Salve, salve minhas queridas capivaras.
Duas disputas de título vão liderar o UFC 266, evento que acontece nesse sábado, dia 25 de setembro,25 na T-Mobile Arena em Las Vegas.
Pelo peso-pena, Alex Volkanovski busca sua segunda defesa de cinturão em duelo contra Brian Ortega, enquanto Valentina Shevchenko tenta defender a coroa do peso-mosca pela sexta vez em confronto com Lauren Murphy.
Pelo peso-pena masculino, Alex Volkanovski tentará fazer sua segunda defesa de cinturão em confronto com o 2º colocado no ranking da categoria, Brian Ortega.
O norte-americano terá sua segunda oportunidade de conquistar o ouro dos 66 Kg, após ter sido superado por Max Holloway em 2018. Ele se reabilitou com vitória dominante sobre Chan Sung Jung no último mês de outubro. Atualmente, os adversários competem como treinadores na 29ª temporada do The Ultimate Fighter.
Já no peso-mosca feminino, a campeã Valentina Shevchenko colocará sua coroa em disputa pela sexta vez em duelo com a 3ª colocada no ranking, Lauren Murphy.
Valentina defendeu o título mais recentemente em abril deste ano, quando venceu a brasileira Jéssica Andrade. Murphy, por sua vez, conquistou o title shot ao emplacar uma impressionante sequência de cinco vitórias seguidas, sendo a mais recente sobre Joanne Calderwood no último mês de junho.
Além disso, o evento marcará o retorno ao Octógono de Nick Diaz. Mais de seis anos após seu último embate, ele vai encarar Robbie Lawler pelos meio-médios em uma revanche: os dois se enfrentaram pela primeira vez em 2004 no UFC 47, em luta vencida por Diaz por nocaute.
O card principal ainda apresenta a brasileira Jéssica Andrade retornando ao Octógono para enfrentar Cynthia Calvillo.
Ex-campeã peso-palha, Jéssica desafiou Valentina Shevchenko pelo cinturão do peso-mosca em sua luta mais recente, no último mês de abril. Após ser superada pela atleta do Quirguistão, ela começa uma nova caminhada de olho em uma revanche, e encara Cynthia Calvillo, 5ª na categoria, que busca reabilitação após derrota para Katlyn Chookagian em novembro de 2020.
Finalizando o card principal, Curtis Blaydes e Jairzinho Rozenstruik se enfrentam no peso pesado.
Dois representantes brasileiros estarão em ação no card preliminar: Marlon Moraes e Taila Santos.
Após sofrer dois reveses em sequência contra Cory Sandhagen e Rob Font, Moraes, ex-desafiante ao título dos galos, busca reabilitação em confronto com um dos principais nomes em ascensão na divisão, o geórgio Merab Dvalishvili, que chega para o duelo embalado por seis vitórias seguidas e na 11ª posição na categoria.
Após vencer duas lutas seguidas e assumir o 12º lugar no ranking do peso-mosca, Taila Santos se vê diante do maior desafio da carreira: a experiente Roxanne Modafferi, que vem alternando resultados em seus últimos nove combates e no compromisso mais recente foi superada pela brasileira Viviane Araújo.
UFC 266
25 de setembro de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pena: Alexander Volkanovski x Brian Ortega
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Lauren Murphy
Peso-médio: Nick Diaz x Robbie Lawler
Peso-pesado: Curtis Blaydes x Jairzinho Rozenstruik
Peso-mosca: Jéssica Bate-Estaca x Cynthia Calvillo
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília):
Peso-galo: Marlon Moraes x Merab Dvalishvili
Peso-leve: Dan Hooker x Nasrat Haqparast
Peso-pesado: Shamil Abdurakhimov x Chris Daukaus
Peso-mosca: Roxanne Modafferi x Taila Santos
Peso-leve: Uros Medic x Jalin Turner
Peso-médio: Cody Brundage x Nick Maximov
Peso-meio-médio: Matthew Semelsberger x Martin Sano Jr.
Peso-pena: Omar Morales x Jonathan Pearce