de corretores franqueados, conhecidos como Life Planner, e pelas corretoras de seguros das empresas parceiras. Para saber mais sobre a Prudential do Brasil, acesse www.prudentialdobrasil.com.br.